O mundo das PIC's

souto

To fold or to FOLD?
Caros,

Gostaria de começar a brincar com umas PIC's, para fazer umas experiências :)
Não faço ideia de como começar a enveredar por esse mundo, nomeadamente material a comprar, boas práticas, etc.

Tenho noções intermédias de electrónica, pelo que não será problema nesse aspecto.

A grande pergunta é mesmo por que PIC começar, o programador a comprar... essas coisas básicas.

Agradeço desde já, e espero que isto seja útil para quem se quer iniciar neste mundo igualmente.
 
Viva,

De inicio recomendo o 16F84. É o ideal para se começar, as portas de entrada são reversírveis (o que é in pode ser out e vice-versa). Tem um 'clock' de trabalho aceitavel e bom para as primeiras experiências. O espaço em memória no inicio é sempre muito, mas com o andar do tempo e conhecimento, nunca vai chegar.

Tens aqui uma forma artesanal e muito barata para te inciares, vais ver as maravilhas que consegue fazer com um µC.

Boa sorte e bons projectos.
 
Esse PIC já é obsoleto e por isso não o recomendo (porque até podes pagar demasiado por ele desnecessariamente)

Olha por exemplo o 16F84 a comparar com o 18F2520 (Estão os 2 ao mesmo preço):
http://search.digikey.com/scripts/DkSearch/dksus.dll?Detail?name=PIC18F2520-I%2FSP-ND


O meu 1º PIC foi o 16F628...

Além disso o 16F84 não tem relógio interno equanto que o 628 e o 18F2520 têm (escusas de meter cristal)

EDIT: Para programar PICs o JDM programmer serve para eles quase todos e o software usa o winpic ou o ICprog.


Cumps
 
Última edição:
Um cristal é baratissimo tipo 50 centimos, mas é menos uma cena a chatear/ocupar espaço...

Esse programador é fixe porque é USB e tem um socket ZIF mas a lista de pics suportados é que é um bocado curta...


Cumps
 
Bom, comprei esse programador USB, que apesar de não ter tantas PIC's, tem a vantagem de eu o poder usar em qualquer computador...Para o inicio serve.

Vinha com a oferta de um 16F628A, portanto melhor ainda!

Agora, onde posso encontrar tutoriais em C e IDE's para desenvolver software em C?

Tenho procurado mas não encontro praticamente nada...

Cumprimentos.
 
Se não tens preferencia pela marca, podes sempre começar pelo arduino

E baseado num atmega168, interface usb, e julgo ser uma plantaforma muito acessível para se começar.
 
eu comecei com um picaxe 28X... é fixe para aprender porque tanto podes programar em basic como em fluxogramas (o que até torna a coisa quase ridicula :P)

permite fazer muita coisa, mas com o tempo vai começar a ser pouco, mas até lá, chega bem

é barato, o circuito é muito simples e não precisas de nenhum programador externo
 
Também me estou a iniciar (tenho agora essa cadeira) nos microcontroladores (PIC) e gostaria de saber quais os livros que aconselham, ou pelos quais se guiaram/guiam no vosso processo de aprendizagem. Eu já cá tenho alguns, mas gosto sempre de saber quais são os que o pessoal mais entendido aconselha.

A linguagem de programação será C, e a pic que será torturada será a 18F2520;)

Já agora, como IDE o MikroC ou o MPLAB?
 
Back
Topo