O que fazer com uma Raspberry Pi3?

Minguno

Power Member
Comprei /encomendei com pré pago uma Raspberry Pi3 - comprei por curiosidade para ver o que aquilo é na verdade o que não sei é o que vou precisar para a configurar .

Queria saber se preciso de comprar algo mais pois só quando a encomenda chegar é que vou ver a caixa .

-1 Existem comandos do tipo consola que se lhe possam ligar por 20 eurs ou menos?
-2 Dá para instalar Kodi ?
-3 Preciso de um cartão para instalar o sistema que lhe queira meter , quantos GB?
-4 Alguém joga algum jogo retro nas tvs com raspberrys ?

É isso uma ajuda no sentido geral da coisa assim depois tenho tudo pronto a começar a inventar com ela.

https://www.raspberrypi.org/products/raspberry-pi-3-model-b/

Nos raspberrys não sei quase nada a não ser os vídeos do youtube.
 
Comprei /encomendei com pré pago uma Raspberry Pi3 - comprei por curiosidade para ver o que aquilo é na verdade o que não sei é o que vou precisar para a configurar .

Queria saber se preciso de comprar algo mais pois só quando a encomenda chegar é que vou ver a caixa .
Tens de compar:
-Caixa
-Transformador (5.1v 2.5A) compra o oficial se nao podes ter problemas
- 8GB(min) classe 10


-1 Existem comandos do tipo consola que se lhe possam ligar por 20 eurs ou menos?
tens sites da especialidade por ex: https://www.modmypi.com/
-2 Dá para instalar Kodi ?
Dá. Muita gente instala pipplware ja tem kodi e emuladores retro, é baseado em debian com xfce
-3 Preciso de um cartão para instalar o sistema que lhe queira meter , quantos GB?
8GB(min) classe 10
-4 Alguém joga algum jogo retro nas tvs com raspberrys ?
ate tens comandos e toturias com fazer

É isso uma ajuda no sentido geral da coisa assim depois tenho tudo pronto a começar a inventar com ela.

https://www.raspberrypi.org/products/raspberry-pi-3-model-b/

Nos raspberrys não sei quase nada a não ser os vídeos do youtube.
 
Já arranjei os gamepads por usb como são detectados no meu Flavitu certamente me servirão para alguns jogos no raspberry vou é ter de usar um porto usb como o Raspberry trás quatro ainda sobram 3.

Sobre o carregador já me comentaram que posso usar um carregador de telefone por acaso tenho aqui um de câmara de filmar que tem 5v --- 2A.

Vou pesquisar a ver se me serve.
 
Já arranjei os gamepads por usb como são detectados no meu Flavitu certamente me servirão para alguns jogos no raspberry vou é ter de usar um porto usb como o Raspberry trás quatro ainda sobram 3.

Sobre o carregador já me comentaram que posso usar um carregador de telefone por acaso tenho aqui um de câmara de filmar que tem 5v --- 2A.

Vou pesquisar a ver se me serve.

Para o pi 2 ate serve, mas para o 3 é pouco.
Mas podes experimentar se te aparecer um quadrado as cores quer dizer que tem problemas de energia

Sent from mTalk
 
Obrigadão , já ando a ver umas coisitas que lhe vou fazer http://www.instructables.com/id/Raspicase-Caja-para-Raspberry-Pi/ a ver se lhe meto iluminação com ventoinha ou luz led mas não sei muito disso e tb queria fazer uma caixa em madeira talvez de uma coluna de aparelhagem que tenho aqui mas não tenho é maneira de fazer desenhos em madeira mas verei que me sai e que posso reciclar dos trastes que andam por aqui.

Agora aguardo só a chegada da coisa e depois invento.
 
qual é a tua ideia??
para ligares uma ventoinha podes ligar ao gpio. atenção que é de 5v

pi3_gpio.png
 
Ainda não sei que vou fazer vi depender do que me sair da mona ...
A ventoinha pode nã oser para dissipação tenh ode ver o rendimento da coisa se não precisar de dissipação a ventoinha vai ter função decorativa e ao mesmo tempo funcional se conseguir colocar da maneira que quero posso usar para que faça ventilação de ambientador por exemplo porque vai ficar na minha sala e eu espalho ambientadores pela casa assim junto útil a agradável .

Só tenho de arranjar madeira que era o qe ficaria bem se fosse usar como decorativo e funcional junto ao ambientador.

