OC? Valera a pena?

Lost_

Power Member
Boas tardes pessoal!!
Ha muito pouco tempo comprei um sistema de raiz, na altura nao pensava muito no OC, contudo e com o tempo tenho lido algumas coisas sobre este assunto, a minha questao é? Sera que vale a pena? no meu caso apenas uso o pc para o uso do utilizador normal e alguns jogos, de facto tenho jogado o Crisys e reparo que o PC nem sempre se aguenta caso puxe por resolusoes.
Valera a pena fazer OC na minha maquina? (para games)
Nem sei se a maquina é a ideal para o OC, mas fico desde ja a aguardar umas dicas de quem for entendido!

Ps. Tambem faço alguma ediçao de fotografia com o Photoshop!


Fonte- LC-POWER 550W SUPER SILENT V.2
CPU- INTEL CORE 2 DUO E8400 (3.0GHZ)
Grafica- Gforce 8800GT 512
Bord - Asus P5KC
Ram - Kingston's KHX6400D2K2/2G is a kit of two 128M x 64-bit 1GB (1024MB) DDR2-800 CL5
SDRAM

Obrigado
 
Obrigado!
Acontece que tenho os coolers todos de origens!!! para fazer um OC para o dia a dia! convem mudar o sistema de arrefecimento???
Que softwares me recomendam para testar um curto OC?? tenho visto por ai o CPU-Z !! existe mais algum??? que definiçoes me recomedam?
 
claro que dá.. o meu E4300 está a 3Ghz com stock cooler.. apesar de estar com Artic Silver 5 em cima
testar o OC usa SuperPI, Orthos e jogos bem pesados..
 
E para Overclockar terá de ser na BIOS, como não conheço esse CPU muito bem penso que tem pouca voltagem, por isso conseguirás a stock cooler alguns 3.5(tiro no escuro), com voltagem trepas MUITO alto, passa pelo tópico do steelballzz com o seu E8400 com o tuniq tower!

Olha o que ele conseguiu

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=249601

Agora não sei se foi a ar ou não, é um caso de mandares PM para ele!
 
Última edição:
E para Overclockar terá de ser na BIOS, como não conheço esse CPU muito bem penso que tem pouca voltagem, por isso conseguirás a stock cooler alguns 3.5(tiro no escuro), com voltagem trepas MUITO alto, passa pelo tópico do steelballzz com o seu E8400 com o tuniq tower!

Olha o que ele conseguiu

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=249601

Agora não sei se foi a ar ou não, é um caso de mandares PM para ele!

"Recebi hoje um deste meninos e coloquei-o debaixo do waterblock" no link que referiste, é com refrigeração a água
 
a ar com stock cooler deve dar pouco mais de 3ghz.. apesar de usar pouca voltagem tem um multiplicador muito baixo..

mais FSB vai precisar de mais voltagem

eu com o meu cheguei aos 3Ghz com multi de 9x
 
desculpem .... para voces pode parecer mto parvo !!!mas o meu CPU ja trabalha a 3.0GHZ!!?!?! como e que dizem que fazem um OC a 3.0GHZ?
Abraços!!!!
 
desculpem .... para voces pode parecer mto parvo !!!mas o meu CPU ja trabalha a 3.0GHZ!!?!?! como e que dizem que fazem um OC a 3.0GHZ?
Abraços!!!!


ele deve tar cnfuso!!! Deve tar a cnfundir com o e8200!!

Tu cm stock cooler chegas aos 3.5/3.6 cm esse cpu sem mexer em voltagens!!! O meu e8200 chegou a 3.45 cm stock voltage!! So tive de lhe dar um cheirinho de 0.05 v po bixo chegar aos 3.6 a brincar!!

bons bixos pa oc estes cpus

cumps
 
Tu cm stock cooler chegas aos 3.5/3.6 cm esse cpu sem mexer em voltagens!!! O meu e8200 chegou a 3.45 cm stock voltage!! So tive de lhe dar um cheirinho de 0.05 v po bixo chegar aos 3.6 a brincar!!

isso posso fazer na bios?? ou uso algum software em ambiente windows?

