OC AMD Athlon 64 3800+ Venice (Socket 939)

petersaints

Power Member
Bem eu tenho um desktop já com alguma idade (3 anos) a configuração é a seguinte:

- Processador: AMD Athlon 64 3800+ Venice - Default Clock: 2.4GHz - Multiplicador: 12x Motherboard ASUS A8N-SLI Deluxe (Socket 939) - FSB: 200MHz HT: 1000MHz (com multiplicador 5x sobre o FSB)

- Memória: Twinmos 4x512MB DDR-400MHz CAS 2.5

- Placa Gráfica: XFX Geforce 6600GT 256MB DDR3

- Disco rígido: Seagate 200GB SATA 7200RPM 8MB Cache

- Placa de Som: Realtek ALC850 Onboard

- Fonte (PSU): Eurotech 460W Silent

- Refrigeração: Stock Cooling

- Sistema Operativo: Windows XP Professional SP3 (e ainda que de pouca relevância para OC ando a pensar mudar para Vista (x86 ou x64, isso ainda não sei))

Neste momento tenho já o sistema com algum OC. A minha board permite logo meter a 10% e nesse estado aguenta tudo bem. E mesmo que o faça manualmente consigo meter o FSB sem problemas a 220MHz (default = 200MHz) o que me dá 2640MHz no CPU, 440MHz nas memórias e 1100MHz no HT.

O problema é que se eu aumentar para 225MHz ele já se passa. Inicia mas torna-se instável e acaba por crashar. Eu gostava de atingir os 2.8GHz (seria necessário um FSB de 233MHz, mas já me contentava com 230MHz). Como é obvio vou ter que subir um pouco as voltagens (até agora com tudo em Auto ele aumenta ligeiramente e a temperatura só sobe 1ºC em idle e full em relação ao default, por isso mesmo que subisse mais 1ºC não seria grave). O problema coloca-se quando eu quero tirar o sistema de Auto. No caso do CPU até sei quais são os valores que ele pode usar por default, e até consigo medir no CPU-Z e no Everest a voltagem actual, assim saber que não estou a abusar. Agora as memórias, que penso que também terei que subir um pouco as voltagens, só sei pelo CPU-Z que são de 2.5V.

Agora aqui deixo algumas imagens do CPU-Z (versão 1.47) do meu sistema no seu estado actual:

cpuz1.jpg
cpuz2.jpg
cpuz3.jpg
cpuz4.jpg

cpuz5.jpg


A voltagem do CPU oscila entre 1.456V e 1.472V.

Assim vos peço ajuda a decidir uns valores com os quais comece a experimentar a ver se consigo estabilizar com um maior FSB.
 
Última edição:
- Tens uma fonte que não vale nada, cuidado com isso;
- Memórias OEM não costumam dar mais que 220, e já tens sorte em conseguir 220, ainda por cima com 4 memórias em simultâneo (os AMD são 'esquisitos' com 4 módulos, se não me engano);
- Penso que tenhas que usar um divisor para que as memórias não te limitem o OC (i.e. fiquem sempre abaixo dos 220MHz);
- As memórias não devem dar mais por se aumentar a tensão ("voltagem" não é um termo português), a não ser que tenham chips especiais ou que tenhas muita sorte.
 
- Tens uma fonte que não vale nada, cuidado com isso;
- Memórias OEM não costumam dar mais que 220, e já tens sorte em conseguir 220, ainda por cima com 4 memórias em simultâneo (os AMD são 'esquisitos' com 4 módulos, se não me engano);
- Penso que tenhas que usar um divisor para que as memórias não te limitem o OC (i.e. fiquem sempre abaixo dos 220MHz);
- As memórias não devem dar mais por se aumentar a tensão ("voltagem" não é um termo português), a não ser que tenham chips especiais ou que tenhas muita sorte.

Ok... Obrigado pelos esclarecimentos. Sim eu percebo isso do divisor. Posso por o divisor de DDR333 mas isso vai-me por as memórias a menos do que 400MHz. Para que elas cheguem aos 400MHz, com esse divisor, teria que ter um FSB de 240MHz. Que com um multiplicador de 12x me daria 2880MHz (coisa que este Venice não deve dar com uma TENSÃO brutal em cima). Mas com o multi a 11.5x ja dá 2760MHz (bastante aceitável). Que acham deste procedimento para eliminar a limitação das memórias?

Ainda assim há mais um multiplicador que tenho que ter atenção. O multiplicador do HT é de 5x portanto com um FSB de 240MHz teria 1200MHz de HT (equivalendo a 2400MHz tendo em conta a Dual Rate do mesmo). Este valor é normalmente sustentável. Ou vou ter que baixar o multiplicador do HT também? É que a 240 com o multiplicador a 4x fico com 960MHz (que é abaixo dos 1000MHz de default). Para atingir pelo menos os 1000MHz (agora tenho andado a 1100MHz) tenho que lhe dar 250 de FSB. Isso nas memórias com um divisor de DDR333 daria portanto 415MHz que é aceitável.

Mas pronto... o que concluo é que para aumentar a velocidade do CPU vou ter que baixar de todo o resto. Será que não vou piorar a performance em vez de melhorá-la?
 
Estou com exactamente o mesmo problema com um AMD 64 3000+.

De resto o sistema é equivalente...

O que é que eu posso fazer para dar mais "gás" ao meu AMD?!

Já tenho um cooler porreiro mas penso que tb tenho que comprar uma fonte nova...

Alguém nos pode dar umas dicas?
 
Última edição:
Back
Topo