OC

vinsanity

Membro
Boas, sou novo aqui no forum e agradecia que me pudessem ajudar a melhorar em alguma coisa o pc que tenho.

Tenho um P4 1.7 GHZ, 768 DDR 400mhz , GF 7600 GS 256. Gostaria de ouvir algumas sugestões/opiniões no que posso mexer, em termos de overclock, principalmente a nivel do CPU. A mb é uma DFI i845. Pralém das sugestões, como fazer claro :)
 
Última edição:
esse cpu está de certeza a ser bottleneck nesse sistema...isso é core willamette certo?
tenta puxar por ele ou se a board suportar um P4 mais recente, compra um P4 por o menos northwood. esses willamette tem fama de não puxar muito...
 
[email protected] ou mudança de CPU (e consequente overclock :D)

E sim, a placa gráfica fica subaproveitada devido ao CPU.

Será que dá para chegar aos 2.0ghz ? E quanto aconselham aumentar em termos do clock (neste momento está em 100 mhz) ? de quanto em quanto e até quanto? (ja li algures no forum que deve se fazer de 5mhz em 5 mhz). Lá diz que o máximo é 132.

Ah e já agora como faço realmente, se apenas aumento em termos de clock ou se tenho de aumentar mais alguma coisa.

Thks pela ajuda.
 
Última edição:
Depende das opções da BIOS ;)

Com multiplicador 17x

17x133MHz = 2,261GHz

Acho que é uma boa meta :)

Eu experimentaria 110,115,120,125,130,133, e mais, e mais :)

Mete primeiro as DDR400@DDR266 (133MHz), latências 2.5-3-3-7-1T
 
Pus essas opções (menos a 1T que não encontro na bios) e até ta a funcionar tudo bem. Até agora so puxei até 112 mhz (equivalente a 1.9ghz) mas durante o fim de semana a ver se 'puxo' mais. Se conseguir puxar até 2.0ghz já acho bom, pois há sempre receio de saber até onde posso ir e se é seguro fazê-lo.

Quais as cenas que tenho de ter mais em atenção quando tiver a aumentar ? (temperatura etc?). A voltagem não é preciso aumentar?
 
Última edição:
Pus essas opções (menos a 1T que não encontro na bios)

OK a minha não tem xD

É o DRAM Command Rate. Só existe 1T e 2T como opções ;)

Quais as cenas que tenho de ter mais em atenção quando tiver a aumentar ? (temperatura etc?). A voltagem não é preciso aumentar?

Aumento de temperatura, mas apenas se alterares alguma voltagem.

Por enquanto não mexas na voltagem. Vê quanto dá o CPU com a voltagem por defeito :D

Para monitorizar temperaturas, uso o SpeedFan.

Para testar a estabilidade do CPU, o OCCT (meia hora de teste).
 
Já sakei esses programas e portanto vou agora tentar aumentar mais. Se puderes responde me a esta questão, quando é que eu sei que o CPU não dá mais ou está no limite? Chego a essa conclusão pelos tais testes provavelmente.

Também sakei o 3DMark para utilizar em termos da grafica (aí nessa área ja percebo).

Mais uma vez agradeço a ajuda:wah:
 
Última edição:
Se puderes responde me a esta questão, quando é que eu sei que o CPU não dá mais ou está no limite? Chego a essa conclusão pelos tais testes provavelmente.

A resposta está sublinhada :D

De qualquer forma existe um programa que utilizei num P4 e acabou por dar os [email protected] estáveis, quando antes não os fazia :002:

Corri o programa que está para download nesta página durante 6h, com o CPU o máximo refrigerado possível (caixa aberta, ventoinhas no máximo).

Também sakei o 3DMark para utilizar em termos da grafica (aí nessa área ja percebo).

Já dizias qual é. Que software costumas usar/usas?
 
Back
Topo