O meu PC dá choque.....

vcore

Power Member
A situação é a seguinte:
Se tocar com as mãos na parte metálica do interior do meu PC sinto a corrente electrica a passar..o que faz com que apanhe uns choques eléctricos... depois de ter desligado tudo, inclusivé o cabo de alimentação da fonte a situação continua a acontecer, visto a fonte continuar em tensão.

Acho que esta situação se deve ao facto de não ter a ficha de alimentação da fonte ligada à terra, como vivo numa casa com a instalação antiga nehuma tomada no meu quarto tem fio de terra.
Gostaria que me dessem umas dicas de como resolver esta situação...ou seja como faço a ligação à terra da fonte do meu computador.....
 
Faz o seguinte ... vai a uma loja de material eléctrico e compra uma tomada com terra mais fio de cobre (unifilar com ou sem isolamento) com comprimento suficiente para chegar à cozinha ou casa de banho mais próxima do teu quarto ... ligas esse cabo ao borne terra da tomada e a outra ponta a qq tubo da canalização da cozinha ou casa de banho desde que não seja de pvc óbviamente. Chumbo ou ferro será o ideal. Raspas um pouco esse tubo e enrolas o cabo nessa zona e fixa-lo com uma qq abraçadeira de metal ....
 
Olha lá, antes de penssar em fazer cabos de fio-terra... no meu PC tb apanho pekenos cokes kuando estou descalço mesmo deois de já ter desligado o cabo, mas é por causa dos cabos das colunas k vão á placa de som e por causa do cabo do modem da NetCabo k liga na placa de rede... pk esse sim (cabos do modem), mordem até dizer xega... e passam alguma energia para o PC ... logo o PC da choke...

Esperimenta tirar os cabos todos, mesmo todos da caixa, e depois ver se dá choke (o k eu dúvido) .

Bem... se mesmo assim der e kiseres fazer o cabo com fio-terra... ou fazes como disse o kota ou então fazes da maneira tradicional... enterras uma placa de metal debaixo de terra (num quintal ou na rua.... (num vaso ñ sei se dá ... lol :-D) e ligas-lhe um fio e ligas á tomada...

Boa sorte !
 
Terra.... é +/- issu, a carga k é descarregada no fio terra é energia k é libertada pelo aparelho k está a mais... devido a uma sobrecarga ou oscilações no fornecimento de corrente... esta sobrecargas são descarregadas na terra, pk a terra (planeta) pode receber um infindável descarga de energia k os seus elctrões continuaram equilibrados... istu pk a corrente eléctrica é uma corrente com exeço do electrões positivos e nós apanhamos chokes pk não estamos com os electrões ao mesmo nivel da electricidade... uma recarregável tb recebe energia até fikar com o ekilibrio de electrões poicitos/negativos da corrente eléctrica... Mas como o planate terra precisava de uma infindavél carga para fikar ao mesmo nivel de equilibrio de eletrões da energia... podemos fazer a descarga no terra... num vazo tb dava... mas era se fosse pouca corrente, axo k é um corpo pekeno demais para issu ...

Simples ñ ? ;)
 
Hmmm muito estranho provavelmante o teu problema não se reduz só a falta de ligação a terra pois tive o meu PC durante anos ligado a uma tomada sem terra e não acontecia nada disso.

Se vives numa vivenda compra o seguinte material:

Electrodo de Terra 1,5 Mts com abraçadeira

V 6 mm Verde/Amarelo

Tomada Schuko Interior ou exterior conforme possas ou não encastrar a tomada na parede.

Depois é muito simples chegas ao teu quintal enfias o Electrodo no chão e ligas o fio de terra ao electrodo com a ajuda da abraçadeira. Cuidado ligar o fio de terra a canalização não é la muito seguro ...antigamente fazia-se isso porque não havia outra maneira pois os prédios não tinham instalados qualquer circuito de terra.

PS: Se por acaso tiveres um aquecedor que não usas no teu quarto verifica a sua ligação, é provavel que tenha ligação a terra se assim for aproveita e liga uma tomada a esse circuito ...foi o que eu fiz e está a funcionar as mil maravilhas ;)
 
zoMmMm em relação ao que dises-te acerca de apanhar-mos choques por nao estarmos ao mesmo nivel da electricidade isso nao e bem verdade, por exemplo se te meteres em cima de uma tabua nao apanhas nenhum choque por a tabua ser um isolante tu nao apnhas choque mas estas a uma tensao de 220v, mas se estiveres no chao normalmente e tocares com a mao na fase apanhas um valente choque porque assim tu estavas a dar passagem de corrente para a terra, e o que acontecia a seguir era o quadro ir abaixo.
Conclusão tu sevias de condutor electrico que transmitia a electricidade para a terra.
 
como isso esta tem muito cuidado,alem de ser um pouco perigoso podes correr o risco de danificar muito facilmente algum componente do pc se lhe tocares com os dedos nos chips,foi assim que eu dei cabo de uma matrrox~,estava a mexer no pc sem estar ligado a terra,toquei nos pernos do chip da placa grafica sem querer e senti um choquezito,e disse ca pra min,agora que foi,liguei o pc e imagem nepias apesar de arrancar o windows e nem apitos dava
 
em relaçao aos xokes .. eu tb tinha esse prob.. a minha caixa dava xoke por todo lado... ate o meu monitor!! meti um pisca-polos no canto do ecran i a luzinha acendia..:( foi entao k resolvi komprar uma vara de cobre de 1,5metros i espetei-a no xao do meu kintal... dp kom um fio k era (amarelo/verde) liguei directamente da vara à tomada do meu PC...

fikou k nem um mimo:D
i xokes??... nem senti-los:P


HasTa!:)
 
pa eu comprei a vara aki numa loja da zona... (Oeiras)
eu dp digo +/- a morada.. é k agora n sei la mto bem, mas komo kostuma passar por la dp posso ver..

CyaZ:)
 
chokes chokes apanho eu quando encosto os deditos ao conector da ficha da netcabo ke liga ao modem... sukker's electrified.

ah .. o meu pc Não ta ligado a uma ficha terra, mas n da chokes de maneira alguma. experimenta ligar 1º a uma dakelas extenções com protector de pikos de corrente. pode ser ke o problema seja mesmo a tomada.
 
Back
Topo