Periférico Novidades de monitores High Refresh Rate/FreeSync/Gsync

Acho que tenho o meu próximo monitor escolhido:


Andava de olho no Alienware qd-oled mas esse tem dois deal-breakers para mim:
- uso imenso para programar o q levanta problemas com burn-in
- tem uma fan barulhenta

Este neo g7 apesar de não perfeito parece ser o melhor compromisso e tem dimming zones suficientes para não ter grande bloom.
 
O HP X34 está de novo a € 359,99 numa loja super conhecida em portugal...

34'' Ultra wide - 3440x1440, 165hz, IPS... a este preço é dificil encontrar melhor para a secção budget.

 
Última edição pelo moderador:
Ultrawide :puke:

16:9 is king!!! 24-27" tamanho perfeito para secretária a um braço de distância.
Preferia 1000x usar um monitor secundário para multitasking a ultrawide.

Ultrawide é bom apenas para certos usos muito específicos. Falta versatilidade.
Para um ou outro jogo pode ser bom, para a maioria não é.
Para trabalhar um monitor 4k também é melhor para a maioria, texto mais sharp, mais confortável para programar.
 
Última edição:
Nem todos temos o interesse em jogos "competitivos", Ultrawide apresenta um nível de imersão superior a 16:9, é um formato matematicamente superior para simuladores, por exemplo, efetivamente podemos argumentar que para outros jogos um formato mais "fechado" como 4:3 é uma escolha superior para jogos mais competitivos devido à rápida leitura do ecrã, sendo esse até o formato preferido por muitos jogadores de Counter Strike, a título de exemplo.

Agora quereres estabelecer "jogadores de fim-de-semana" como quem prefere imersão a velocidade de resposta ou campo imediato de visão infere que, no teu ponto de vista, um "jogador a sério" tem que jogar de forma competitiva, quando, na realidade, ter gosto em jogar algo é que faz dessa pessoa um jogador, seja qualquer que seja o tipo de jogo e qualquer que seja a "intensidade" com que decide jogar o mesmo.

Ultrawide também é um formato muito procurado para efeitos profissionais, é uma forma muito mais agradável e simples de aumentar a área de trabalho sem ter que estar a montar dois monitores, sendo que, certamente, dois monitores de 27' 16:9 1440p têm uma área de trabalho superior a um monitor 21:9 1440p mas muitos não apreciam o facto de terem uma barra a separar os dois ecrãs, ou há quem queria ter uma só área de trabalho interrupta.

Quanto ao estabelecer quem "é gamer" ou não é puramente uma descrição que nunca teve muita logica, quem é realmente um "gamer"? Alguém que respeita o histórico do PC Gaming e aprecia os jogos pelo que oferecem, independentemente da sua idade? Estou a jogar o Star Wars Episode I Racer, um jogo com 22 anos, e continuo a adorar o raio do jogo, não acho piada nenhuma a Leage of Legends, Overwatch, Counter Strike ou Fortnite. Ou teria que estar sempre a jogar os jogos mais recentes para "ser um verdadeiro gamer"?

Qual destes o mais "gamer"?
O que tem que completar todos os jogos a 100% só porque "se jogo tenho que o passar a 100%"?
O que tem que jogar tudo que acaba de sair, porque "Tudo que é novo é melhor"?
O que tanto pode jogar um jogo com 20 anos como um jogo recente só porque "acha piada"?
 
Ultrawide :puke:

16:9 is king!!! 24-27" tamanho perfeito para secretária a um braço de distância.
Preferia 1000x usar um monitor secundário para multitasking a ultrawide.

Eu quando vejo setups da malta sei logo se são gamers ou não. E se são gamers que tipo de gamer são. Ultrawide = jogador de fim se semana. Não jogam multiplayer, não jogam jogos fast paced ou se jogam são below average, como os tech tubers do costume.
E não é culpa do monitor, é apenas um indicador.
Acho que vais a tempo de fazer mais uma edição no comentário, ou então elimina-o logo porque era completamente desnecessário.
Até porque malta que joga multiplayers e jogos fast paced por norma só jogam 1/2 jogos e pouco ou nada sabem das pérolas que o mundo gaming verdadeiramente alberga.
 
Também prefiro jogos antigos. Os jogos triple A de hoje em dia são um crash grab, totalmente lixo, mais do mesmo.
Mas continuo a ser da opinião que ultawide só serve para trabalhar. E mesmo assim na maioria dos casos um monitor 4k com mais ppi é melhor opção.

Logo fica ali no meio, não é ideal nem para uma coisa nem para outra.
 
Um monitor Ultrawide dá-te um maior campo de visão, referir que preferes 16:9 em simuladores é como estabelecer que preferes conduzir com um olho fechado porque usar os dois olhos dá-te demasiado informação visual que não consegues processar de imediato. Na realidade mais depressa encontras um jogador com muitos mais conhecimentos a usar o Ultrawide, devido à limitação de certos jogos mais antigos o uso de um Ultrawide para jogar requer algum tempo e dedicação para o usar devidamente, algo que não é necessário se usas um monitor 16:9.


