Ó tempo, volta para trás! - Os telemóveis e a sua evolução

Pedrocas

Banido
Ainda me lembro de quando os telemóveis eram coisas bem mais simples do que hoje em dia são. Tinham ecrã monocromático, sons simples, só permitiam fazer e receber chamadas e mensagens SMS de texto e um ou outro também tinha o jogo da snake. Eram telemóveis simples, mas fiáveis, duravam uma vida ou pelo menos até a bateria morrer, podiam cair dezenas de vezes ao chão que era só voltar a montar as capas e estava pronto a funcionar.

Hoje em dia, com a evolução que os telemóveis sofreram nos ultimos anos, vejo cada vez mais reclamações por falhas na qualidade de construção e no software que, para além de ser mais completo e complicado, é também mais susceptivel a falhas.

Hoje em dia, os telemóveis avariam com frequência, hoje funcionam bem, amanhã deixam de funcionar e há que enviá-los para reparação. Têm breaks constantes no software, são lentos por demais, não podem cair ao chão senão lá se vai o ecrã de cristais liquidos plasmático e LCD, não podem apanhar sol senão incham, não podem apanhar água senão morrem electrocutados...

Ou seja, embora os telemóveis tenham evoluido para algo cada vez mais completo, para verdadeiros mini-computadores portáteis, estão também mais complexos e frágeis. Já não há telemóveis tanques-de-guerra como antigamente. E os preços são cada vez mais elevados também.

Não estaremos na verdade a regredir? Não deveria a evolução de software e funções ser acompanhada por uma fiabilidade maior?

Opinem.
 
Não estaremos na verdade a regredir? Não deveria a evolução de software e funções ser acompanhada por uma fiabilidade maior?

Opinem.

Não concordo com dizeres que estámos a regredir, mas concordo com o que dizes, quando dizes que cada vez os telemóveis são mais frágeis...mas se reparares, não é só com os telemóveis, os electrodomésticos também quanto mais electrónica têm (mais sofisticados), mais tendem também a avariar.

É o problema da evolução...nem tudo são vantagens!!
 
São os custos da evolução...quanto mais complexos se tornam os sistemas, mais sujeitos a falhas e avarias se tornam...Temos os aparelhos menos tempo, mas durante esse tempo temos a possibilidade de usufruir mais dele!!

É como os carros. Os carros mais antigos duravam vidas, e passavam de geração em geração, mas eram muito mais simples. Hoje em dia os carros sao mais seguros, rápidos, menos poluentes, mas estao muito mais sujeitos a avarias e chatisses...E têm uma vida util muito mais curta..
 
É masé coisas amais.
Hj em dia metem td e mais alguma coisa em telemoveis low/med end, que metade da populaçao nem sequer vai usar.
 
é simples, quem quer telemoveis com tecnologia compra, quem não quer NÃO COMPRA.

existem telemoveis recentes de 20 euos que so mandam SMS e fazem chamada...

n tou a ver qual é o problema...lol

por exemplo:

5153



este só manda sms e faz chamadas.
 
Última edição:
é simples, quem quer telemoveis com tecnologia compra, quem não quer NÃO COMPRA.

existem telemoveis recentes de 20 euos que so mandam SMS e fazem chamada...

n tou a ver qual é o problema...lol

por exemplo:

5153



este só manda sms e faz chamadas.

Nem precisas de ir tão longe. Telefones Nokia da série 1xxx fazem isso muito melhor (falando em termos de autonomia).

Tive um telefone, o nokia 6680, que apesar de symbian e todo amaricado, tinha uma robustez incrível, e em muito superior ao seu primo 6630.

Nokia 1112 e 1600 são dois telefones bastante idênticos e de guerra. Sei de telefones destes que foram parar à pia da RTP (mesmo da RTP) e que uma simples secagem no secador lá do WC ficou bem...

Desgraçado do N95 se lhe acontecesse o mesmo...
 
ó pedrocas hoje deu-te p'rá nostalgia ou quê?:004::D

queres telemóveis "tanques de guerra"? monoblocos da SE(k800, k810, c702, etc), ou arcaicos da nokia.:P

o mal são os sistemas operativos dos smartphones que são uma treta...os SO proprietarios das marcas não têm assim tantos problemas como tudo isso.

quanto à rigidez estrutural...não se pode fazer nada...o telemovel tornou-se uma coisa que alem de funcional, tem de ser bonita e isso paga-se...especialmente nos slides(se bem que no meu slide eu nao tenho queixas nenhumas, ja caíu mais vezes que o meu t610 e está na maior)
 
Regredir, não? É preciso é também saber comprar telemoveis e saber o que se quer fazer com eles, pra minha namorada chega perfeitamente um telefone que faça chamadas e mensagens, usa neste momento o meu Nokia 1600 e como é um pouco trapalhona até tá mt bem pra ela.

Pra mim um PDA é o minimo, neste caso uso um Diamond para uso profissional e pessoal, e um K800@K810 para o meu segundo cartão, fotos ocasionais e leitor de Mp3.

Com estas 2 brincadeiras, ando sem GPS, leitor de Mp3, camera fotografica, Portatil (ocasionalmente).

Pra mim é evolução e é bem vinda.
 
Por acaso acho que a situação de hoje é bem melhor porque, além de existirem modelos mais basicos com um nível maior de fiabilidade, podemos escolher modelos mais complexos e com mais caracteristicas. No fundo ha mais escolha para o cliente. Se queremos um telemovel de guerra, compramos. Se queremos um xpto, também podemos comprar. Só temos de decidir o que queremos.

Além de que a uns anos atrás, em termos de "chassis" sim podiam ser bons, mas também me lembro de muitas queixas/pontos fracos. Baterias que duravam pouco (viciadas) ou com fraca autonomia, falta de memoria, qualidade das chamadas...
 
Back
Topo