É o que me saír ideias loucas é comigo.
 
Sim vou lá e tb já dei com umas quantas possiveis caixas para fazer o que quero, tenho até uma ventoinha pequena tipo de portatil.

Só tenho de engenhar para arranjar maneira de ter o dissipador junto do liquido ambientador sem tocar nele é fácil furar e que o ventilador fique preso por parafuso mas o recipiente tem de ser plástico.

Lá nos chineses a ver se dou com agum desenho interessante para fazer um tipo decalque com tinta spray na caixa.

é isso mais ou menos.
 
AeMWzPdD0wH0.jpg


Hoje recebi a minha Raspberry Pi e já a configurei minimamente , além da Raspberry comprei um carregador e um cartão.

A Raspberry teve um custo de 63 euros , o carregador de 16 e o cartão de 5 .
84 euros foi o que acabei por gastar em tudo , deixo o dado para aqueles que pensarem em adquirir produtos do género ou precisem de um pc minimo para pequenas coisas pois a Raspberry é forte nesse aspecto .

No caso eu já tenho tanto os cabos HDMI como os de conexão ao carregador USB plug portanto não tive de os adquirir e poupei algum , também já tenho tv com saída entrada HDMI pois a Raspberry funciona com esse tipo de saída de imagem no entanto existem cabos HDMI VGA que permitem ligação a monitores mais antigos por exemplo o custo ronda 12 euros creio eu.

Para aqueles que pensarem numa coisinha como as Raspberry mas têm dúvidas → valem a pena pela multiplicidade de possiveis aplicações , projectos de arduino , pc de uso básico, emuador de jogos antigos , solução fácil a entretenimento na TV.
Vantagens o preço e a facilidade de configuração, possivel de usar em abientes educativos ou com essa função a baixo custo .
Possivel solução de acesso a computadores básicos a comunidades com fraco poder de compra ou dificuldades e acesso a estes artigos.
...

Bom finalmente instalei no cartão o sistema Recalbox o qual é metade emulador metade media center Kodi , versão 15.1 .

HwbZZN5ZEFh1.jpg


Após uma primeira configuração rápida o sistema executa-se e está pronto a funcionar tem música nos menus e detecta e configura automáticamente os gamepads no meu caso dos chineses configurou bem e admite fácilmente os da PS3 os da Xbox e muitos mais.
Já o teclado wireless recnhece logo no meu caso é um Kunft .

Feito isso foi começar a usar apenas 5 minutos tive de tempo para ver o Kodi meti os plugins os repos e aí ando perdido não sou capaz de fazer com que nenhum repositório me funcione aparecem os addons mas depois não funcionam.

Sobre os emuladores tem muitos desde Snes a PSx → https://www.recalbox.com/

Ktv1P4d5MXYV.jpg

Agora ainda tenho de pensar na caixa que irei fazer para meter a caixa do raspberry e tentar ligar uma ventoinha se puder com função ambientador como mencionei acima.

Agradeço se alguém me der uma dica de como coloco o kodi a funcionar com canais pois sou absolutamente incapaz e já varri meia net PT em busca de repos e mais repos e nada certamente sou eu que faço algo mal mas não sei o quê.
 
Estava agora mesmo terminar uma instalação de um GNU/Linux para um aluno de escola que vai usar este ano .
Aposto que gosta.

Yepa obrigado vou pesquisar isso aí , tb já me increvi num fórum que tem um adon muito bom com muitas tvs e ligas europeias ,as dá-me dependencies not met.
Estou à espera a ver se me respondem o qe tenho de fazer.

Não tenho facebook porque são redes que fazem dinheiro com os dados dos usuários , são privadas e sem privacidade pelo lado do usuário .
Tenho o Framaspere que é pública sem vertente de venda de dados.

No entanto os feishbooks sejam eles quais forem é fácil entrar neles e ver tudo com o vídeo já dou com eles não preciso mais nada.

Assim obrigado e a ver se me entendo com o kodi e dou uma jogatana no →

[youtube]
 
Ora avaliação do Raspberry uma vez que já descobri como aderir plugins no kodi e ver tv e são milhões de plugins pelo que vi , música, fotos, temas , tv, PVR etc etc , o meu problema parece que era o network do recalbox que estava a brincar um pouco com a opção activa.

Nota 10 em 10 vale cada cêntimo e mais - mesmo sendo cá mais caras que noutros países em virtude de como estamos servidos.

