1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Nvidia at work on combined CPU with graphic

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Zarolho, 19 de Outubro de 2006. (Respostas: 10; Visualizações: 1119)

  1. Zarolho

    Zarolho Power Member

    WE MANAGED to confirm that Nvidia has started to develop a CPU. Charlie wrote about the interesting implications of Nvidia's good fortune in acquiring some folk from Stexar, a company that was known for its X86 marchitectural expertise.
    And now we hear that development is underway at Nvidia's just-announced Portland, Oregon, Design Center, where chip folk are beaving away on 45 nanometre designs.
    The project should bear fruit sometime in 2008, as Nvidia prepares plans to compete with Intel and AMD on the blended graphic and CPU concept.
    This is what OEMs want in 2008. Sixty-five or 45 nanometre processes make this possible and AMD and Intel are going to do it, so Nvidia doesn’t have much choice.
    It seems Nvidia might remain a feisty player in the years to come, unless someone fanatically swallows it.
    Things are certainly heating up. µ

    http://www.theinquirer.net/default.aspx?article=35216

    Cá está algo que sempre acreditei ser possivel. São rumores hoje, mas amanhã poderá ser uma realidade que em poucos anos vai ser muito desejada pelo mercado, quando o mercado atingir um ponto de equilibrio e saturação entre a AMD e Intel.

    Um 3º fabricante de CPUs seria um "amigo" muito bom para o consumidor... A Intel e a AMD é que poderam a médio-prazo acabar com o "sonho" da nVidia...
     
  2. HiGhVoIcE

    HiGhVoIcE Power Member

    Depois de a Intel e AMD anunciarem soluções semelhantes, a NVIDIA tinha de se por a pau...
     
  3. blastarr

    blastarr Power Member

    Interessante, a Nvidia ter criado um centro em Portland... apenas a alguns minutos de distância do maior centro de pesquisa (e maior fábrica) da Intel, em Hillsboro...
     
  4. Zar0n

    Zar0n Power Member

    1º Já tens um 3º player no mercado, chama-se VIA C7 e atinge 2GHz, claro k é mais usado em situações low power passivas, mas pode evoluir num competidor da AMD/Intel.

    2º Tens o Godson 2E da DLX k atinge 1Ghz, como é MIPS só corre linux mas é muito mais barato k ***** X86

    3º A Nvidia n tem fabricas, e sem elas vai ter k dar parte dos lucros a quem o produzir, tb vai ser impossível estar na crista da onda de processos de fabrico a n ser k faça algum tipo de acordo com a IBM.

    4º Pior ainda são os custos de licenciamento de toda a IP necessaria para produzir um X86, concorrente com um CPU da Intel / AMD, e claro ha muitas coisas k as marcas n vendem a n ser k tenham o controlo parcial ou total da empresa. (hint)

    5º O mercado dos PC's Desktop n está a subir, o aumento está nos laptops, mobile devices, e set-top boxes, como tal n sei se ha espaço para outro concorrente de CPU's para Desktop.

    Como tal n é impossivel mas altamente improvável a Nvidia tirar da cartola um CPU concorrente do melhor k a AMD ou Intel tem para oferecer, a n ser k faça muitos acordos com outras empresas e mesmo assim n vai acontecer de um dia para o outro, pode nem acontecer esta década.
     
    Última edição: 19 de Outubro de 2006
  5. blastarr

    blastarr Power Member

    A AMD tem-se mantido na crista da onda (mais ou menos) dos processos de fabrico como ?
    Licenciando (comprando) a tecnologia SOI à IBM.


    E a Nvidia, caso decida mesmo aventurar-se nisto, não vai usar estes híbridos para CPU's de alta performance, mas sim para telemóveis, que não precisam de usar a arquitectura x86 (e no caso de a usar, não precisam certamente da performance de um Core 2 Quad-Core, nem mesmo de um Core 2 normal).
    Aliás, as actuais GoForce já incluem quase tudo o que é necessário para ter um SOC (System-On-a-Chip), incluíndo som, gráficos/vídeo, networking, etc.
     
  6. Zarolho

    Zarolho Power Member

    A nVidia está muito mais proxima de ser concorrente da Intel e AMD do que qualquer outro player do mercado actualmente...

    Esse 3º ponto que tu referiste é que me parece de realçar e ter em conta. É que a IBM é um "out-sider" de peso activo no mercado e nunca se sabe o que dali poderá surgir a qualquer momento... Se calhar mais facilmente a IBM compra ou junta-se á nVidia, do que a Intel o fará...

    Por enquanto tudo não passa de rumores e meras hipoteses, mas olhando e analisando o mercado (depois da fusão AMD/ATI) dá a sensação que a qualquer momento poderá cair nova "bomba"...

     
  7. Zar0n

    Zar0n Power Member

    Pois mas as licenças n são baratas e a AMD já tem um contrato com a IBM até 2011, no contrato deve incluir n fornecer a mesma tecnologia a eventuais concorrentes directos.

    Os 65nm e os 45nm custaram à volta de 1/4 de Bilião de dólares cada à AMD n axo k a Nvidia tenha esse dinheiro para gastar.

    A solução mais fácil era virarem-se para a Intel, ou fazerem uma parceria com a mesma, e claro k n era para serem concorrentes directos, a n ser claro k façam uma aquisição parcial ou total da Nvidia.
    E voltamos ao mesmo de k para quê gastar capital com a Nvidia se eles mesmos o podem fazer.
     
  8. Zarolho

    Zarolho Power Member

    Pelo mesmo motivo que a AMD comprou a ATI... Tempo! A compra da ATI não significa que a AMD não era capaz de cumprir os seus planos futuros, mas ao comprar a ATI, sem duvida alguma a AMD comprou/ganhou "tempo" e tempo/timing no mundo empresarial é muitas vezes a linha que separa os vencidos dos vencedores...
     
  9. Zar0n

    Zar0n Power Member

    As duas companhias AMD/Intel n estavam na mesma situação, a AMD necessitava do know How da ATI de ***** e GPUs, a Intel n necessita, com o k tem e algum R&D consegue o suficiente para o k ker GPU's low end integrados.

    Dps ha o problema k uma compra da Nvidia ia gerar muitos problemas de Antitrust, devido a cota de mercado k ambas possuem.

    Tlx o futuro passe pela Nvidia se aguentar enquanto houver GPU's dedicados em grandes quantidades e progressivamente ir passando para outras plataformas como dedicar-se só a componentes para mobiles, ou kem sabe pode juntar-se à VIA para fazer um CPU+GPU, há muitas possibilidades mas fazer um CPU Desktop do nada concorrente com os High end da Intel/AMD n é uma opção realista.
     
  10. Kursk_crash

    Kursk_crash Banido


    Juntar-se não..eu diria antes.. a NVidia comprar a VIA e ter alguma base nos x86... poderia ser interessante... a SIS coitada.. vai abaixo.. ou então fazerem todos um consórcio
     
  11. blastarr

    blastarr Power Member

Partilhar esta Página