Referes então que achas uma desvantagem usar este tipo de visão em relação a 16:9?
 
Um monitor Ultrawide dá-te um maior campo de visão, referir que preferes 16:9 em simuladores é como estabelecer que preferes conduzir com um olho fechado porque usar os dois olhos dá-te demasiado informação visual que não consegues processar de imediato. Na realidade mais depressa encontras um jogador com muitos mais conhecimentos a usar o Ultrawide, devido à limitação de certos jogos mais antigos o uso de um Ultrawide para jogar requer algum tempo e dedicação para o usar devidamente, algo que não é necessário se usas um monitor 16:9.


Referes então que achas uma desvantagem usar este tipo de visão em relação a 16:9?

Se ajustares a interface para ficar mais no meio do ecrã não tem desvantagem nenhuma. Eu pessoalmente prefiro 16:9, até nesses jogos.
Eu pessoalmente nesse jogo o que me interessa é estar focado na pista a minha frente sem distrações. De modo a ter a melhor linha possível de forma consistente, com o menor número de erros possível.
Não jogo competitivo nesse jogo, portanto é apenas a minha opinião.
Mas por alguma razão a comunidade esports desse jogo joga toda em monitores 16:9, e têm todos sim racing rig portanto não é por falta de dinheiro 😝.
 
Já vi dizerem muitas barbaridades mas dizer que ultrawide não presta para a maioria dos jogos é nova lol.

Pode haver quem não goste (há gostos para tudo) mas para mim nada bate a imersão de um ultrawide e é a primeira vez que apanho alguém a dizer o contrário com tanta convicção.

Quanto ao suporte a maioria dos jogos antigos permite aspect ratios arbitrários (pode requerer editar configs manualmente) e jogos mais recentes a maioria tem formas de dar volta ao problema e ter um suporte em condições ou tem mesmo suporte nativo para 21:9.

Ter a periferia com a imagem do jogo é mesmo uma experiência totalmente diferente mesmo que estejam focados no centro. E tem a vantagem que alguns jogos que não permitem mudar fov aumentarem de forma automática o mesmo (como, por exemplo, no God of War que com o flawless wide-screen ainda conseguem aumentar mais um pouco).
 
Mais um vídeo educativo do tim do hardware unboxed:


Essencialmente é a explicar tempos de resposta dos painéis e overshoot para quem não estiver familiarizado com o tema.
 
A review deles do VG279QM foi um dos fatores na minha compra. Overshoot que é impercetível a 280hz 80D em jogo.
Com OD 100 as response times melhoram mas o overshoot é terrivel, imagino que tenha monitores VA com response times e refresh rates ainda piores..

Para referência:

file.php


Depois há o ELMB que leva as coisas a outro nível, mas por alguma razão não me sinto confortável com a opção, prefiro 280hz OD 80 ou então 120 OD (um OD escondido que está entre 80 e 100, ou seja, não é tão "forte" como 100) com 280hz.

ELMB Sync por outro lado é para esquecer completamente mas não importo muito porque nunca uso g sync de qualquer maneira, os resultados são piores a comparar com simplesmente ELMB.

Esse vídeo é excelente como já é habito.
 
A review deles do VG279QM foi um dos fatores na minha compra. Overshoot que é impercetível a 280hz 80D em jogo.
Com OD 100 as response times melhoram mas o overshoot é terrivel, imagino que tenha monitores VA com response times e refresh rates ainda piores..

Para referência:

file.php


Depois há o ELMB que leva as coisas a outro nível, mas por alguma razão não me sinto confortável com a opção, prefiro 280hz OD 80 ou então 120 OD (um OD escondido que está entre 80 e 100, ou seja, não é tão "forte" como 100) com 280hz.

ELMB Sync por outro lado é para esquecer completamente mas não importo muito porque nunca uso g sync de qualquer maneira, os resultados são piores a comparar com simplesmente ELMB.

Esse vídeo é excelente como já é habito.

ELMB / BFI normalmente não vale a pena. Com 240+hz as coisas já são bem limpas. O xg27aqm tem boa implementação de elmb e mesmo assim prefiro não usar apesar de não sentir qualquer desconforto.

Estou curioso é para ver a performance dos novos 1440p360 "ultra fast ips" e 1080p 500hz e-tn. Se conseguirem ficar próximo dos tempos de reposta de OLED...
 
O meu único problema é a maneira que ele faz strobing com ELMB, de baixo até ao centro do ecrã a implementação é quase perfeita.

