Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series) - Discussão de preços, stocks e compras

Ando à procura de uma gráfica para um pc secundário, vamos ver o preço das 3050.
Nos usados é só gráficas que devem ser banhadas a ouro tal o valor pedido.:003:
 
Pois acredito que sim, tendo em conta o mercado actual, vou estar atento.
Ontem até encontrei uma 6500XT a 215€ naquela loja que diz ser a n*1 (não é do bom atendimento ao cliente de certeza) mas nessa loja não compro mais nada.
 
Pois acredito que sim, tendo em conta o mercado actual, vou estar atento.
Ontem até encontrei uma 6500XT a 215€ naquela loja que diz ser a n*1 (não é do bom atendimento ao cliente de certeza) mas nessa loja não compro mais nada.
Sendo a 3050 pra substituir as 1660, n consigo ver a 3050 a vir que seja a 350€, só mesmo o primeiro lote delas e a mais barata, mesmo assim, tenho as minhas duvidas!

Quanto á loja, se a mesma for a que estou a pensar, customer service é do pior...

Cumps, Wolf
 
Confirmo.

Já quanto à 3050 acaba por ser um produto decente, mas é sempre uma regressão na performance/preço, mas nada que não estivessemos à espera.
Infelizmente não é tanto uma regressão como um ajuste ao mercado actual.. :|

Para o mercado actual, está a um preço ajustado comparando à 3060, 3060Ti, e por aí acima... :|

Que o valor é idiota, lá isso garantidamente que o é. Mas para quem necessite de gráfica vai "perder" menos dinheiro a comprar uma 3050, e mais tarde quando for propício troca. Seja por uma lovelace, ou outra, quando o mercado voltar a ter preços razoáveis.

Pessoalmente, continuo a achar a 3060 a melhor quando se apanham valores sub 600€. Paga-se um premium de cerca de 150/200€ extra, mas tem-se um produto bastante competente. Com a 3050 a merecer uma price tag de 250€, e a levar com o mesmo premium de cerca de 150/200€ extra mais vale, em conseguindo, fazer o esforço pela 3060. É algo que permite desenrascar melhor em todas as áreas até pelo menos à próxima geração (ou até a seguinte).
 
Infelizmente não é tanto uma regressão como um ajuste ao mercado actual.. :|

Para o mercado actual, está a um preço ajustado comparando à 3060, 3060Ti, e por aí acima... :|

Que o valor é idiota, lá isso garantidamente que o é. Mas para quem necessite de gráfica vai "perder" menos dinheiro a comprar uma 3050, e mais tarde quando for propício troca. Seja por uma lovelace, ou outra, quando o mercado voltar a ter preços razoáveis.

Pessoalmente, continuo a achar a 3060 a melhor quando se apanham valores sub 600€. Paga-se um premium de cerca de 150/200€ extra, mas tem-se um produto bastante competente. Com a 3050 a merecer uma price tag de 250€, e a levar com o mesmo premium de cerca de 150/200€ extra mais vale, em conseguindo, fazer o esforço pela 3060. É algo que permite desenrascar melhor em todas as áreas até pelo menos à próxima geração (ou até a seguinte).

Juro pela minha rica saúdinha que nem que a minha 1080 torre, irei comprar um GPU com estes preços inflacionados. É uma vergonha estarmos a falar de placas a custarem o dobro (ou mais!) do que deviam custar. Nunca pensei dizer isto, mas se a situação se mantiver assim mantenho um portátil para trabalho e jogos antigos, e compro uma consola e divorcio-me definitivamente desta relação de décadas com o PC Gaming.

EDIT: hoje vi um idiota no OLX a tentar vender uma 980ti, portanto uma GPU com 7 anos de existência, por 450€.
 
Última edição:
Juro pela minha rica saúdinha que nem que a minha 1080 torre, irei comprar um GPU com estes preços inflacionados. É uma vergonha estarmos a falar de placas a custarem o dobro (ou mais!) do que deviam custar. Nunca pensei dizer isto, mas se a situação se mantiver assim mantenho um portátil para trabalho e jogos antigos, e compro uma consola e divorcio-me definitivamente desta relação de décadas com o PC Gaming.

EDIT: hoje vi um idiota no OLX a tentar vender uma 980ti, portanto uma GPU com 7 anos de existência, por 450€.
E estás no teu pleno direito de o fazer, e ninguém te critica por tal.

Acho absurdo sim é dar mais que 1000e por uma gráfica para jogar, a menos que efectivamente a carteira o permita sem problemas (ou seja, alguém que numa situação normal fosse comprar uma 3090 só por ser a melhor, ponto final).

