NV40 Reviews e Comentarios (Discussão Pre-Lancamento)

SilveRRIng disse:
Uma coisa que que se confirmou e que é sem dúvida importante é as acelerações dos vários formatos de video por hardware. Uma feature que também deve contribuir, de alguma forma, para a brutal contagem de transistores. A placa parece-me muito completa, em vários aspectos. Suporta tudo o que faz, actualmente, sentido suportar.

E parece que é programavel. Ainda não vi muita coisa sobre esta feature, mas promete.

SilveRRIng disse:
A fasquia está alta. O R420 certamente tem aqui adversário de respeito, a não ser que puxem um ENORME coelho da cartola. Ainda é cedo para encomendar as faixas de campeão, mas já se podem fazer uns esboços, penso eu de que...

Bem alta mesmo, mas se a XT não precisar de uma fonte de 480W, não for um aquecedor, tiver o core "alto" e principalmente tiver mais que 550 nas mems.........

Pontos altos da 6800 U até agora:
- PS 3.0 ( A Ati vai ter PS 2.0_b )
- Performance nos shaders
- Novo AA
- hardware video decoding/encoding (está para se ver isso)

Pontos baixos:
- É um aquecedor
- 480 W de fonte
- 2 slots
- core e mem clocks baixos
- Limitada pelas mems

Estes pontos só vão ser maus dependendo do que a X800 XT mostrar.
 
Eu ate acho o core e mem baixos uma vantagem.
Com as melhorias e avançar do processo de fabrico e os avanços da memoria vao surgir melhorias de borla quase.
Uma das coisas porreiras dos R300, primos e descendentes era aquela performance com clocks geralmente inferiores.
Acho um sinal de qualidade de arquitectura
Os early adopters e que nao terao muita margem de OC. E assim semrpe tb...
Venha la a R420 entao. E a diferença entre o coroar ou o enterrar.
 
SilveRRIng disse:
A placa parece-me muito completa, em vários aspectos. Suporta tudo o que faz, actualmente, sentido suportar.

A fasquia está alta. O R420 certamente tem aqui adversário de respeito, a não ser que puxem um ENORME coelho da cartola. Ainda é cedo para encomendar as faixas de campeão, mas já se podem fazer uns esboços, penso eu de que...

O FarCry tem muito que lhe diga. Não estou assim tão surpreendido como muitos de vocês. Ok, nos jogos OpenGL e The way it's meant to be played a nVidia está bem, mas isso não é tudo!
Afinal quando é que a ATI lança as suas placas?
 
Zealot disse:
O FarCry tem muito que lhe diga. Não estou assim tão surpreendido como muitos de vocês. Ok, nos jogos OpenGL e The way it's meant to be played a nVidia está bem, mas isso não é tudo!
Afinal quando é que a ATI lança as suas placas?

Pois, mas não é no COD que esta placa tem que demonstrar ser melhor. O que me chateia mesmo nem é a performance no Far Cry, é a falta de qualidade da imagem.
Mas até agora o Far Cry, tem sido uma pequena excepção. Não estraga o lançamento. Os resultados nos outros benchs têm sido muito bons. Estou mesmo surpreendido com os resultados no Halo. Fantastico.

As placas da Ati são anunciadas dia 26.
 
Epá estive agora a olhar com atenção para os resultados no UT aqui e fiquei bastante desiludido!
With UT2003 the lead the GeForce 6800 Ultra takes over the Radeon 9800 XT is less impressive, at a 1024x768 and 1280x1024 resolutions it is only 6% faster. At 1600x1200 however the GeForce 6800 Ultra pulls away and clocks in 21% faster. With UT2004 the difference is much bigger, starting off at 10% at 1024x768 up to 65% faster at 1600x1200

Isto é tudo muito bonito a 1600x1200 mas os benchmarks foram feitos num P4 EE 3.2GHz, não num P4 para o comum dos mortais!!! :wow:
Valha à nVidia os scores com o OpenGL...
 
Realmente para uma placa de €500 isso e um defeito do caraças
Mal possa esperar para ter desilusoes com o meu Celeron Willy a 1,7 Ghz (com SDRAM claro) e a minha 6800 Ultra
Ainda por cima uma arquitectura nova que vai dar placas para um ano pelo menos...
 
Relativamente ao consumo desta nova placa.