Mas na parte de cima o strobing é pior, é uma diferença mesmo mínima mas penso ser a razão de não me sentir confortável com a opção, porque no geral a motion clarity é melhor.
Mas acaba por não ser consistente no painel todo, mesmo que a diferença seja mínima é algo que me incomoda.

ELMB-Sync-280Hz.jpg

Não sei se conseguem apanhar a diferença, mas ela está lá. Parte de baixo até ao meio tem motion clarity ligereiramente melhor, em cima já se nota um overshoot que não está presente em baixo.
Isto é um teste do aperture grille mas eu consigo replicar o mesmo no ufo test.

De qualquer maneira, a motion clarity a 280hz e 120 OD é tão ao mais melhor que ELMB felizmente, pelo preço é uma pechincha este monitor.
 
O meu único problema é a maneira que ele faz strobing com ELMB, de baixo até ao centro do ecrã a implementação é quase perfeita.

Mas na parte de cima o strobing é pior, é uma diferença mesmo mínima mas penso ser a razão de não me sentir confortável com a opção, porque no geral a motion clarity é melhor.
Mas acaba por não ser consistente no painel todo, mesmo que a diferença seja mínima é algo que me incomoda.

ELMB-Sync-280Hz.jpg

Não sei se conseguem apanhar a diferença, mas ela está lá. Parte de baixo até ao meio tem motion clarity ligereiramente melhor, em cima já se nota um overshoot que não está presente em baixo.
Isto é um teste do aperture grille mas eu consigo replicar o mesmo no ufo test.

De qualquer maneira, a motion clarity a 280hz e 120 OD é tão ao mais melhor que ELMB felizmente, pelo preço é uma pechincha este monitor.

Isso é normal. O strobing funciona sempre assim. Nunca fica bom no ecrã todo. Em alguns ecrãs permite é otimizar se queres no centro, em baixo ou em cima.
No meu xg27aqm no centro e em baixo fica bom em cima fica horrivel. Se desligar o gsync é ao contrário. Mas no meu caso elmb ou elmb sync é exatamente igual no centro do ecrã.

Strobing é apenas um truque para reduzir o blur de sampel and hold. Não é uma solução ideal. A solução ideal e ter pelo menos 1000hz. Mas o problema com 1000hz é que vai ser necessário tecnologia semelhante a dlss. Por exemplo jogo renderiza a 250fps com deep learning upsampling para 1000hz
 
Ultrawide :puke:

16:9 is king!!! 24-27" tamanho perfeito para secretária a um braço de distância.
Preferia 1000x usar um monitor secundário para multitasking a ultrawide.

Ultrawide é bom apenas para certos usos muito específicos. Falta versatilidade.
Para um ou outro jogo pode ser bom, para a maioria não é.
Para trabalhar um monitor 4k também é melhor para a maioria, texto mais sharp, mais confortável para programar.

Bem, ainda hoje uma pessoa me disse que os carros electricos são uma porcaria porque não fazem barulho.

Cada um tem a sua opinião e preferencia, i guess...

Eu uso monitores desde os tempos dos CRT, sou um autentico dinossauro no espaço, e depois de experimentar ultrawides acho que 16:9 é tipo 1080p, ou monitores TN comparativamente a IPS ... completamente obsoletos. Não usaria um monitor 16:9 nem que me oferecessem, vendia-o logo.

Mas hey, é apenas uma opinião.
 
Isso é normal. O strobing funciona sempre assim. Nunca fica bom no ecrã todo. Em alguns ecrãs permite é otimizar se queres no centro, em baixo ou em cima.
No meu xg27aqm no centro e em baixo fica bom em cima fica horrivel. Se desligar o gsync é ao contrário. Mas no meu caso elmb ou elmb sync é exatamente igual no centro do ecrã.

Strobing é apenas um truque para reduzir o blur de sampel and hold. Não é uma solução ideal. A solução ideal e ter pelo menos 1000hz. Mas o problema com 1000hz é que vai ser necessário tecnologia semelhante a dlss. Por exemplo jogo renderiza a 250fps com deep learning upsampling para 1000hz

Tinha ideia que a DYAC da zowie trabalhava bem no monitor todo.
Talvez daqui a um par de anos 500hz já seja mais norma, estou curioso para fazer o salto para o dobro da refresh rate outra vez como fiz de 144 para 280.

Por exemplo jogo renderiza a 250fps com deep learning upsampling para 1000hz

Para jogos como Apex ainda há o limite de 300 fps por alguma razão.
Mas em jogos como valo e cs já há hardware que quase que chega a isso sem AI's e coisas do género, por exemplo, eu no valorant com o meu hardware tenho +1100fps no range, claro que em gameplay isso desce mais que o dobro, não me admirava que daqui a alguns anos hajam CPU's que aguentem a carga, e mesmo eu não tenho o melhor cpu para o meu chipset, com um 3d estes números eram ainda melhores.
 
Back
Topo