OC no processador

Mini_SD_86

Power Member
boas pessoal. gostaria de aprender e fazer oc no meu pc, no entante gostaria que me ajudassem a fazer isto. Se alguem tiver um tutorial ou alguma coisa que me pudesse ajudar agradecia...
sei que na bios da minha mobotem na opçao do cpu que diz da frequencia e esta a 200MHz...

cumps
 
Por acaso tambem gostava de aprender.

Tenho um Pentium IV 2.4 e gostava de saber se era possivel "aumentar" a sua capacidade através do OC.

Se alguem entendido na area souber, por favor ajude.

cumps
 
será que posso fazer OC aqui? Até quanto o meu processador/Board aguentam? :


Propriedades da CPU
Tipo de processador Intel Pentium 4
Alias da CPU Northwood
CPU Stepping C1
Engineering Sample Não
(CPUID) Nome da CPU Intel(R) Pentium(R) 4 CPU 2.40GHz
(CPUID) Revisão 00000F27h

Velocidade da CPU
Velocidade de clock do processador 2398.8 MHz (original: 2400 MHz)
Multiplicador da CPU 18.0x
CPU FSB 133.3 MHz (original: 133 MHz)
Bus de Memória 133.3 MHz
DRAM:Proporção FSB 1:1

Cachê da CPU
Código de rota de cache L1 12K Instructions
Dados de cache L1 8 KB
Cache L2 512 KB (On-Die, ECC, ATC, Full-Speed)

Propriedades da Placa Mãe
ID da Placa Mãe 62-P130-001368-00101111-040201-VIA_P6$M266130_M266(A) BIOS P1.30 SOLBI OEM BIOS
Nome da Placa Mãe ASRock M266(A) (3 PCI, 1 AGP, 1 AMR, 2 SDR DIMM, 2 DDR DIMM, Audio, Video, LAN)

Propriedades do chipset
Chipset da Placa Mãe VIA VT8751(A) ProSavageDDR P4M266(A)
Temporização de Memória 2.5-3-3-6 (CL-RCD-*****-RAS)
Command Rate (CR) 2T

Módulos de Memória SPD
DIMM1: Kingston K 512 MB PC3200 DDR SDRAM (3.0-3-3-8 @ 200 MHz) (2.5-3-3-7 @ 166 MHz)
DIMM2 256 MB PC2100 DDR SDRAM (2.5-3-3-7 @ 133 MHz) (2.0-2-2-5 @ 100 MHz)

Propriedades da BIOS
Data da BIOS do sistema 03/13/03
Data da BIOS de vídeo 12/11/06
Versão da BIOS - DMI P1.30

Propriedades do processador gráfico
Adaptador gráfico nVIDIA GeForce 6200 AGP
Número de código NV44AGP (AGP 4x 10DE / 0221, Rev A1)
Velocidade da GPU 351 MHz (original: 350 MHz)
Clock da Memória 266 MHz (original: 266 MHz)

 
Velocidade da CPU
Velocidade de clock do processador 2574.5 MHz (original: 2400 MHz, overclock: 7%)
Multiplicador da CPU 18.0x
CPU FSB 143.0 MHz (original: 133 MHz, overclock: 8%)
Bus de Memória 143.0 MHz
DRAM:Proporção FSB 1:1



Propriedades da Placa Mãe
ID da Placa Mãe 62-P130-001368-00101111-040201-VIA_P6$M266130_M266(A) BIOS P1.30 SOLBI OEM BIOS
Nome da Placa Mãe ASRock M266(A) (3 PCI, 1 AGP, 1 AMR, 2 SDR DIMM, 2 DDR DIMM, Audio, Video, LAN)

-----------

Acabei de passar o meu processador de 133 para 143 MHz... está perfeito.

Mas isto é perigoso á pouco armei-me em gringo passei para 153 MHz (2.8) e ele não arrancava.. depois desliguei a fonte e tornei a ligar e lá me deixou ir á bios alterar. Pronto assim está bem... Depois vou tentar com outro cooler para ver se dá..

cumps
 
Pois eu nem sabia bem se estavam a debater este assunto aqui ou ali.

