O RAW e os Picture Styles.

ebmac

Power Member
Já aqui falei sobre este assunto. Como foi mais relacionado com camaras decidi criar um novo só mesmo para se falar sobre isto.

O que acontece é que quando se fotográfa em RAW, se escolhermos um Picture Style, este não nos vai ser apresentado na aplicação que usarmos. Tenho instalado o Aperture 2, o Lightroom 2, o Digital Photo Professional, o CaptureOne 4, o Expression Media 2 e o Capture NX2. Só em três destas aplicações é que o Picture Style nos é mostrado. São eles o DPP, o Capture NX e o Expression Media, isto claro, o DPP para as fotos da Canon e o Capture NX para as da Nikon. O Expression Media apresenta a solução para ambas as marcas. Não sei mas suspeito, que o Expression Media converte para jpeg os RAWs, quando os transforma em thumbnails e afins, julgo eu que seja isto…
Isto é algo que me chateia, porque apenas uso o Expression Media para visualizar, não para editar, usando assim e praticamente sempre o Aperture e, muito de vez em quando o Lightroom.
O que pretendo saber é se alguém tem uma resposta no sentido de me solucionar esta grande falha. Já sei que os Picture Styles são informações, algoritmos, que acompanham as imagens e que estas não são importadas para as aplicações que referi, apenas as aplicações dos fabricantes, mas espero que haja neste mundo um plug-in qualquer que resolva isto e é isso que pretendo saber. :)

A quem, no outro post, criado há algum tempo, referi que os RAWs da Canon não davam este problema vs os RAWs da Nikon, peço desculpa porque na altura apenas usava o Expression Media (aka iView Media Pro).
 
Pelo que li e descobri isso só funciona no Lightroom. Já é um começo mas não é bem isto que procurava. Eu tenho configurados 3 estilos (Picture Styles), que são por sinal esses que uso e é isso que quero visualizar. Por outro lado isto no Lightroom só nos é permitido se convertermos os ficheiros para DNG e não tenho esse hábito… :) Depois há outro problema, é que já me estou a desligar do Lightroom…
Não referi no entanto no primeiro post algo que acontece que também me é estranho. Quando se importam as fotos, tanto no Lightroom como no Aperture, as fotos aparecem com o estilo que usámos na máquina mas após a renderiazação dos previews esses estilos “vão à vida” e isso ainda é mais tramado!!!
 
Isso acontece porque ele primeiro lê o preview em jpg que a própria máquina cria dentro do raw. Quando os abres dentro dos programas eles simplesmente lêem o raw e apresentam a sua renderização normal. Sem efeitos.

A questão é que para esses pictures styles serem tomados em conta aquando do processamento do raw terás de usar o software respectivo da marca. Não há maneira de dares volta a situação a não ser que apliques os presets posteriormente...
 
Quem usa Adobe Camera Raw 4.5 ou Lightroom 2 vá já a correr à página:

http://labs.adobe.com/wiki/index.php/DNG_Profiles

para obter os "beta camera profiles"

Não é necessário converter para DNG.

Quando as fotografias estão a carregar, primeiro é mostrado a preview JPEG incluida no RAW (JPEG que foi gerado com o algoritmo da máquina). Alguns milisegundos depois, é gerada uma nova preview com base na informação RAW, pelo que se "perde" o efeito dos algoritmos da máquina. Com estes perfis (que ainda estão em fase beta mas que parece consensual que são muito bons) consegues que o ponto de partida do RAW coincida com um deles. Naturalmente que podes escolher um qualquer à posteriori (independentemente do que estiver seleccionado na máquina quando tiraste a fotografia).
 
Então assim sendo o que acontece ao Expression Media é ficar-se apenas pelo preview jpeg do RAW. :)
Quanto aos Profiles beta da Adobe já é uma boa notícia mas continuo sem ter o meu problema solucionado. Por um lado porque já não uso muito o Aperture por porque é muito raro usar os Picture Styles pre-definidos.
Obrigado a todos pela ajuda prestada.
 
Acho que afinal não entendo qual é o teu problema. Qual é o workflow que usas ou gostavas de usar?

Os picture styles ou perfis, não são informação associada a uma imagem em particular, mas sim a uma máquina. Suponho eu que seja uma curva desenvolvida pelo fabricante tendo em conta a função de resposta do sensor e circuitos associados. No máximo, na parte proprietária do EXIF (aquela onde cada fabricante mete o que lhe apetece) vão lá uns bits para indicar qual foi o perfil que estava seleccionado na máquina quando a foto foi tirada.

Algumas máquinas dão para carregar perfis, mas isso só se aplica aos JPEGs que sejam "cozinhados" na máquina segundo a "receita" contida no perfil. Quando usas RAW, por definição, tens a informação "crua", tal como ela sai do sensor. No post-processamento podes aplicar o que quiseres.
 
