1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

NTFS e FAT32

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por zezim30, 6 de Novembro de 2006. (Respostas: 25; Visualizações: 2249)

  1. zezim30

    zezim30 Power Member

    Boas a todas :)
    Sempre que formato um computador e quando mete o cd do winxp ele formata primeiro o computador. Nessa altua ele pergunta sempre se quero é formato fat32 ou ntsf. Nunca sei o que escolher, alguem me pode explicar a diferença entre eles e qual dos dois, e qual costumam usar?
    Obrigado:joker:
     
  2. enok

    enok [email protected] Member

    fat32, mais lento e ultrapassado.
    ntfs, mais recente e fiável.
     
  3. JKL22

    JKL22 Power Member

    NTFS sem dúvidas.

    Mais Info (Wikipedia):
    NTFS
    FAT32
     
  4. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    NTSF não existe... é NTFS ;) "New Tecnology File System". FAT = "File Allocation Table". Só a título de curiosidade :)

    Eu, sinceramente, ponho as coisas da seguinte forma (normalmente):
    1) Vais apenas usar windows? Se sim, e se quiseres usar tudo o que a microsoft chama de "segurança", como permissões e etc... é NTFS.
    2) DOS? Linux? FAT32 é melhor.

    Não te esqueças que se instalares como NTFS, e depois vires a ter problemas no disco (erros irrecuperáveis que levam a que tenhas de formatar o disco), não podes arrancar com as oldies Disquetes de Arranque. Terás de arrancar com um Live CD do Linux, por exemplo, para recuperares alguma coisa, já que o linux lê partições NTFS, enquanto que fazer isso no DOS é difícil.

    Para um "home user" (que penso que seja o teu caso), NTFS deve ser o melhor.

    Cumps [[[[[[]]]]]]
    angelofwisdom
     
  5. HecKel

    HecKel The WORM

    Ponto 1, falas de segurança de ficheiros no que respeita a ficheiros corrompidos, certo?
    Ponto 2, tendo em conta que já existem módulos para NTFS para GNU/Linux..., Fat32 deixa de fazer muito sentido..., aliás, se queres usar 2 sistemas operativos até recomendo a teres uma partição distinta para a tralha, pois estar a mexer no sistema de ficheiros de outro Sistema Operativo pode não ser das melhores ideias...

    1partição para Windows
    1partição para Ubuntu
    1partição para a tralha que quero ter acessivel em ambos os SOs.

    Para mim isto é o ideal e o mais seguro, pois não vais estar a mexurdar num outro Sistema Operativo diferente do que estás a usar...

    abraços, HecKel
     
  6. cuxpido

    cuxpido Power Member

    ey formato em NTFS rpd..

    Fiquem Bem!
     
  7. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Em 1, refiro-me às permissões (entre utilizadores, por exemplo, em que o utilizador X não tem acesso a ficheiros/pastas do utilizador Y). Em FAT32, não há essa "segurança".
    No ponto 2, é assim... eu não uso frequentemente o linux, mas LI que o linux dá-se bem é como Read Only, porque podem haver problemas com o uso de NTFS em linux. Mas isto, eu li algures e não sei se é verdade. Se não estiver correcto, corrige-me já para não cair no mesmo erro :P

    Cumps [[[[[[[]]]]]]]]
    angelofwisdom
     
  8. zezim30

    zezim30 Power Member

    Eu sou ultilizador do win xp, e quando formatei o comp pela primeira vez fiz em FAT32. Pelo que percebi devia ter feito NTFS por ser mais "seguro". Existe alguma maneira de o passar para NTFS sem ter de formatar o disco? Obrigado
     
  9. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

    Não...para mudar o sistema de ficheiros só mesmo formatando :P
     
  10. barbosas

    barbosas [email protected] Member

  11. Kayvlim

    Kayvlim Undefined Moderator
    Staff Member

    Como o PornFlake já disse, não é preciso formatares para passares FAT32 -> NTFS. No entanto, para o contrário, aí já tens de formatar ;)

    Cumps [[[[[[[[]]]]]]]]
    angelofwisdom
     
  12. El_UnO

    El_UnO 1st Folding then Sex

  13. Fuadass

    Fuadass I'm cool cuz I Fold

    outro pormenor entre fat32 e ntfs :) o ntfs tem sectores mais pequenos ou seja aproveitas mais o disco já que no fat32 se não tivesses informação para encher o sector eras capaz de ocupar a maior parte dele com espaço branco no ntfs ja que são mais pequenos o espaço branco que não podes usar e muito inferior ;)

    alguém que ache que falhei em algum pormenor e consiga explicar de uma maneira mais simples forca, é para isso que cá estamos :D
     
  14. _freelancer_

    _freelancer_ Power Member

    Se calhar isso explica-se melhor com um exemplo:
    Para efeitos do exemplo assumamos que cada cluster do NTFS são 4096 bytes e que cada cluster da FAT32 são 16192 bytes. Agora imaginem que vão guardar um ficheiro com 10 bytes. Guardam numa partição NTFS e desperdiçaram 4086 bytes (4096 do cluster padrão - 10 bytes gastos por vocês, e esse cluster fica "arrumado", não vai ser utilizado para mais nada). Depois guardam numa FAT32 e perderam 16182 bytes pela mesma lógica de acima.

    Por outro lado, se quiserem guardar ficheiros exorbitantemente grandes, interessa ter clusters maiores, pois para acederem a um ficheiro, vão ter de endereçar menos informação na vossa tabela de alocação de ficheiros, o que equivale a uma melhor performance.
     
  15. blueangelman

    blueangelman 1st Folding then Sex

    sempre me disseram que o NTFS era mais seguro e o FAT32 mais performance..sinceramente nem noto diferença..já tive e tenho pelo menos 1 disco em FAT32 há mais de 10 anos e ainda funcionava..até eu lhe partir um pino do modulo ide.:x2:

    ..agora por norma em formataçoes uso o NTFS...:)
     
  16. Fuadass

    Fuadass I'm cool cuz I Fold

    isso ;) obrigado por exemplificares de uma forma tão simples ;)
     
  17. van_Zeller

    van_Zeller Power Member

    Mais uma coisa: o sistema FAT tem uma muito maior propensão para ficar fragmentado, (wikipedia), algo que de facto eu noto.
     
  18. _SnipeR_

    _SnipeR_ Power Member

    Além da fragmentação (que deriva obviamente do facto dos blocos serem maiores) o NTFS incorpora já funções q previnem algumas falhas do FAT (cross references e assim) e tem incorporado também o tal sistema de segurança...

    Tem uma desvantagem (não para o utilizador final, mas para a própria microsoft) é q eles tiveram que comprar o programa para fazer desfragmentação pq o q eles tinham feito era pior :)
     
  19. van_Zeller

    van_Zeller Power Member

    Mais uma cena importate (muito importante, mesmo!) O FAT32 está limitado precisamente a 32GB. Penso que vais querer levar isso em conta.
     
  20. O NTFS é usado desde a segunda edição do Win95! So as disquetes é que usam o FAT.
    As drives usb (Pens) usam o FAT32 e o disco rigido NTFS. Os CDs e DVD não sei...
     
    Última edição: 14 de Novembro de 2006

Partilhar esta Página