O que acham deste cooler? (CM Sphere)

ruiascensao

Power Member
Tinha pensado que o sítio onde fiz a pergunta não era o mais certo...
Gostava que me "dessem nas orelhas" e me falassem em alternativas :p
 
Há uma coisa que eu não percebo muito bem.
De onde vem o rendimento destes coolers:
1º Thermalright Ultra 120 Extreme + Noiseblocker XL22º Noctua NH-U12P
3º Noctua NH-C12P
4º OCZ Vendetta 2
quando são feitos parcialmente em alumínio, o sphere da cooler master é totalmente fabricado em cobre.
E como podem ver na tabela abaixo, a condutividade térmica do cobre é quase o dobro do alumínio.
É do formato? Das ventoinhas?

_________________Temperature (ºC)_________________Thermal Conductivity (W/m-K)
Cobre________________77______________________________________240
Alumínio______________77______________________________________396
 
Última edição:
A performance vem da existência de heatpipes, que transportam o calor muito mais rapidamente dum sítio para o outro (por convecção).
 
A performance vem da existência de heatpipes, que transportam o calor muito mais rapidamente dum sítio para o outro (por convecção).

Ok, já vi que é por causa dos heatpipes:

"Inside a heat pipe, at the hot interface a fluid turns to vapour and the gas naturally flows and condenses on the cold interface. The liquid falls or is moved by capillary action back to the hot interface to evaporate again and repeat the cycle."

No entanto, só uma ligeira correcção, o efeito dentro do heatpipe é chamado condução e não convecção. Convecção natural (ou forçada) é o que acontece no exterior, nas alhetas.
No entanto não percebo porque é que o dissipador não é completamente fabricado em cobre, sendo um material com maior condutividade térmica.
 
No entanto, só uma ligeira correcção, o efeito dentro do heatpipe é chamado condução e não convecção. Convecção natural (ou forçada) é o que acontece no exterior, nas alhetas.

A convecção não são trocas de calor envolvendo fluidos (gases e líquidos)?

Ora, se um heatpipe tem um fluido que constantemente evapora e condensa, acho que é um misto de condução (do CPU para o heatpipe e para aquecer o fluido e do fluido para o heatpipe e para o ambiente) e convecção (deslocamento interno do fluido).

No entanto não percebo porque é que o dissipador não é completamente fabricado em cobre, sendo um material com maior condutividade térmica.

Peso, preço, espaço ocupado.

É muito mais relevante a potência dissipada (calor 'retirado' por segundo) do que propriamente ter temperaturas de 20ºC. Um CPU é uma série de junções semicondutoras, e o que interessa é minimizar a resistência térmica entre a superfície do CPU e o ambiente (o que conduz a maior potência calorífica 'retirada' da superfície do CPU). Nesse aspecto os heatpipes provavelmente são melhores (a convecção é mais rápida que a condução).
 
Última edição:
A convecção não são trocas de calor envolvendo fluidos (gases e líquidos)?

Ora, se um heatpipe tem um fluido que constantemente evapora e condensa, acho que é um misto de condução (do CPU para o heatpipe e para aquecer o fluido e do fluido para o heatpipe e para o ambiente) e convecção (deslocamento interno do fluido).

Sim, o heatpipe tem a mistura dos dois, convecção e condução.

O CM sphere, tem dois aspectos que justificam ter rendimento inferior:
Parece ser oco por dentro, o que diminui a superficie de contacto (superficie das alhetas) com o ar ambiente, que diminui a transferencia por convecção;
Tem 4 heatpipes contra os 6 do THERMALRIGHT.

Peso, preço, espaço ocupado.

Tudo certo, menos o espaço ocupado, que seria, à partida, menor ou igual, pois como o cobre tem maior condutividade térmica não necessita de ter tantas alhetas para ter o mesmo rendimento do Aluminio.

É muito mais relevante a potência dissipada (calor 'retirado' por segundo) do que propriamente ter temperaturas de 20ºC. Um CPU é uma série de junções semicondutoras, e o que interessa é minimizar a resistência térmica entre a superfície do CPU e o ambiente (o que conduz a maior potência calorífica 'retirada' da superfície do CPU). Nesse aspecto os heatpipes provavelmente são melhores (a convecção é mais rápida que a condução).

Com o cobre tens mais transferência por unidade de tempo, do que com o aluminio. E são as alhetas, de cobre ou aluminio, que fazem com que a temperatura baixe na ponta quente do heatpipe.
É ao contrário, a condução é mais rápida que a convecção.
A vantagem do heatpipe é esta:
"The main reason for the effectiveness of heat pipes is the evaporation and condensation of the working fluid.
The heat of vaporization greatly exceeds the sensible heat capacity. Using water as an example, the energy needed to evaporate one gram of water is equivalent to the amount of energy needed to raise the temperature of that same gram of water by 540 °C"

P.S.: Não leves a mal as minhas correcções

Pensa no preço do minério. A ser todo de cobre, o preço duplicava ou triplicava.

Cumps

Existe uma edição limitada do Thermalright (Thermalright Ultra-120 True Copper) que é.

O THERMALRIGHT ULTRA-120 TRUE COPPER deve ser o melhor do mercado, sendo o THERMALRIGHT ULTRA-120 normal tão bom.
Esse, para mim, já faz mais sentido, e tendo em conta a quantidade de cobre que leva faz sentido. O preço do CM sphere, penso que se deve a ser oco por dentro (pouco cobre).
Podem ver aqui:
http://www.techreviewdb.com/images/stories/jreviews/312_09leftb_1195644289.jpg

"TRUE Copper will be a limited edition to the eXtreme lineup due to the high cost of copper."
 
Última edição:
Back
Topo