Parece não ser tão "power ungry" como à partida se fez crer. Na realidade, após o arranque e em idle (2D) até consome menos do que 9800XT, o que não deixa de ser curioso. Em 3D já papa mais, embora não tanto como os 2 molex dão a entender. Os resultados variam imenso de aplicação para aplicação (jogos) mas pelo menos não parece demonstrar numeros devastadores. Talvez a nVidia esteja a fazer contas num sistema com um Prescott à mistura e jogando pelo seguro aconselha já umas fontes "à homem". Ou então a nVidia adquiriu activos, na surra, da enermax ou da Antec e está a querer fazer render o peixe. :)

Li sobre isto na review do Tom . Foi um tema q ele testou e abordou bem, na minha opinião.


ps - Esta história só é "manhosa" no sentido em que é mais uma acha para a fogueira das coisas novas q vão sair e certamente nos irão ao bolso, se as quisermos adquirir, claro...
 
SilveRRIng disse:
Relativamente ao consumo desta nova placa.

Parece não ser tão "power ungry" como à partida se fez crer. Na realidade, após o arranque e em idle (2D) até consome menos do que 9800XT, o que não deixa de ser curioso. Em 3D já papa mais, embora não tanto como os 2 molex dão a entender. Os resultados variam imenso de aplicação para aplicação (jogos) mas pelo menos não parece demonstrar numeros devastadores. Talvez a nVidia esteja a fazer contas num sistema com um Prescott à mistura e jogando pelo seguro aconselha já umas fontes "à homem". Ou então a nVidia adquiriu activos, na surra, da enermax ou da Antec e está a querer fazer render o peixe. :)

Li sobre isto na review do Tom . Foi um tema q ele testou e abordou bem, na minha opinião.


ps - Esta história só é "manhosa" no sentido em que é mais uma acha para a fogueira das coisas novas q vão sair e certamente nos irão ao bolso, se as quisermos adquirir, claro...


Então e porque razão aquela placa tem um cooler enorme com heat pipes, requer uma fonte de 480W e duas molexs de linhas diferentes (não pode ser um Y) ?
Há mais alguma site que tenha feito essas leituras, para confirmar?
É que alguem entá enganado. Ou a nVidia ou o Toms.
 
Nemesis11 disse:
Então e porque razão aquela placa tem um cooler enorme com heat pipes, requer uma fonte de 480W e duas molexs de linhas diferentes (não pode ser um Y) ?
Há mais alguma site que tenha feito essas leituras, para confirmar?
É que alguem entá enganado. Ou a nVidia ou o Toms.

Aqui tb falam do consumo. Pensava que era pior.
http://tech-report.com/reviews/2004q2/geforce-6800ultra/index.x?pg=28
Uma diferença minima para a GeForce FX 5950 Ultra -If you ask me.
 
Será esta placa é a Ultra de à umas semanas atrás?


The boards that reviewers have received were slightly delayed and have had manual revisions, which we assume are related. A close look at the back of the board reveals an additional wire and a coil at the area of the fan power supply from the board and we are beginning to suspect there have been some fairly last minute specification changes to the boards. The boards we had previously seen at CeBit, and probably the ones that shipped to developers and been used at GDC, had core speeds of 475MHz, yet the final Ultra specification, we are assured, is 400MHz. Indeed, looking at the driver strings we can see the following references:

NVIDIA_NV40.DEV_0040.1 = "NVIDIA GeForce 6800 Ultra"
NVIDIA_NV40.DEV_0041.1 = "NVIDIA GeForce 6800"

However, checking the chipset device IDs on the system reveals the board to have a device id of "0041", which corresponds to the non-Ultra variant in these particular drivers.
We are wondering if there have been some last minute heat and / or related power concerns that has forced a change in specification and larger cooling solutions.

http://www.beyond3d.com/previews/nvidia/nv40/index.php?p=4

2º Em todas as placas "Ultra" da nVidia que me lembro, nos divers está sempre identificada como "Ultra". Nesta não está. Só tem "6800" na barra de cima.
cp-aniso.gif


Agora o que eu gostava mesmo é que alguem modifica-se o ID para ver se acontecia alguma coisa a nivel de drivers, clocks, etc.

EDIT: Metro, a pergunta mantem-se. Então qual a razão de duas molex com diferentes linhas, fonte de 480 W e um cooler gigante?
 
Nemesis11 disse:
Então qual a razão de duas molex com diferentes linhas, fonte de 480 W e um cooler gigante?

Eu mantenho a minha, até prova em contrário, de que isto é uma forma da nVidia se salvaguardar. Haverá concerteza imensos sistemas com Prescott no futuro, alguns destes com vários componentes, tipo discos, DVD-ROM e +-RW e seria mau que nessa altura se chegasse à conclusão que a gráfica era a culpada de o sistema ficar instável com falta de power. Assim é uma forma de dizerem "I told you so..." e evitarem mais um escândalo, como tem havido até aqui com outras situações (3DMark "optimizations", FX5800, etc), nada boas para a imagem da empresa.

