OC em XFX 8600 GT - Scan for artifacts não encontra nada

redshot

ElectroUser
Boas.

Estou a iniciar-me neste campo, e precisava de alguns conselhos/tirar dúvidas sobre OC em GPUs, e em particular no meu caso. Para já, tenho uma XFX Geforce 8600GT com OC de fábrica, 620MHz de core.

Então as perguntas:D:

1. Sendo esta uma gráfica já com OC de fábrica, terei eu grande margem de manobra como têm as normais a 540MHz?
2. Como é que sei que estou a atingir o limite de OC?
3. O que acontece quando a gráfica "crasha"? O ecrã fica preto por uns segundos? (acontecia-me imenso ao jogar CoD4)
4. Estou a usar (mas ainda não mexi em nada) o RivaTuner e já li alguns tutoriais básicos sobre esse programa. É bom ou aconselham-me outro?

Obrigado desde já por ajudarem... (...ajudarem um noob que quer rebentar com o PC a jogar Assassin's Creed e Crysis:D:D)

UPDATE EM BAIXO!
 
Última edição:
1. No overclock nada é garantido. Podes ter sorte e conseguir 700MHz, podes ter azar e não conseguir mais de 630.

2. A placa fica instável, i.e., artefactos/freezes nas aplicações 3D.

3. Pode ficar uma imagem fixa, pode (deve ser um controlo interno da placa/drivers) o ecrã apagar ao fim de um tempo, etc.

4. O ATITool é mais simples. Mas não serve para clockar os Shaders, acho eu.

"5." Não vais rebentar com o PC por fazeres OC por software à pl. gráfica, lamento desapontar-te :007:
 
Também tenho curiosidade em saber. Também tenho uma 8600 XFX, mas a minha não vem com overclock de fábrica. Quando estava a usar o XP usava um overclock de 20% tanto para o core como para a memória, e ficava com as seguintes velocidades:

Core (Stock) - 540
Core (Overclock) - 648

Memory (Stock) - 700
Memory (Overclock) - 840

Eu usava a ATI Tool para que o overclock só se activasse quando jogava em 3D.A placa nunca teve qualquer problema com as velocidades, a temperatura é que como é de esperar aumentava um bocado, 20º (de 49-50 em stock para mais de 70º). Acham que exagerei ou estou minimamente à vontade com estes valores?
 
Esqueci-me de colocar uma qustão: Ao faze OC, quais são as diferenças na rapidez / fluidez nos jogos? São... significativas? (Pergunta noob, mas pronto... tem de se saber de qualquer maneira...)

E mais uma coisa: Se eu decidir comprar ourtra 8600 GT para fazer SLI, e supondo que não consigo encontrar a versão de 620MHz, mas a de 540MHz, dá para fazer OC à segunda para que funcione à mesma frequência da primeira, e com isto obter o desempenho que obteriam duas 8600 GT a 620MHz (já de fábrica)?
 
Última edição pelo moderador:
Esqueci-me de colocar uma qustão: Ao faze OC, quais são as diferenças na rapidez / fluidez nos jogos? São... significativas? (Pergunta noob, mas pronto... tem de se saber de qualquer maneira...)

Depende do jogo.

E mais uma coisa: Se eu decidir comprar ourtra 8600 GT para fazer SLI, e supondo que não consigo encontrar a versão de 620MHz, mas a de 540MHz, dá para fazer OC à segunda para que funcione à mesma frequência da primeira, e com isto obter o desempenho que obteriam duas 8600 GT a 620MHz (já de fábrica)?

Dar dá. Não tens é os 620MHz garantidos à partida. Por isso é uma questão de veres quanto fazem modelos iguais em OC.

De qualquer forma, não pensava muito em SLI, porque não vale a pena. Muito menos com placas de baixa-média gama (se vires bem, pelo valor de duas 8600GT compras uma igual ou melhor que as duas juntas, e que provavelmente consome menos que as duas).
 
Caro Redshot,

Tenho uma gráfica igual à tua e em OC consigo mete-la a rodar a 800 d core e 860 nas memórias, sem gds problemas, as temps nao passam dos 60º. Aconselho-t é a meteres-lhe um cooler como deve ser pq o d origem, apesar d fazer o trabalho p os valores padrao, em OC, deixa um bocado a desejar. Meti-lhe um Revoltec Freezer Pro, mas os Zalman tb sao uma boa opção.

Ainda não sei o OC máximo q lhe consigo fazer, mas acho q o "cobertor" já tá esticado e não acredito q vá muito mais além do q isto. Por experiência própria, verifiquei que para os ganhos no desempenho é mais importante a velocidade do core do q das memórias.

No teu caso é ires experimentando (o Atitools tem uma opçao q te encontra a velocidade máxima do core e memórias) e veres qual é a melhor combinaçao de um e outro q funciona.

Espero ter sido útil!

cumpz,
 
Boas. Já tenho andado a "brincar" com o RivaTuner e com o 3dmark06, e vejo algumas melhorias, mas não muito significativas. Uma diferença de 3 ou 4 fps. Já no Call of Duty 4 as diferenças são maiores, 5 ou 6, e até cheguei a ver uma diferença (instantânea) de 7 fps, mas não é nada que altere assim a jogabilidade.