No entanto, estarmos a falar numa gráfica a custar um "extra" de 200€, que é muito, certo. Mas que permite que se tenha máquina de trabalho / jogos, pelo que é ainda uma opção válida e sensata para uma grande maioria das pessoas. Eu pessoalmente seria o que faria, de momento, caso quisesse comprar pc para jogar. Quem necessita apenas da gráfica, é complicado. No entanto quem está comprador de máquina completa, consegue ainda valores razoáveis por tudo.

Porque uma X080 voltar aos 730€, não voltará a acontecer.

Relativamente ao tipo da 980Ti, não o chames de idiota. Idiota é quem a compra, não quem a vende. Se o mercado neste momento dita estes valores, queres o que.. Ele não comprou 5 gráficas no launch (como muitos) para agora vender mais caro. Tem uma gráfica antiga que agora vale dinheiro, e está a tentar vender. Eu faria o mesmo. Nunca teria vendido a 1070 há 1 ano atrás quando comprei gráfica nova se soubesse que iria valer mais.
 
E estás no teu pleno direito de o fazer, e ninguém te critica por tal.

Acho absurdo sim é dar mais que 1000e por uma gráfica para jogar, a menos que efectivamente a carteira o permita sem problemas (ou seja, alguém que numa situação normal fosse comprar uma 3090 só por ser a melhor, ponto final).

No entanto, estarmos a falar numa gráfica a custar um "extra" de 200€, que é muito, certo. Mas que permite que se tenha máquina de trabalho / jogos, pelo que é ainda uma opção válida e sensata para uma grande maioria das pessoas. Eu pessoalmente seria o que faria, de momento, caso quisesse comprar pc para jogar. Quem necessita apenas da gráfica, é complicado. No entanto quem está comprador de máquina completa, consegue ainda valores razoáveis por tudo.

Porque uma X080 voltar aos 730€, não voltará a acontecer.

Relativamente ao tipo da 980Ti, não o chames de idiota. Idiota é quem a compra, não quem a vende. Se o mercado neste momento dita estes valores, queres o que.. Ele não comprou 5 gráficas no launch (como muitos) para agora vender mais caro. Tem uma gráfica antiga que agora vale dinheiro, e está a tentar vender. Eu faria o mesmo. Nunca teria vendido a 1070 há 1 ano atrás quando comprei gráfica nova se soubesse que iria valer mais.

A questão é que o preço dos GPU tem um extra que equivale, percentualmente, a um acréscimo de 50% no valor do mesmo. Isso é uma rentabilidade absurda, fruto de uma ganância absurda, que já nos coloca a fazer outro absurdo que é olhar para o preço do GPU quando em contexto de máquina completa e pré-montada. É completamente ridículo e não acontece em mais lado nenhum! Se os preços dos pneus estiverem estupidamente caros, vamos ponderar comprar um carro completo porque misturado lá para o meio ficam com um preço ligeiramente inferior?!

Andamos a arranjar desculpas para poder lidar minimamente com esta insanidade que AMD e NVIDIA nos trazem. E é por isso que digo que não contem comigo, seja por razões de princípio seja por razões financeiras, para pactuar com isso. Eu, como muitas pessoas que desde miúdos dão prioridade ao PC Gaming, estamos confrontados com o o facto de que caso queiramos jogar os jogos mais recentes ou gastamos 800€ num GPU, ou 1600€ num PC pré-montado (lol!) para poder ter acesso ao GPU, ou então 500€ numa consola..
 
A questão é que o preço dos GPU tem um extra que equivale, percentualmente, a um acréscimo de 50% no valor do mesmo. Isso é uma rentabilidade absurda, fruto de uma ganância absurda, que já nos coloca a fazer outro absurdo que é olhar para o preço do GPU quando em contexto de máquina completa e pré-montada. É completamente ridículo e não acontece em mais lado nenhum! Se os preços dos pneus estiverem estupidamente caros, vamos ponderar comprar um carro completo porque misturado lá para o meio ficam com um preço ligeiramente inferior?!

Andamos a arranjar desculpas para poder lidar minimamente com esta insanidade que AMD e NVIDIA nos trazem. E é por isso que digo que não contem comigo, seja por razões de princípio seja por razões financeiras, para pactuar com isso. Eu, como muitas pessoas que desde miúdos dão prioridade ao PC Gaming, estamos confrontados com o o facto de que caso queiramos jogar os jogos mais recentes ou gastamos 800€ num GPU, ou 1600€ num PC pré-montado (lol!) para poder ter acesso ao GPU, ou então 500€ numa consola..

E se te disser que há mercados onde os produtos específicos aumentaram 300% ou até mais?

E se te disser que um orçamento de produção de mobiliário para uma farmácia de 2019, que andava em cerca de 43.000€+IVA, só com os preços novos dos fornecedores de matéria prima saltou para 70.000€ +IVA em 2021 quando o cliente conseguiu avançar?