Não que faça muita diferença, mas no PCI Express x16 não será preciso os dois conectores, apenas um chega.

O Tom referiu q havia grandes diferenças no consumo, de aplicação para aplicação, por exemplo, do Far Cry para o 3DMark03, sendo o primeiro menos "consumista" nesta gráfica q o segundo. No entanto, tendo em conta o tamanho do bicho e o calor que deve produzir para necessitar deste cooler até nem está mau o consumo que vê nos testes.

Se calhar, para os verdadeiros entusiastas (leia-se 3DMarkers :P ) o OC a esta bicha já deve trazer mais preocupações de consumo, e se se falar em mods ao core e mems bem podem começar a planear em comprar umas acçõezitas das Antec's e Enermax's deste mundo (será que estão na bolsa?). Sempre se tinha algum retorno do valor das fontes... :P Ah!! e é claro: WC all the way... :D
 
Eu estou preparado, Chieftech 360W para a gaja! :D

Agora vamos por partes:

- Performance excelente. Um aumento nem sequer imaginado a meu ver.
- Consumo. Apesar de 222MILHÕES de transistores, e duas fichas Molex, toda aquela historia de uma central nuclear a porta de casa por causa do Prescott e NV40 é ridicula... pelo menos no que toca a NV40, o Prescott continua a precisar! :D
- Aquecimento. Acho que ainda não foi falado nada relativamente a este ponto, mas se não disseram nada é porque o cooler é eficiente, não é exageradamente barulhento... resumindo, é suficiente.


- História do Fair Cry. Aqui a Porca Torçe o rabo. Existem várias situações aqui.

Segundo videos e imagens da apresentação da NV40, o FairCry está excelente na NV40 com a adopcção do PS3.0. A questão é que nos benchmarks actuais ainda se utiliza PS1.0 e daí aparecerem imagens com uma qualidade inferior ao esperado.
Creio que com um amadurecimento dos drivers (algo rápido para a nvidia) e mal saia o DX9.0C, tudo se resolverá. (isto enquanto n sairem drivers novos que resolvam este problema.)

Também convém ver que a placa está a utilizar os primeiros drivers publicos com suporte para a mesma, e estão a apresentar um resultado simplesmente espetacular.


Eu estou admiradíssimo, e admito mesmo, a minha próxima placa deverá ser uma GF6800Ultra.

Digo isto no sentido de que custa-me um pouco acreditar que a R420 consiga ter um salto de performance equivalente ao que a nv40 teve.
Talvez daí a ideia de lançarem posteriormente a x800XT 1 mês depois do lançamento da X800Pro.

Não sei, é uma questão de aguardarmos pelas primeiras reviews das R420.



Seja como for, GF6800 Ultra convenceu-me! :)

/me procura no newegg para comprar! :D
 
Raptor disse:
- Aquecimento. Acho que ainda não foi falado nada relativamente a este ponto, mas se não disseram nada é porque o cooler é eficiente, não é exageradamente barulhento... resumindo, é suficiente.

Tem nesta review http://www.hexus.net/content/reviews/review.php?dXJsX3Jldmlld19JRD03NDcmdXJsX3BhZ2U9MjQ=

44º nestas condições não me parece nada mal

Here's the GPU temperature as reported by the driver, after some 3DMark03 testing at 420MHz core. Make of it what you will. It was inside a CoolerMaster Wavemaster at the time, to simulate normal usage conditions, instead of it sitting on my test bed.

Seguindo a teoria do Nemesis11 que me parece ter coerência talvez esta não fosse a placa original que era para ser lançada. A velocidade da mem é muito maior. E talvez por isso vemos estes resultados.
Mas se a Nvidia ainda tem melhor do que isto realmente é dificil para a ATI responder. No entanto, a ATI já sabe como é a concorrência e tem mais umas semanas para lançar a sua nova bomba. O que é certo é que temos tido muito menos informação a circular acerca da ATI do que desta NV40 nos dias anteriores ao lançamento. Vamos ver. O futuro é brilhante:D

Edit: Gosto deste cooler. Sou dos que acho que o cooler pode ocupar até três baias. Quero lá saber:D
00084083.jpg
 
Última edição:
Desculpem o ligeiro offtopic.

Raptor, já compraste cenas na newegg? Tens boas experiências com o site? Eu não conhecia, mas tem preços porreiros. Quando lá diz FedEX Free Saver, são portes grátis, não é? É que se for, acho que vou encomendar uma cena.

PM me se não quiseres postar aqui a resposta.
 
greven,emigraste para os usa? é que se nao me engano,a newegg é so para residentes nos estados unidos :(

era bom,nao era...? :P

_zZz_
 
Back
Topo