So tive de lhe dar um cheirinho de 0.05
tas te a referir a voltagem? subir 0.05 na voltagem da BIOS?
Cump
 
Última edição:
isso posso fazer na bios?? ou uso algum software em ambiente windows?


tas te a referir a voltagem? subir 0.05 na voltagem da BIOS?
Cump

Não te aconselho a mexer em programas por ambiente windows, mas sim na bios!!
é bastante simples, fixa a voltagem na bios nos 1.225v(é a voltagem stock do meu, por isso no teu é igual), para teres a certeza que nao das mais do que o stock, e fixa tmb a voltagem das tuas rams, q deves ver na caixa, ou no site do fabricante!!!!
Apos este processo sobe o fsb, fazendo contas, por exemplo 333fsb*9=3.0ghz, sobe por exemplo para 370 e ve se boota!! qnd nao bootar, podes ter que baixar o multiplicadr das memorias, ou o cpu chegou ao max naquela voltagem, ou ainda o teu northebridge ta a precisar d volts(menos provavel)!!

cumps
 
Snickers_

vou fazer uns testes e depois digo o resultado!!!
podes-me explicar o que é isto ?
sobe o fsb, fazendo contas, por exemplo 333fsb*9=3.0ghz, sobe por exemplo para 370
Assim fico a perceber um pouco mais do que estou a fazer!
 
começaram as duvidas!! agora vou mesmo precisar da vossa ajuda!
Ja fui a BIOS e pus o FBUS a 380! com o CPU-Z tenho a voltagem nos 1.240V
o core Speed varia entre os 2280.2mhz e os 3420.1Mhz, a o valor nao é constante, e o "mutiplier" varia ente os "x 6.0 e os 9.0" alguem me ajuda? como acontece isso e porque acontece isso?
Cump
 
ja consegui umas proezas engraçadas!! desde aquecer o CPU aos quase 60graus ao ter uns belos fundos azuis! actualmente estou a trab a 3.5 com temperaturas na casa dos 35graus em Ide!
onde posso encontrar algo sobre voltagens?? e que ha coisas que leio e nao percebo bem!!!
 
Se era para ver a performance no jogo falta aí uma coisa...Fraps

Sobre o OC...dá para ver que já estás encaminhado ;)

Sobre as voltagens...nomeadamente o VCore...eu não sei grande coisa...mas acho que também não há assim tanta coisa para saber.
Tens que ter atenção a três coisas...Ao VCore máximo recomendado desse processador, ao VDrop e ás temperaturas.

O VCore máximo oficial desse processador são [SIZE=-1]1.3625v, o que não quer dizer que ele não passe isso sem problemas, mas não é recomendado...principalmente com o cooler de origem.

O VDrop...caso não saibas o que é, está associado á board e é a diferença da voltagem definida e a voltagem quando o CPU está em Full Load. Desvantagem de ter um VDrop alto: por exemplo, defines uma voltagem de 1,35v e aumentas o FSB...o sistema faz o boot e tudo bem, mandas-lhe com o Orthos para cima e o VCore desce uns 0,07v e crasha. Porquê? Porque a voltagem de quando ele está a em Full Load, neste caso 1,28, não é suficiente para a velocidade a que estava a trabalhar. O problema acaba por ser que não vais aumentar mais a voltagem porque pode danificar o CPU ou por causa das temperaturas muito elevadas...o que faz com que fiques limitado por causa do tal VDrop.

As temperaturas, claro, são muito importantes também, pois podes queimar o processador (não é para assustar, é para alertar)...a temperatura máxima recomendada neste caso são [/SIZE]72.4°C...o que não quer dizer novamente que não as possas ultrapassar e que ele vá queimar mal chegue aos 72.5ºC...o que poderá provocar são desgastes a longo prazo...mas li por aí que esta nova série E8xxx tinha muito pouca tolerância ás temperaturas...e que levava a um desgaste mais facilmente...por isso já sabes.

Espero ter ajudado...mais alguma dúvida diz.

Já agora aproveito para perguntar qual é o VDrop dessa board :D

Ah...redimensiona a imagem porque está "fora dos limites legais" :P

Cumps ;)
 
Última edição:
Back
Topo