WindWalker disse:
De qualquer forma, não pensava muito em SLI, porque não vale a pena. Muito menos com placas de baixa-média gama (se vires bem, pelo valor de duas 8600GT compras uma igual ou melhor que as duas juntas, e que provavelmente consome menos que as duas).

De qualquer maneira, não ía meter SLI, duplicam-se os consumos, mesmo em idle. Mas o fundamental da questão está lá, é como as ram's, trabalham todas à velocidade da mais fraca.

PRDSM disse:
Aconselho-t é a meteres-lhe um cooler como deve ser pq o d origem, apesar d fazer o trabalho p os valores padrao, em OC, deixa um bocado a desejar. Meti-lhe um Revoltec Freezer Pro, mas os Zalman tb sao uma boa opção.

Já tinha pensado nisso, mas não vale a pena, porque as gráficas da nova geração estão aí, e não vale a pena investir em algo que daqui a algum tempo ficará desactualizado, se é que não está já. Além disso, estou a pensar comprar uma PS3, o que significa uma gráfica/sistema dedicadaos, que não têm svchost's e explorer.exe's e outros que tais a ocupar processamento (claro que para o(s) processador(es:D) daquilo era uma brincadeira de crianças, mas pronto, isto é off-topic).
 
Boas.

Visto que o Atitool não funciona no meu PC, diz que não tem nenhuma gráfica instalada, estou a usar o Rivatuner juntamente com algumas funcionalidades do ATItool, como o scan for artifacts e o 3d view. Assim fico com uma ideia imediata do OC e dos erros, se os há.

O overclock dos shaders está activo no meu, mas eu não entendo porque é que as frequências, mesmo em stock, são muito diferentes para as do core. Então não vem tudo do mesmo chip?

E mais uma coisa, fazer "link clocks" (que é o que eu tenho feito) é aconselhável? É que ao mexer com o core, ele aumenta muito mais o shader.

Agradeço desde já que iluminem este "noob":joker:.
 
Visto que o Atitool não funciona no meu PC, diz que não tem nenhuma gráfica instalada, estou a usar o Rivatuner juntamente com algumas funcionalidades do ATItool, como o scan for artifacts e o 3d view. Assim fico com uma ideia imediata do OC e dos erros, se os há.

Claro :)

Também podes usar o rthdribl para aquecer a placa.

E mais uma coisa, fazer "link clocks" (que é o que eu tenho feito) é aconselhável? É que ao mexer com o core, ele aumenta muito mais o shader.

Pelo que li por aí nas 8x00GT dá para aumentar o Shader Clock independentemente do Core Clock (deve ser isto).
 
Já encontrei o máximo estável de OC.

Core clock: 735MHz
Shader clock: 1740MHz
Memória:870MHz

Mais uma coisa, porque é que o ATI tools não funciona no meu PC?
 
Já encontrei o máximo estável de OC.

Core clock: 735MHz
Shader clock: 1740MHz
Memória:870MHz

Mais uma coisa, porque é que o ATI tools não funciona no meu PC?

Tenta mais um bocado :D
740/880 (core/mem)

Mas se vires que esta' instável volta aos valores que disseste ;)

Ja' agora que programa esta' a usar para fazer o OC ??

Cumps
 
Tenta mais um bocado :D
740/880 (core/mem)

Mas se vires que esta' instável volta aos valores que disseste ;)

Ja' agora que programa esta' a usar para fazer o OC ??

Cumps

Estou a usar o RivaTuner e o ATItool para encontrar artefactos.

Eu acho que o ponto fraco da minha gráfica é mesmo a memória... Já cheguei aos 880, mas o atitools começou a encontrar artefactos... fui baixando e parei em 860. Quanto ao core, ainda lhe vou aumentar mais um pouco.
 
Estou a usar o RivaTuner e o ATItool para encontrar artefactos.

Eu acho que o ponto fraco da minha gráfica é mesmo a memória... Já cheguei aos 880, mas o atitools começou a encontrar artefactos... fui baixando e parei em 860. Quanto ao core, ainda lhe vou aumentar mais um pouco.

Tenta chegar aos 740 MHz de core :)
 
Lool, sempre a puxar...

Até agora, tudo bem... 1 min sem artefactos...

EDIT: alto, encontrou !! 3
baixando 5MHz...

EDIT2: agora tá a encontrar bastantes...
 
Última edição:
80º a fazer o scan de artefactos.

52º (mais ou menos) em idle.

Parece que vou ter de baixar ainda mais, ainda apareceram alguns.
 
Boas. Na sequência da minha compra do Arctic Cooling Accelero S1 rev.2, vi-me tentado a puxar mais pela dita cuja.

Tenho agora um problema com o ATItool: puxo pela gráfica o que quiser, e o Scan for Artifacts não detecta artefactos, mesmo que eu os esteja a ver à minha frente. Isto aconteceu depois de ter desactivado o UAC, o que não faz sentido nenhum. O que posso fazer?
 
Back
Topo