Gráfica nVidia RTX 4000 séries "Ada" (Modelos SUPER lançados)

Também acho que estes lançamentos fora muito más, mas acho que vocês estão completamente fora do contexto mundial não estão?

Queriam que as gráficas tivessem os mesmo preços de há 8 anos?
Nao existiu inflação em tudo? Acham que os circuitos integrados e a logística associada não aumentou?
Isso é uma não questão, quase todos os outros componentes (exceptos gpus e psu) estão a preços semelhantes, podem ter aumentado a oferta para captar preços mais altos, mas arranja-se na mesma bons produtos de última geraçao com valores semelhantes de há 8 anos. O único problema é mesmo a falta de concorrência no mercado GPUs e todos sabemos que a nvidia aumentou imenso as margens de lucro nos produtos.
 
Também acho que estes lançamentos fora muito más, mas acho que vocês estão completamente fora do contexto mundial não estão?

Queriam que as gráficas tivessem os mesmo preços de há 8 anos?
Nao existiu inflação em tudo? Acham que os circuitos integrados e a logística associada não aumentou?
Mas eu já estou a contar com isso...

A minha GTS450 (antepassada de uma hipotética 4050) custou-me uns 125€ numa loja "não barata", nem há uns 12 anos atrás.
A minha GTX660 "vanilla" ficou-me por 220€ também numa loja "não barata" em 2013.
Só a minha mais recente GTX1660 "vanilla" é que me ficou por 256€ numa das lojas "baratas" no verão de 2019.

E seja de que maneira for, vamos assumir que a pandemia de 2019/20/21 deixou a logística de rastos... mesmo assumindo um aumento extraordinário devido à inflação e mais à guerra do pigmeu, achas decente que se vendam placas gráficas da categoria de uma 4050 a preços mais próprios de uma 4070/4080?

500 paus por uma "4050" com 16 GB? Onde é que tu, ou eu, ou alguém aqui do fórum alguma vez dávamos 500 paus por uma GTS450, uma GTX1050, ou uma GTX 3050?

\w/
 
Última edição:
Mas eu já estou a contar com isso...

A minha GTS450 (antepassada de uma hipotética 4050) custou-me uns 125€ numa loja "não barata", nem há uns 12 anos atrás.
A minha GTX660 "vanilla" ficou-me por 220€ também numa loja "não barata" em 2013.
Só a minha mais recente GTX1660 "vanilla" é que me ficou por 256€ numa das lojas "baratas" no verão de 2019.

E seja de que maneira for, vamos assumir que a pandemia de 2019/20/21 deixou a logística de rastos... mesmo assumindo um aumento extraordinário devido à inflação e mais à guerra do pigmeu, achas decente que se vendam placas gráficas da categoria de uma 4050 a preços mais próprios de uma 4070/4080?

500 paus por uma "4050" com 16 GB? Onde é que tu, ou eu, ou alguém aqui do fórum alguma vez dávamos 500 paus por uma GTS450, uma GTX1050, ou uma GTX 3050?

\w/

Certo, e se reparares eu comecei por dizer que achava que esta geração estava demasiado cara.

Mas tu mencionaste que a actual 4070 devia ser a 4060 e custar 250€ ou 300€ pela Ti.
Ora, por exemplo, a gtx 1060 6Gb foi lançada com MSRP de 299$ em 2016. Assumindo que €=$, dá um preço de lançamento com IVA de 368€.
Usando uma calculadora online para inflação (https://www.in2013dollars.com/europe/inflation/2016?amount=368) esse 368€ dão 484€ em 2023.

Ou seja, olhando apenas a inflação a 4070 pelo preço da 4060Ti seria mais ou menos "justo". Os preços que achavas que as gráficas deveriam estar parecem-me algo irrealistas mesmo sem a chulice obvia da Nvidia.
 
Comprei uma série 60 em 2013 por 220€, 10 anos depois devia conseguir comprar essa mesma série 60 por um preço semelhante.

Mas na verdade, a actual série 60 é uma 50 que devia ter um bus de 192bit, como nunca nenhuma série 50 teve.
 
Comprei uma série 60 em 2013 por 220€, 10 anos depois devia conseguir comprar essa mesma série 60 por um preço semelhante.

E ignoras a inflação que aconteceu em 10 anos?


Mas na verdade, a actual série 60 é uma 50 que devia ter um bus de 192bit, como nunca nenhuma série 50 teve.

Já todos sabemos que o Bus caiu devido a agora adicionarem cache.

Acontece exatamente o mesmo do lado da Amd, até foram eles que começaram com isso na geração passada.
 
Performance e specs das gráficas, sim, completamente idiotas face ao "pouco avanço" neste salto de geração..

Agora, MSRP de $299 para a 4060, acho super ajustado à realidade.

$250 para a 4050 já posso achar meio "torce nariz", pois se calhar devia estar mais próximo aos $200, mas mesmo assim não acho descabido.

Uma GTX 1660 tinha um MSRP em torno de $220, salvo erro, e tenho ideia de nunca ninguém ter questionado o valor ou dizer que devia valer $150..

Aquilo que eu defendo há já algum tempo é que a Nvidia deveria manter a gama GTX viva, com 50/60. Lançassem umas GTX 2650 e 2660 para terem gráficas entre os $150 e $200, e acho que seria uma boa jogada.

Que de alguma maneira fossem inúteis em RT, mas conseguissem pelo menos aproveitar o dlss. Isso sim, seria uma master move.
 
Já todos sabemos que o Bus caiu devido a agora adicionarem cache.

Acontece exatamente o mesmo do lado da Amd, até foram eles que começaram com isso na geração passada.
O problema do bus cair nem é a perda de BW, a cache L2 extra ajudou, mas é limitar capacidade de RAM, ou é 8 ou 16GB. Infelizmente não fazem chips de 24gbps (vai existir em GDDR7)

E eu considero a 4060 uma 50 class. Estas placas tem die size igual da GTX 1650, os mesmos 128 bits e PCB com mesmo tamanho (embora com VRMs maiores).
 
É muito simples, nvidia faz o que pode. Muito dinheiro mesmo em IA, logo para as nossas gráficas resta as gimmicks que fazem uso dessa IA, e como bónus contribui para o monopólio do mercado. São uma empresa de IA, não de GPUs, e agora mais de software que hardware. Como o mercado na pandemia aguentou preços elevadíssimos, porque não lançar agora uma 4050 e chamar-lhe 4060, afinal controlam a maioria do mercado, e muita gente só compra nvidia como muitos americanos só querem coca-cola.
 
Corsair's stylish 12VHPWR power adapter helps prevent melting 16-pin connectors
Put your mind at ease with 180 degrees

qlBHmPD.jpg


https://www.techspot.com/news/99632-corsair-stylish-12vhpwr-power-adapter-could-prevent-melting.html
 
Mais um passo positivo na evolução da tecnologia do DLSS. Pela excelente experiência que tenho com o DLSS atual, as as expetativas com esta nova iteração, só pode ser a melhor.
 
Se as placas são caras ou não isso é outra questão, mas que os tipos estão anos luz à frente da AMD em tudo, especialmente na AI, lá isso estão...
 
Amd já anda atrasada imenso tempo vs dlss3 , com esta melhoria do dlss3 para 3.5 partiu a loiça toda , nvidia tem merito de estar evoluir sempre para melhor o seu dlss e muitos diziam que ia morrer cedo ...
Minha experiencia com dlss 2/3 top mesmo cada vez melhor .
 
Back
Topo