Novo processador AMD: Sempron

Zealot

I quit My Job for Folding
SUNNYVALE, CALIF. -June 7, 2004- AMD (NYSE: AMD) today announced that it will introduce a new brand of PC processors to be named AMD Sempron. The AMD Sempron processor family is expected to redefine everyday computing for today's value-conscious buyers of desktop and notebook PCs.

AMD Sempron processors are being developed to meet the evolving day-to-day needs of home and business PC users. Basic computing is no longer just about email, Web browsing or word processing. Today it's also about downloading and playing music, or sending pictures to family and friends. This full-featured product line is designed to deliver best-in-class performance for the growing segment of PC users who want more from their PCs.


Hmmm. 754-pin low L2 cache parts that are 32-bit only?



Fonte: http://www.hardocp.com
Fonte Original: http://www.amd.com/us-en/Corporate/VirtualPressRoom/0,,51_104_543~86164,00.html


Parece que os novos Durons já chegaram, e chamam-se Semprons. :p
Esta dos 32-bits only é que não percebi...
 

Basic computing is no longer just about email, Web browsing or word processing. Today it's also about downloading and playing music, or sending pictures to family and friends.

Esta lenga lenga já cheira um bocado mal ... sempre que se lança um processador novo diz-se isto... (ou qq coisa do estilo)
 
Zealot disse:
Parece que os novos Durons já chegaram, e chamam-se Semprons. :p
Esta dos 32-bits only é que não percebi...


Basicamente é um A64, com menos L2 e as extensões 64bits cortadas. Deve ser uma boa forma de aproveitar os cores mais mauzitos q só se aguentem com metade da L2 desactivada e ainda fazer uma guita, em vez de mandar para o lixo.
 
Já estava nos roadmap há muito tempo. Basicamente parece-me um Anti-celeron.
Vamos lá ver se a Intel acorda e faz um celeron de jeito.
 
Nemesis11 disse:
Vamos lá ver se a Intel acorda e faz um celeron de jeito.

A única vez que o fez foi por engano, quando colocou 128 KB de cache L2 para substituir os Celerons sem cache L2. E só fez isso porque os Pentium eram tão fraquinhos mesmo para a época que a ideia de um Celeron ainda mais lento era ridícula.
 
De que pentium estás a dizer que eram fraquinhos?

Quanto aos Celeron (os primeiros com L2), duas palavras:
- Overclocking
- Abit BP6
 
Nemesis11 disse:
De que pentium estás a dizer que eram fraquinhos?

Quanto aos Celeron (os primeiros com L2), duas palavras:
- Overclocking
- Abit BP6

BP6 ou BH6? bh6 tive uma, com um celeron 300A a 450Mhz, ou seja, igual ao Pentium 2 topo de gama da altura. Os P2 tinham 512 a metade da freq do cpu e os celeron 128k à mesma freq., acabando por compensar.

Ah q saudades!
 
BP6, que era uma dual celeron ( acho que só levava dual celerons ). A Intel não gostou nada da brincadeira :D.

bp6-large.jpg
 
Sim Sim Sim. Já me lembro. :001:

Nessa altura falou-se muito da eventual utilidade ou não de um sistema dual, em termos de aproveitamento "doméstico". Acho q só o NT (server) tirava partido, não me lembro se ja tinha saido o 2000.

A board até nem era muito cara. Com 2 dakeles celerons maravilha era um granda business. :D
 
SilveRRIng disse:
BP6 ou BH6? bh6 tive uma, com um celeron 300A a 450Mhz, ou seja, igual ao Pentium 2 topo de gama da altura. Os P2 tinham 512 a metade da freq do cpu e os celeron 128k à mesma freq., acabando por compensar.

Ah q saudades!


Os P3 tb tinha cache L2 à mesma frequência só que era o dobro, 256KB.

Os P3 com cache L2 512KB a metade da freq era os antigos P3
em slot 1.
 
Nemesis11 disse:
De que pentium estás a dizer que eram fraquinhos?

Quanto aos Celeron (os primeiros com L2), duas palavras:
- Overclocking
- Abit BP6

Pah, chegavam aos 600Mhz vindos dos 300Mhz default, e depois...?
Continuavam a ser as mesmas arrastadeiras...? o clock não é tudo.
 
Rudzer disse:
ahhh? deves tar a confundir com outros cpus...

Tens rezão, os 300A não chegavam aos 600Mhz...
Os 300 é que chegavam, e depois pareciam que estavam a andar em seco...

Um Celeron 600A nem sequer chegava perto dum Athlon a 500Mhz.
 
Os sabores em que vão sair e datas.

- Sempron 3500+ (Socket 939) : 1er trimestre 2005
- Sempron 3400+ (Socket 754) : 2ème trimestre 2005
- Sempron 3200+ (Socket 939) : 1er trimestre 2005
- Sempron 3100+ (Socket 754) : mois d'août
- Sempron 2800+ (Socket A) : mois d'août
- Sempron 2600+ (Socket A) : mois d'août
- Sempron 2500+ (Socket A) : mois d'août

Fonte: http://www.clubic.com/n/n12986.html
 
Mas afinal onde "arrumam" os semprons?
Está mais pro celeron ou pró P4? e o que são "algumas extensões 64bits cortadas".
A mim este processador começa-me a parecer interessante para 2ºpc, mas, confesso que tenho muito pouca informação... quais são os sockets, os resultados de benchs etc...
Tem dehaver por aí umas análises, não?
 
Back
Topo