Realmente também não estou a perceber qual é o problema.

strobe, exacto, os pricture styles são isso mesmo, curvas. Podem ser desenvolvidas pela Canon, ou podes criar as tuas num software que vem com a máquina.
Mas é a cena que eu disse lá em cima, se o problema é aplicar essas curvas aos RAWs e não aos JPEGs da máquina, então deve-se criar a curva no programa que vai processar os RAWs. As curvas da máquina são para isso mesmo que dizes, para JPEGs "cozinhados" na máquina (embora possas usar o DPP e obter o mesmo resultado, com as mesmas curvas, mas isso é porque o DPP lê os tais bits e sabe qual é a curva a aplicar).
 
Eu até acho que fui explicito… O que eu pretendo é uma forma de carregar essas curvas. O que me parece é que estão a encalhar apenas nas pre-definidas e essas não me interessam. Reparem, a mim não me interessa tirar uma foto com o perfil Portrait (por exemplo) e carregá-lo depois, o que me interessa mesmo é ter o perfil que eu configuro, compreendem??? A Canon 40D tem a possibilidade de criar 3 e são esses que me interessam. Agora acho parvo é se isso não funciona em RAW estar disponível.
Agora, afinal o que não perceberam???!!!
 
O que não percebi: Se queres aplicar uma curva feita por ti a RAWs, porque é que queres a curva na máquina, se não é a máquina que os vai processar? Porque não crias essa curva no programa que realmente processa as fotos?

Edit: Também não percebo, se estás a fotografar em RAW, cujo objectivo é processar a imagem no PC, porque é que queres usar uma função cujo objectivo principal é personalizar o JPEG processado na máquina.

De qualquer forma, mesmo em RAW, não é parvo. Esses perfis estão disponíveis no DPP, que é o software da máquina. Os restantes softwares não têm qualquer obrigação de reconhecer os perfis.
 
Última edição:
O que não percebi: Se queres aplicar uma curva feita por ti a RAWs, porque é que queres a curva na máquina, se não é a máquina que os vai processar? Porque não crias essa curva no programa que realmente processa as fotos?

Edit: Também não percebo, se estás a fotografar em RAW, cujo objectivo é processar a imagem no PC, porque é que queres usar uma função cujo objectivo principal é personalizar o JPEG processado na máquina.

De qualquer forma, mesmo em RAW, não é parvo. Esses perfis estão disponíveis no DPP, que é o software da máquina. Os restantes softwares não têm qualquer obrigação de reconhecer os perfis.

Porque acho eu que dá mais trabalho, pouparia um certo tempo. Configuro à minha maneira e quero tê-lo na aplicação para depois dar os pequenos toques, e não todos.

Este segundo parágrafo não percebi.

Sim, eu sei e referi logo no primeiro post que, as aplicações fornecidas pelos fabricantes, e como é óbvio, reconhecem esses Picture Styles. Só acho é que essa característica devia ser aberta a outras aplicações. Não me estou a ver a usar o horrível DPP, o Capture NX2 ainda se pápa.

Agora, não me venham dizer, nem tentar convencer que, fotografar em RAW é a mesma coisa que fotografar em jpeg, OK?
 
Hã? Claro que que ninguém te vai dizer isso... O que são capazes de te dizer é que os pictures styles são essencialmente para quem fotografa em JPEG e não em RAW.

A minha dúvida persiste: Porque é que não crias o perfil que queres no programa de processamento de RAWs, em vez de criar na máquina, se não é a máquina que vai processar os RAWs?
 
Vamos por hipóteses já que também tive alguma dificuldade em compreender o problema ;)

1) Se a tua ideia é ter curvas/ ajustes feitos directamente na máquina, não vejo porque não usar o jpeg. Uma vez que a imagem sai pronta como queres, o que te interessa o RAW então?

2) Agora se queres que as imagens venham com perfil carregado e depois fazer ajustes, aí já é um pouco redundante. Ou o perfil não está a ser bem escolhido ou os ajustes são mínimos e podem ser feitos a partir do jpeg sem problema.

3) Se a ideia é mesmo usar raw e que estes carreguem os perfis (curvas/ definições que quiseres), é uma questão de criar um perfil no lightroom já como queres e ao fazer o EXPORT, as imagens são logo todas carregadas com esse perfil.
Se eventualmente quiseres que alguma tenha um perfil diferente é só seleccionar e fazer anular.
Na minha opinião não dá mais trabalho. É muito mais viável do que usar mais do que um programa para isso.
 
Hã? Claro que que ninguém te vai dizer isso... O que são capazes de te dizer é que os pictures styles são essencialmente para quem fotografa em JPEG e não em RAW.

A minha dúvida persiste: Porque é que não crias o perfil que queres no programa de processamento de RAWs, em vez de criar na máquina, se não é a máquina que vai processar os RAWs?

