Nvidia "Ada" (RTX 4000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

leocris

Power Member
Eu estou mais reticente com os preços das nova geração.
Se se confirmarem os grandes ganhos de performance ( e consumo energético 😁), se a NVIDIA, AMD e por consequência as marcas das placas se esticaram no preço, vamos acabar por ver as placas desta geração pouco abaixo do msrp.
Espero honestamente que não mas como em tudo, este aumento de preço nos componentes acho que veio pra ficar.
 
Acredito no aumento de 50 dolares face a geracao anterior por causa da inflação
E como valorizacao do dolar face ao euro não ajuda:

4070 msrp a 549 dolares ~ 650€ por ca
4080 msrp a 749 dolares ~ 875€ por ca

E isto valoroes para os modelos FE...versoes custom devem ser +50 em cima.
 
Pedir 700 € por uma 4070 é um absurdo, mesmo que venha com 200% do rendimento. Por outro lado, felizmente ainda não vejo a necessidade de mudar a minha, mais depressa ganho um maior rendimento ao melhorar o CPU e tenho que tratar de atualizar este monitor, mas o actual mercado deles (para UltraWide) está absurdo, por várias vezes pensei em desistir e voltar para 16:9 mas depois lembro-me de testar jogar um jogo a 16:9 e não dá para mim..
 
Muito honestamente não sei se este tópico faz muito sentido nesta altura, ainda não se sabe basicamente nada.
E mesmo depois dos MSRP serem anunciados, como o mercado ainda não estabilizou totalmente, é apenas fazer futurologia.

No meu caso, para considerar a troca da minha RTX 3070 Ti, comprada nova a MSRP, terá de ser um salto muito grande de performance das novas gráficas e a um preço relativamente baixo, para sequer ponderar a troca.
Acho que só daqui a mais 1 geração é vou pensar em trocar.
 
a questão é se haverá jogos sequer que justifiquem que quem tenha uma placa de gen atual faça o upgrade, especialmente considerando os valores envolvidos....

por outro lado acho que vai haver uma chuva de placas nos usados a preços que provavelmente vão fazer a malta que costuma comprar placas abaixo dos 350€ pensar 2x antes de andar a gastar os valores que provavelmente vão pedir inicialmente pelas novas.

acho que os fabricantes desta vez não vão conseguir escoar a quantidade de placas que escoaram nos últimos 2anos, muito menos pelos preços que se presume que saiam....

acho inclusive que o facto da nvidia lançar primeiro a 4090, poderá ser um teste a ver quanto é possível esticar o preço de modo a ajustar os preços dos modelos abaixo de acordo com o sucesso ou não da mesma....

mas claro que isto é tudo futurologia da minha parte, mas tou expectante para ver como vão decorrer as coisas
 
Eu acho brutal acharem que os MRSP será o mesmo, com inflação + falta de chips + tsmc subindo preços + problema do gás neon devido a guerra, etc.

Estão prevendo iPhone 14 pro max a começar em 1700$, vai tudo subir forte e feio...
E ainda há que ter em conta a desvalorização do € face ao US$... IMO os msrp da geração 4000 serão bem superiores ao msrp da geração 3000. E mesmo assim não sei a oferta vai ser boa nos 1ºs tempos, ainda existe muita falta de componentes e MPs, problemas de MdO com pessoal confinado, caos espalhado pelos portos etc... Temos de ser realista, não percebo o otimismo do pessoal face ao que consigo constatar diariamente.
 
O que se passa com os preços de GPU e CPU em Portugal? Nos EUA já existem RTX 3090 abaixo de 1000$, aqui continua tudo ridículo. Vários (quase todos) modelos de 6800XT e RTX 3080 acima de 1000€? Mas está tudo doido? Quem que é que anda a comprar placas a estes preços para que se justifique manter os mesmos? A culpa é afinal de quem vende apenas o chip (NVIDIA e AMD) ou das cadeias seguintes que produzem as placas, distribuem e depois vendem ao cliente final? Sinceramente não percebo. O mesmo para os CPU, principalmente os Ryzen 5000!
Perdoem o ligeiro off topic, considerem um desabafo.
 
O que se passa com os preços de GPU e CPU em Portugal? Nos EUA já existem RTX 3090 abaixo de 1000$, aqui continua tudo ridículo. Vários (quase todos) modelos de 6800XT e RTX 3080 acima de 1000€? Mas está tudo doido? Quem que é que anda a comprar placas a estes preços para que se justifique manter os mesmos? A culpa é afinal de quem vende apenas o chip (NVIDIA e AMD) ou das cadeias seguintes que produzem as placas, distribuem e depois vendem ao cliente final? Sinceramente não percebo. O mesmo para os CPU, principalmente os Ryzen 5000!
Perdoem o ligeiro off topic, considerem um desabafo.

Será um conjunto de factores, mas um dos principais será o tamanho do mercado o que leva a que a rotação do material seja MUITO inferior. Ou seja, um mercado com poder de compra de 300+ milhões de pessoas terá muito mais rotação de material (que permite ter ajustes de preço rápidos) do que um pais pobre com 10 milhões de pessoas.

Além do que os preços nos EUA são apresentados sem impostos, logo nãose pode comparar PVP europeu vs preço apresentado nos EUA.
 
