OC num PC

-braiinless_

Power Member
Boas, queria saber quais as vantagens e desvantagens de OC .

Sei que melhora o rendimento da máquina mas quanto tem que se investir em arrefecimento ?
Fazer OC diminui o tempo de vida dos componentes ?
 
Essa pergunta dá pano para mangas.
Vantagens é velocidade pura. Simples. Seja cpu, grafica ou memorias.
Desvantagens tem algumas se for mal feito ou sobre os limites do razoavel. Se for bem feito, e exemplo diversos niveis de OC possiveis, tem muitas poucas desvantagens.

quanto aos custos, depende MUITO do nivel de aumento que pretendes. Muitos OC's não precisas de investir nada.
 
Sim o OC diminui o tempo de vida dos componentes

As vantagens é que melhora a performence dos componentes e as desvantagens é o o tempo de vida dos componentes que diminui e as temperatuas.

Investir em arrefecimento é simplesmente um cooler bom ou a ar ou a agua mas isso em torres se for em portáteis ninguem te vai aconselhar a fazer OC e não faças o que te vou dizer agora mas com o meu insys que é como uma lata de coca-cola num forno eu faço OC á placa gráfica e fazia ao processador se pode-se mas como disse não o faças pois as temperaturas já são altas, então com OC...
 
Última edição pelo moderador:
Sim tens razão, mas a maioria sim... diminui o tempo de vida, mas também depende dos componentes por exemplo tinha um P4, fiz um OC de 3.1 para 3.5 e o processador foi á vida em 2 semanas... com temperaturas normais.
 
Ele fez uma pergunta genérica. Não é para entrar em detalhes.
Hoje em dia é possível comprar um cpu que vem com 3.0ghz de origem e colocar a 3.3/3.6Ghz com menos voltagem do que a que vem de origem. Mas como não são todos, não vou generalizar.
 
Sim tens razão, mas a maioria sim... diminui o tempo de vida, mas também depende dos componentes por exemplo tinha um P4, fiz um OC de 3.1 para 3.5 e o processador foi á vida em 2 semanas... com temperaturas normais.

para ir a vida em 2 semanas, tives-te que lhe dar mais voltagem do que ele estava pronto para receber....


um CPU que tem o "limite" de fábrica a 1.5v, o mesmo desde que fique dentro desse valor quase que inaltera o tempo de vida util...

O meu Q6600, stock 2.4Ghz, está a 3.8Ghz a mais de 2 anos, continua impecável...

Temperatura não é tudo... é preciso "jogar" com a temperatura e também com a voltagem...
 
Podes. O "programa" é mexer na BIOS do PC no arranque do mesmo.
Por programas é um pouco mais facil de usar mas nao tens o mesmo nivel de controlo e na maior parte das vezes é temporário.
 
Back
Topo