Quando tiver tempo irei correr o CPU Burn-In, sendo que as temperaturas eu controlo com o Everest.

cumps
 
mas alguns de voçes os dois (Goku e Mini_SD_86) têm ideia como se faz OC?
é que não é só aumentar o FSB...
 
mas alguns de voçes os dois (Goku e Mini_SD_86) têm ideia como se faz OC?
é que não é só aumentar o FSB...

  1. Escreve-se Vocês e não Voçes;
  2. Eu no meu caso só queria mesmo fazer OC ao Processador, o que tenho que fazer mais?
  3. Uma explicação era fixe!
 
mini sd, com a tua 775 dual vsta, podes aumentar o teu fsb +/- ate 270, dpois nao dá! nao ha vcore, essas boards sao boas mas aos 270 acabou! esperimenta
 
Olha, tenho um pentium-d igual ao teu e também com uma board asrock!!!

Vai aumentando o fsb de 5 a 5 mhz, entre cada incremento de 5mhz corre o windows e stressa o cpu com o orthos ou everest, para verificar a estabilidade, tens memórias para isso, não te preocupes..eu levei o meu fsb até 230 (920 QDR) sem problemas, mas depois havia lá uma opção qualquer nas memórias..acho que é o ram compatibility..ou outra opção esquisita que varia os timings da memória e limitou-me o OC, mas agora com isso desligado já dá mais. Tens é de ter um bom cooler de cpu.

(ver my system)

Fui explícito o suficiente? para mais dúvidas digam que tou familiarizado com asrock mini sd ;)
 
Última edição:
  1. Escreve-se Vocês e não Voçes;
  2. Eu no meu caso só queria mesmo fazer OC ao Processador, o que tenho que fazer mais?
  3. Uma explicação era fixe!

desculpem pelo erro.
bem, para começar já estão fartos de dizer que existe muita informação no forum.
depois, devo dizer que eu não sou grande entendido no assunto, tenho uma vaga ideia de como se faz, mas nunca fui para além do FSB, pois as AsRock não dão para aumentar o Vcore.

posso é deixar um link daqui do forum:

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=71730
ide também a extreme cooling, têm lá mais alguma informação.

espero que com isto dê para começar.
eu só tinha dito o que disse pois sem saberem podiam estragar hardware desnecessariamente.
cumps.
 
era mesmo isto que eu procurava,lol...
Goku, eu tenho um processador igual a esse, neste momento tenho a 2.9Mhz a correr noite e dia seguídos praticamente sem subir o Vcore, e muito raramente vai a baixo.já consegui chegar aos 3.0 mas estava muito instável,para já serve mas nas ferias vou inventar com ele.
 
era mesmo isto que eu procurava,lol...
Goku, eu tenho um processador igual a esse, neste momento tenho a 2.9Mhz a correr noite e dia seguídos praticamente sem subir o Vcore, e muito raramente vai a baixo.já consegui chegar aos 3.0 mas estava muito instável,para já serve mas nas ferias vou inventar com ele.

O meu a 2.8 já estava a morrer... secalhar é porque o meu cooler é podre (OEM Master cooler :S).. este fim de semana vou comprar um cooler melhorzito e vou tentar novamente os 2.8.. se conseguir com que ele fique estavel.. depois vou aumentando..

cumps
 
O meu a 2.8 já estava a morrer... secalhar é porque o meu cooler é podre (OEM Master cooler :S).. este fim de semana vou comprar um cooler melhorzito e vou tentar novamente os 2.8.. se conseguir com que ele fique estavel.. depois vou aumentando..
depois diz me o que conseguíste e que coller usas-te.

ele vai a baixo quando entro por exemplo num jogo e me esqueço por a ventoinha do coller no máximo...por acaso estou á espera de uma ram nova para ver se consigo mais alguma coisa.
 
Última edição:
Back
Topo