Tive o serralheiro responsável pela produção a ligar-me desesperado, que estava a cortar um pouco no valor do seu trabalho para conseguir um preço melhor, mas que tinha por exemplo os perfis de aço que utilizava subido de cerca de 1,20€ metro linear para 3,70€? Fora madeiras, etc... Fora o transporte de tudo para o país em questão que custava menos de 2k, e passou para 5k....

E não, não era ganância de ninguém. A matéria prima escasseou, o transporte subiu os custos, etc. Havia imenso produto que vinha em voos comerciais. Deixaram de haver voos comerciais durante um largo período de tempo, e isto foi mais um fator a ajudar à subida de preços em geral.

E não sei se tens ideia de valores de items de super mercado... Mas as subidas têm sido absurdas.. Algumas coisas a subirem quase 10 cêntimos por semana, etc. Nós focamo-nos apenas nas gráficas, mas isto é factualmente transversal em todos os mercados, sem excepção. E a nível de comidas e afins, também se nota E MUITO a diferença de preços nestes dois anos.

E não é apenas ganância, há demasiados factores. Óbvio que as lojas estão a ganhar mais, mas os produtos também já lhes chegam às mãos mais caros.

No caso das gráficas, a nvidia ou a AMD não estão a produzir cada gráfica com o mesmo custo que produziam em 2019. É ingenuidade acreditar nisso, mas, eles sobem 1 pouco o preço e cada vez que o produto passa de mãos sobe mais um pouco. O consumidor final é que é entalado pois obviamente ninguém na cadeia de distribuição vai arcar com o prejuízo, e tentam todos lucrar mais um pouco.

E não nos esqueçamos, a procura aumentou imenso e houve imensos problemas com a entrega. Se a procura é superior à demanda, dita o mercado que o produto valoriza, e foi o que aconteceu.

Aqui ninguém arranja desculpas, só compra quem quer e todos são livres de optar por não o fazer. Mas cada caso é um caso. Mas as 80, por exemplo, o melhor que podemos dizer é que hão-de voltar a baixar dos 1000€, no entanto, se o valor base for 900€ vai continuar a ser um exagero.

Mas é apenas futurologia, nada podemos fazer sem ser aguardar.
 
Bem dito. Os fabricantes dos chips (nvidea/AMD) subiram em alguma quantidade, mas não exagerada. Até actualizaram o msrp da gráficas deles (nvidia). Depois os fabricantes das Placas Gráficas subiram um bom bocado devido a custos (tudo o que a fabricante dos chips não fornece), e claro, devido ao desnível de procura/oferta. Depois os intermediários também querem uma fatia mais grossa, e por fim, as lojas. Achas que mesmo que possam vender uma 3070 a 600/700E, o fazem, quando sabem que quem a comprar,?muito provavelmente, a vai meter no olx a 1000E? O que farias tu, se fosses dono da loja?
Eu também estou frustrado... Era para comprar uma 3070 no lançamento, mas fui adiando... Grrr. Neste momento, virei a casaca e fui para a XSS, devido a apanhar pelos 230(?). Mas espero brevemente poder montar torre. Em último caso, tens, como já discutiram aqui, os portáteis ainda se apanham com bons valores (relativamente a gráfica).
 
Não é a AMD e a NVIDIA, é o mercado livre. Se com uma placa de 400 euros podes fazer 60 euros mensais tudo vai a correr comprá-las.

Já cá faltava, a falácia do "mercado livre". Podes ir umas páginas atrás ver essa discussão, ou até aprender Economia, mas retirar responsabilidade à AMD e à NVIDIA é do campo do fanatismo e/ou da ignorância.
 
Mas relativamente aos portáteis é uma "faca de dois legumes" como diz uma música! :D

Tem melhor "relação custo benefício" pois subiram menos (em teoria).

Mas preferias comprar um portátil por 1500€ com uma 3070 (bem procurado), ou um desktop com um 12400 + 3060ti pelo mesmo valor?

O portátil continua a ser válido para quem efectivamente necessita de portátil, até porque já um user me mostrou e bem conseguirem-se portáteis com 3060's abaixo de 1000€. Mas a 3060 do portátil tem 6gb.

Já cá faltava, a falácia do "mercado livre". Podes ir umas páginas atrás ver essa discussão, ou até aprender Economia, mas retirar responsabilidade à AMD e à NVIDIA é do campo do fanatismo e/ou da ignorância.

Não me leves a mal, mas o teu argumento a dar a entender que a única responsável é a AMD e a NVIDIA é que é um pouco ingénuo.

Ninguém lhes tira responsabilidade na medida de que efectivamente subiram os preços, e não responderam à procura, etc. No entanto o preço a que tu compras a gráfica na Loja não é culpa da Nvidia / AMD. Não em exclusivo.
 
Back
Topo