Tem um sem fim de aplicações estive até a lêr que é compativel com windows 10 mas o suporte desestima esse tipo de uso.
Se quiserem um pc low cost , um media center low cost , ou uma consola low cost vale a pena e não cito a vantagem do arduino etc etc...

Enfim é material para brincar e ao mesmo tempo funcional, no meu caso comprei como mera curiosidade mais que outra coisa e normalmente o que compro assim não me rende muito mas neste caso valeu a pena e até aprendi a começar a mexer no Kodi que era coisa que já tinha no pc mas pouco ou nada usava .

Vale a pena - podem ter um pc na sala num cartão e uma estação de jogos e Kodi noutro ou mesmo juntar tudo, para crianças conta com emuladores fantásticos para tempo livre e foco educacional escolar pelo lado usuário Informática encher as escolas com estas coisinhas não faria mal nenhum, como pc conta com funções básicas que qualquer Raspbian ou outro podem dar e satisfazer usuários "simplistas" da informática, tem um custo ínfimo comparado com outras opções e transporta consigo multiplicidade de funções aplicativas algo que aquelas mesmas outras opções não perfazem tão bem.
É o suporte ideal para pessoas com menos dinheiro , é transportável, adaptável e extremamente fácil de entender... não sei que escreva mais.
Tudo numa pequena caixa do tamanho de uma mão!
 
Agora arranjei um comando gamepad PS3 que é compativel com o Recalbox e com GNU/Linux meti no meu pc e os jogos controlam por lá sem nenhuma configuração adicional.
Serve-me para os jogos do computador e da sala do Raspberry máquina Retro com jogos dos meus tempo de criança .

Não tinha nem ideia de que os comandos PS3, Xbox são suportados em distribuições GNU/Linux mas pelo que parece funcionam bem , no meu caso o interesse no comando é o facto do wireless porque assim não preciso de estar pendente do cabo do gamepad genérico que tb tenho.

E devido à Raspberry estou a descobrir toda uma moda que está em auge os jogos retro, as máquinas retro etc etc por outro ado reencontro-me com jogos como do vídeo que coloquei acima .

É fenomenal .

Com uma consola retro portátil como esta → http://segaretro.org/Arcade_Ultimate

Vou ficar um verdadeiro Linuxeiro entendido em Retrogames e ora lá está mais uma área que só me cativou devido à Raspberry e este conhecimento serve para o pc GNU/Linux sem problema .

Custo do gamepad → 24 euros
Consola cá em PT → 44 euros .

Se fizermos esse investimento que nada tem a ver com a Raspberry em sí mas digamos que do que a rodeia - Subimos os gastos mas fica tudo nos trinques com um investimento que não é por aí além e aos poucos podemos ir conseguindo partes do todo (comprar segundo o nosso bolso o meu é pequeno mas como vou amealhando vou criando montinhos) .

Espero que sirva a algum retrogamer que ande nestas andanças e seja Linuxeiro , gamepad serve para os jogos pc e raspberry tanto jogos como menu de sistemas, a consola é um extra (podem montar a consola com a própria Raspberry).

Par quem tiver crianças em casa tem aqui um bela forma de aliar passatempo e serviços diversos na sala , na tv , como sistema Básico mais versatilidade que as consolas mais caras , sendo que no meu caso abusei um bocado com a compra do primeiro gamepad com fio e com a consola (se a chegar a comprar) a ver se resisto .

E vamos a mais um →

[youtube]

* Configurações adicionais feitas com poucos cliques → emuladores e jogos tudo por download sem pagamentos adicionais , milhões de jogos e múltiplos emuladores é aliar e desfrutar do gosto das manualidades tecnológicas e das configurações próprias com hardware barato e "coisas" terceiras tb não muito caras em despesa.

Não tenho a PS3 mas tenho o comando jajaja.

Fazer uma consola portátil com Raspberry →

[youtube]
 
Última edição:
eu atualmente utilizo o pipplware porque gosto da possibilidade de ter retro games + kodi + debian com xfce.

Eu vou optar por usar um cartão só com sistema já tinha pensado nisso um cartão tipo emulador e kodi que uso mais e outro com raspbian ou algo do género só que ainda não tive tempo nem para usar muito e testar a Raspberry .

Serve a que preferires eu o pipplware não conheço a ver se vejo o que têm.
 
Back
Topo