1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Processador NVIDIA confirma a sua entrada no mercado x86

Discussão em 'Novidades Hardware PC' iniciada por Spiderman, 5 de Março de 2009. (Respostas: 18; Visualizações: 2945)

1. Spiderman

Spiderman I folded Myself

in ForumPC

2. Batousai

Batousai 1st Folding then Sex

No license no nvidia cpu right?

3. skandal

skandal Power Member

Pode sempre comprar a Via, ou comprar a licença à Via.

Mas boas noticias, vem aí mais competição no mercado :)

4. Batousai

Batousai 1st Folding then Sex

Sim, competição no mercado é o que o consumidor quer!lol

5. petersaints

petersaints Power Member

Acho que essa ideia de comprar a VIA / licença à VIA já deu barraca há uns tempos... salvo erro a licença da VIA tem uma clausula que a impede de ser vendida e em caso da empresa ser adquirida a licença também fica sem efeito! Eu sei que foi aqui no forum, possivelmente nesta secção, que li essa informação.

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sim, petersaints. Ao que parece se for comprada perde a licença.

Mas de qualquer forma, ao que parece não iremos ver processadores nvidia tal como a intel e amd tem hoje. É para segmentos "emergenters" como os netbooks

7. microcris

microcris Power Member

Não existe forma de emular as instruções x86? Imaginem que alguém projecta (eu sei que não é coisa que se faça da noite para o dia lol) uma CPU com uma capacidade de processamento brutal. Esta poderia ter uma unidade qq dedicada a traduzir o código x68 para o seu conjunto de instruções nativo. Ou até mesmo para isto seria necessária uma licença? É óbvio que ao fazer isto seria perdida alguma capacidade de processamento mas mesmo assim não me parece ser impossível...
    Isto deveria ser como os motores a gasolina e a gasóleo. Cada marca pode projectar e desenvolver um motor sem ter que pagar alguma coisa ao sr Rudolf Diesel ou aos srs que inventaram o motor de explosão (gasolina)... Ok, existem umas quantas tecnologias proprietárias mas isso não é para aqui chamado lool.

Fiquem bem :)

8. Chob

Chob 1st Folding then Sex

´Mas afinal as licenças para x86 têm de ser dadas pela Intel?

9. microcris

microcris Power Member

Pelo que sei, o x86 "começou" com 8008 da Intel e ganhou corpo com o 8086. Portanto o conjunto de instruções x86 pertence à Intel. Pensava que ao set x86 (16 e 32bit) só a Intel é que podia adicionar novas instruções e todos os outros iam atrás. No entanto o set x86-64 (criado pela AMD) é considerado uma extensão da arquitectura x86 de 32bit que mais tarde foi adoptado pela Intel.
    Com certeza haverá por aqui pessoal em melhores condições de explicar isto :)
    http://en.wikipedia.org/wiki/X86#64-bit_Long_mode

Última edição: 6 de Março de 2009
  10. DJ_PAPA

DJ_PAPA Power Member

http://www.hpcwire.com/blogs/Yes-Indeed-NVIDIA-Has-x86-Ambitions-40810992.html

11. ppaulo

ppaulo Power Member

Não sei se não haverá uma fusão entre a intel/nvidia.

12. Spiderman

A acontecer isso, seria uma tragedia a meu ver...

O ideal seria a Nvidia juntar-se a Via

13. muddymind

muddymind 1st Folding then Sex

Com a intel a querer impingir o larabee? duvido muito :P

14. ciberg

ciberg Moderador
    Staff Member

Existir forma existe, eu no meu Atari ST (CPU Motorola 68000 - o dos Apple) no final dos anos 80 tinha um emulador de DOS que corria tudo o que um PC x86 corria na altura, mas muito mais lento.

O Motorola funcionava a 8Mhz e era bem mais lento que um x86 a 4.7Mhz, por isso a emulação tem sempre um overhead tão pesado que não se torna "rentável".

15. FastBoy

FastBoy Power Member

Só para colmatar, a uns dias vi um video de uma PSP a arrancar com o windows 95. Obviamente também emulado.

Acontece que fui vendo o vídeo, muito mas mesmo muito lento, sem qualquer utilidade do meu ponto de vista.

Uma solução de emulação é sempre pior que uma solução nativa.

cump.

16. Spiderman

NVIDIA Looking to Buy Into VIA

in TechPowerUp

:D

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Acho que já foi falado, mas o problema é que caso a Via seja comprada por outra empresa, a licensa x86 deixa de ser válida.

18. blastarr

blastarr Power Member

Isso não é verdade.
    A licença x86 que a VIA possui não foi adquirida à Intel, mas sim à IBM.
    Aliás, já passou da IBM para a Cyrix, da Cyrix para a National Semiconductor, da National Semiconductor para a VIA, e esta criou uma empresa subsidiária separada (Centaur Technologies) só para desenvolver as CPU's x86, sem que a Intel se tenha mexido sequer (as duas empresas só embirraram por causa dos chipsets que a VIA desenhava para CPU's da Intel).

No caso da AMD, bastou esta criar a Global Foundries recentemente para que estalasse o verniz entre ambas, porque a licença x86 da empresa é negociada directamente com a Intel.

in Wikipedia

Se a Nvidia comprasse mesmo a VIA, podia dar-se o caso de voltar a trabalhar com a IBM e encomendar a produção de novo à Foundry que esta possui em East Fishkill, NY (o chip NV41 foi produzido aí, há uns anos atrás).

Última edição: 28 de Março de 2009
  19. The Golden Eagle

The Golden Eagle I quit My Job for Folding

Ou seja seria uma atitude inteligente da AMD comprar a Via, assim deixava de ter problemas com a Intel, certo?

Anyway, isso não deve acontecer porque a AMD está sem €€€, portanto a nVidia que se despache a comprar a Via, porque gostava de ver um CPU x86 da nVidia no mercado "rápidamente" e quem sabe num netbook.

Partilhar esta Página