Será um conjunto de factores, mas um dos principais será o tamanho do mercado o que leva a que a rotação do material seja MUITO inferior. Ou seja, um mercado com poder de compra de 300+ milhões de pessoas terá muito mais rotação de material (que permite ter ajustes de preço rápidos) do que um pais pobre com 10 milhões de pessoas.

Além do que os preços nos EUA são apresentados sem impostos, logo nãose pode comparar PVP europeu vs preço apresentado nos EUA.
Tudo dito aqui o stock ainda nao rodou as lojas querem vender acima do preco de custo, ainda nem conseguiram livrar-se do stock antigo. Ha excepcao de uma loja ESP que fez e bem uma parceria com AIBs que enviam o produto direto do armazem da UE para o destino da venda, o resto quer haviar o stock local que foi comprado bem mais caro.

Nota a 4090, nao sera dificil ajustar no mercado visto que sera 80% superior has 3090, facil justificar o MRSP 1499 USD. Mesmo a 4080, sendo superior ha 3090 Ti ate uns 10%, se vier os 899/999 USD, ainda consegue justificar/inserir no mercado actual.
Problema sera 4070's para baixo , se as outras 3080 e 3070 baixarem mt mais.

Esta GEN será aquela que se a AMD cumprir o que prometeu em RT/chiplet design pode dar uma licao ha Nvidea em termos de desempenho/preco ainda mais que as RTX3000 vs RX6000.
 
Última edição:
O preço da atual geração só vai sofrer uma correção forte assim que a nova geração for anunciada. Mas quase ninguém está a comprar estas gráficas, aliás o apetite por produtos de informática tem vindo a descer, o que é normal visto que as pessoas já não tem que ficar fechadas em casa e neste momento gastam mais nas compras do supermercado do que gastavam no ano passado.

Por isso o MSRP deve subir pelos diversos fatores desde quase paridade euro/dolar e subida da inflação, mas não há espaço para grandes aventuras por parte da nvidia
 
Tudo dito aqui o stock ainda nao rodou as lojas querem vender acima do preco de custo, ainda nem conseguiram livrar-se do stock antigo. Ha excepcao de uma loja ESP que fez e bem uma parceria com AIBs que enviam o produto direto do armazem da UE para o destino da venda, o resto quer haviar o stock local que foi comprado bem mais caro.

Nota a 4090, nao sera dificil ajustar no mercado visto que sera 80% superior has 3090, facil justificar o MRSP 1499 USD. Mesmo a 4080, sendo superior ha 3090 Ti ate uns 10%, se vier os 899/999 USD, ainda consegue justificar/inserir no mercado actual.
Problema sera 4070's para baixo , se as outras 3080 e 3070 baixarem mt mais.

Esta GEN será aquela que se a AMD cumprir o que prometeu em RT/chiplet design pode dar uma licao ha Nvidea em termos de desempenho/preco ainda mais que as RTX3000 vs RX6000.

Jesus...um aumento de 200$ face a geração anterior a que razão?
se o msrp da 4080 for 899$ ca ira custar ~1100€
se o msrp da 4080 for 999$ ca ira custar ~1250€

Na geracao anterior o msrp da 3080 era 700$ e ca vendia por 800€.

ora, isto seria uma diferenca de 300-450 euros face a geracao anterior...acreditam mesmo nesta diferença?
Eu não acredito.
Acho que no máximo podem aumentar o msrp em 50$ face a geração anterior...e isto já fará com que cá custem ~900€
 
Há mts fatores a que justifiquem , o maior será a performance desta placa... Imagina mais 30 % que uma 3090 e tipo 20% a mais da 3090 ti... Falam em overstock sim SR. existe ,agr n percebo a polémica ainda há overstock de CPUs Intel gen 10 e 11 e nao vi grande alarido...Como sempre o tempo o dira. Dsclp o texto desorganizado estou no tele.
 
Jesus...um aumento de 200$ face a geração anterior a que razão?
se o msrp da 4080 for 899$ ca ira custar ~1100€
se o msrp da 4080 for 999$ ca ira custar ~1250€

Na geracao anterior o msrp da 3080 era 700$ e ca vendia por 800€.

ora, isto seria uma diferenca de 300-450 euros face a geracao anterior...acreditam mesmo nesta diferença?
Eu não acredito.
Acho que no máximo podem aumentar o msrp em 50$ face a geração anterior...e isto já fará com que cá custem ~900€

Isso não vai acontecer. No máximo a 4080 deve custar 700-800$. 500-600 rtx 4070. Existe demasiadas rtx 30xx no mercado, quando lançarem as novas rtx 40xx se estas forem muito caras ninguém compra.

Para além disso vamos ter 160/190 e 256 bit bus nestas palcas e os chips não são assim tão grandes. Não vai haver falta de chips, o preço dos chips também estão a voltar a normalidade, não há mais shortage.
Nesta geração também vão ter concorrência forte da amd, como na anterior.

Resumindo, não podem aumentar preços significativamente.

Isto vai continuar:

GPU price crash in China, GeForce and Radeon cards now sold for 20% under MSRP, flagship models at -38%

 
Back
Topo