Gráfica Nvidia Ampere 8nm (RTX 3000 series)

Depois de ter feito upgrade do i5-8400 para o Ryzen 5600, decidi comprar usada uma RTX 3070 e assim tenho computador para aguentar na boa até 2028 quando deverá sair a nova geração de consolas.

A grafica é uma EVGA XC3 Ultra Gaming, tem 3 fans e é fresca, com temperaturas similares à 1070 Ti que estava a usar.

Aqui fica os resultados do undervolt após algumas horas de testes:

image.png


Impressionante como a 1070 Ti com apenas 2 fans, mas parece bem mais pujante.

20240325_231931.jpg


A nível de performance, dos jogos que pude testar, a 3070 basicamente duplicou a framerate da 1070 Ti e ganhei acesso ao DLSS e Ray Tracing. Foi um bom investimento que deve aguentar na boa os proximos 4 anos.
 
UV é mesmo brutal, na minha 4080 facilmente a fiz passar de 320-340w para 250-270w...

Agora aguentar até 2028? eu nem acho que a 4080 aguenta até lá :D
 
A 0.8v não consegues mais clock? A 0.9v tem um clock bem acima da média, “devia” escalar melhor para as mais baixas também.
Não consigo mais com 0.8v, fica instável. Com 0.9v é que vai lá para cima sem problemas.

Agora aguentar até 2028? eu nem acho que a 4080 aguenta até lá :D

Enquanto não sair a próxima geração de consolas para existir o bump na qualidade gráfica, vai aguentar na boa.

A série Pascal é de 2016, 8 anos atrás, e aguentei a 1070 Ti até agora e ainda conseguia jogar quase tudo a 60fps com settings gráficos otimizados.
 
Uma 3070 já me parece apertada hoje, mas isto das expectativas de cada um.

Horizon Forbidden West do que experimentei, consegui 90 fps com tudo no maximo. Só peço 60fps, por isso, o meu limite ainda tem folga.

Alan Wake com tudo no máximo e Path Tracing, consegui 60/65 fps na cena inicial do jogo.

Não acredito que os jogos vão começar a puxar muito mais do que isto enquanto não sair uma nova geração de consolas. Já na geração passada foi exatamente o mesmo.

E mesmo caso isso aconteça, faço o que fiz com a 1070 Ti, settings gráficos optimizados em que basicamente não se nota diferenças a não ser em imagens estáticas com recurso a lupa, e a framerate tem um bom bump.
 
Não aguenta para pessoal que quer 4K e o RT no seu limite, mas isso nem uma 4070 ou 4080 dura até 2028.

Há muito espaço para otimização com uma 3070 para se ter os 60FPS sem comprometer visualmente.
 
Não aguenta para pessoal que quer 4K e o RT no seu limite, mas isso nem uma 4070 ou 4080 dura até 2028.

Há muito espaço para otimização com uma 3070 para se ter os 60FPS sem comprometer visualmente.

Certo. Daí dizer que depende das expectativas de cada um.

E mesmo caso isso aconteça, faço o que fiz com a 1070 Ti, settings gráficos optimizados em que basicamente não se nota diferenças a não ser em imagens estáticas com recurso a lupa, e a framerate tem um bom bump.

Isso não é bem assim, mas pronto. Se estás contente é o que interessa! De uma 1070Ti para uma 3070 é um salto grande.
 
Que programa usas para uv na 1070ti? Tenho uma gtx1080 num 5600x e queria dar-lhe uns toques.

Uso o Msi Afterburner, é muito simples de fazer o UV.

Isso não é bem assim, mas pronto. Se estás contente é o que interessa! De uma 1070Ti para uma 3070 é um salto grande.

Normalmente uso os settings optimizados do Digital Foundry ou do Benchmarking, e se iniciares um jogo sem saberes que foram colocados esses settings, garanto-te que não davas por ela, a não ser que parasses a imagem e começasses atentamente à procura das diferenças.

Não estamos a falar em passar de Ultra para Very Low, estamos a falar de descer 3 ou 4 settings de Ultra para Medium ou High, que normalmente têm pouco impacto visual mas dão um bom bump.

Já tive a experiencia em varios jogos, normalmente com o setting dos Shadows, em que passar de High para Very High ou Ultra não consigo ver diferença nenhuma, mas a framerate cai que é uma coisa maluca.
 
Última edição:
Não acredito que os jogos vão começar a puxar muito mais do que isto enquanto não sair uma nova geração de consolas. Já na geração passada foi exatamente o mesmo.

Gosto deste tipo de pensamento, muito dificilmente sairá algo muito mais pesado que o Alan Wake 2, e mesmo assim baixando aqui e ali ainda dá para jogar.

Tenho feito isso mesmo com a minha 1080ti já há alguns anos, monitor 1080p também ajuda.
 
Se jogar em 2560p e bastar chegar à 60 fps, qualquer coisa acima de 4070 é overkill. Se ficar por 1080p e 60 fps então é capaz até do 8700G aguentar bem.

Eu miro 144/165 fps, mas lá está dá para baixar settings e nem se dá pela qualidade gráfica. Pegando o Diablo 4, reduzi alguns settings, ativei DLSS, limitei fps a 144 e não noto diferença nenhuma e o consumo da gráfica caiu forte e feio. um jogo que ficava várias horas jogando no final é uma poupança de energia brutal, ainda mais no verão.

Por um lado nem sei se foi jogar dinheiro fora, nem tou jogando assim tanto mas enfim tá feito. Pelo menos 2,5 - 3 anos vou ficar com este GPU, quanto muito vendo antes de acabar a garantia que vende fácil.

A questão da 3070, é o mesmo da 4060 (ti), placas de 8 GB já começam a dar problemas de pouca memória, Last of US e o do Harry Potter tem stuttering com força, a não ser que se jogue a 1080p...

Se sair consolas como PS5 pro e xbox "Séries XT" com mais memória ai é a morte destes gpus antes na next gen.

Tive uma 3060 ti e já estava insatisfeito com a performance no Cyberpunk 2077 por exemplo. RT era inviável jogar mesmo com DLSS (menos de 60 fps) sem perde notória de qualidade de imagem.
 
Última edição:
Se ficar por 1080p e 60 fps capaz até do 8700G optimizado chegar!

A 1070 Ti já começava a ter dificuldades em alguns títulos a 1080p, quanto mais o 8700G.

Para 1080p 60fps tenho a certeza absoluta que a 3070 dura até sair a nova geração de consolas em 2028, e provavelmente vai conseguir fazer isso com os settings no máximo (juntando DLSS).
 
Back
Topo