Então afinal estás a dar-me uma certa razão. Porque estão então os Picture Styles disponíveis no formato RAW???!!! :)

E agora vou dizer-te o meu método de trabalho.

-fotográfo em RAW, sempre em RAW…
-importo as fotografias para o computador
-organizo-as no Aperture, por pastas, etc.
-visualizo e faço uma selecção das melhores para poder trabalhá-las
-ajusto a meu gosto, tudo, desde cor, contraste, exposição, vinhetagem, crops, filtros, plug-ins, tudo e mais alguma coisa
-exporto para jpeg para colocar no flickr e no blog
-quando há concursos ou coisas do género exporto-as para tiff ou outro formato, melhor que o jpeg, e aqui está a razão de fotografar sempre em RAW, posso até ampliar a foto para mais resolução sem se notar grande perda de qualidade, o que não conseguiria fazer (nada do que mencionei acima) no formato jpeg

Ora, eu ao configurar um Picture Style estou de certa forma a adiantar o serviço, poupando tempo nos ajustes de certos pormenores no Aperture e é isto que eu pretendia.
 
Vamos por hipóteses já que também tive alguma dificuldade em compreender o problema ;)

1) Se a tua ideia é ter curvas/ ajustes feitos directamente na máquina, não vejo porque não usar o jpeg. Uma vez que a imagem sai pronta como queres, o que te interessa o RAW então?

2) Agora se queres que as imagens venham com perfil carregado e depois fazer ajustes, aí já é um pouco redundante. Ou o perfil não está a ser bem escolhido ou os ajustes são mínimos e podem ser feitos a partir do jpeg sem problema.

3) Se a ideia é mesmo usar raw e que estes carreguem os perfis (curvas/ definições que quiseres), é uma questão de criar um perfil no lightroom já como queres e ao fazer o EXPORT, as imagens são logo todas carregadas com esse perfil.
Se eventualmente quiseres que alguma tenha um perfil diferente é só seleccionar e fazer anular.
Na minha opinião não dá mais trabalho. É muito mais viável do que usar mais do que um programa para isso.

1) Nem vou responder à questão de fotografar em jpeg…

2) Idem, esquece o jpeg.

3) Aqui já me dás uma hipotese válida mas, e o Aperture??!!

De qualquer das formas já expliquei na resposta ao Rui Marto o meu método de trabalho, será mais fácil de me entender. :)
 
Então afinal estás a dar-me uma certa razão. Porque estão então os Picture Styles disponíveis no formato RAW???!!! :)

Está lá porque quem usa o DPP tem acesso a eles. E mesmo que não tivessem... Está lá porque sim, quanto mais não seja para veres a foto na máquina, visto que ela gera sempre um JPEG, seja quando fotografas em RAW ou em JPEG.

E agora vou dizer-te o meu método de trabalho.

(...)

Ora, eu ao configurar um Picture Style estou de certa forma a adiantar o serviço, poupando tempo nos ajustes de certos pormenores no Aperture e é isto que eu pretendia.

Adianta trabalho?

Desde que tenhas o perfil criado no programa, o trabalho é o mesmo. Só tens que dizer qual é o perfil a usar, no momento em que importas as fotos. Está feito.

E entre andar a escolher perfis na máquina, ou escolher depois no PC... Quando tenho a máquina nas mãos, há coisas mais importantes em que pensar (a menos que esteja a fotografar em JPEG, lá está).
 
Porque estão então os Picture Styles disponíveis no formato RAW???!!!

Porque não se ganhava nada em torná-los indisponíveis. Aquelas pessoas que usam um workflow mixto RAW + JPEG continuam a poder manipular essas opções, mesmo que a próxima foto que tirem venha a ser em RAW e não em JPEG.

Acontece o mesmo com o sharpening e o WB. Mas de facto num workflow RAW puro este tipo de calibrações feitas "in camera" são irrelevantes a não ser que o fotografo dependa da previsão que aparece no monitor da camara.

E agora vou dizer-te o meu método de trabalho.

(...)
-ajusto a meu gosto, tudo, desde cor, contraste, exposição, vinhetagem, crops, filtros, plug-ins, tudo e mais alguma coisa

(...)
Ora, eu ao configurar um Picture Style estou de certa forma a adiantar o serviço, poupando tempo nos ajustes de certos pormenores no Aperture e é isto que eu pretendia.

Para isso o que precisas é de usar presets, macros ou lá como se chame no Aperture. Os Picture Styles só te fazem uma pequena fração deste trabalho, enquanto que presets e macros podem fazer tudo, até adicionar uma marca d'agua e uma moldura. Não conheço o Aperture, mas tenho quase a certeza que deve dar para fazer isto, pois é uma função básica de qualquer software que ambicione a ser usado num workflow RAW.
 
Back
Topo