nvidia 6800, xt, gs, gt e afins...

orphas

Membro
Olá a todos!

Estou a ponderar a compra de uma placa agp da gama 6800 (em principio uma gs em 2ª mão) e andei a ver uns artigos da net sobre a possibilidade de desbloquear algumas versões low cost para obter rendimentos equivalentes às de high-end. Não há muita informação concreta mas há fortes probabilidades do seguinte corresponder à realidade (corrijam-me se estiver errado):

1- A 6800 "vanilla" (versão base) e a XT, ambas AGP com core nv40 têm os pipelines mascarados na bios e é possível desbloquear com programas que flashem a bios da placa. Aparentemente isto não acontece na versão PCI-e e/ou nas placas com core nv42 porque os pipes foram fisicamente inutilizados pelo fabricante (bastards!)

2- Mesmo podem desbloquear os pipes não é garantido que estes funcionem, por problemas inerentes ao fabrico de nanoelectronica. Há vários testemunhos de pessoas que conseguiram por uma 6800 com 12 ou 16 pipes e 5/6 VP mas também pessoas que não conseguiram mudar nada.

A 6800GS nova custa à volta de 220€, ao passo que já vi a xt a 130€...
Queria saber se há aqui no forum pessoas que tenham tentado desbloquear uma destas placas de modo a poder ter uma ideia da percentagem de sucesso. Chamemos-lhe um estudo de risco =)

Obrigado.

P.S.: 1st post :)
 
Ja tive duas,a 6800nu e agora tenho a 6800gs,a maior diferença entre elas é k a gs tem o dobro da memoria(256m). De resto em ambas comsegui desbloquear os pipes e os vertexshaders sem problemas.
Noto claro que a gs é mais performante e parece-me que ligeiramente mais overclokavel,possivelmente o chip usado passou nos testes de qualidade com melhor nota que os usados nas versoes nu.
 
Back
Topo