Dúvida onboard realtek com saida extra

Oi!
Tenho aqui uma motherboard ASUS P5KPL AM - SE, que possui apenas uma saida audio atráz.
No meu PC pretendo montar 2 colunas de som, tenho espaço, e quero montar as colunas dentro da caixa do PC ( vai estar o resto dos componentes devidamente protegidos do magnetismo das mesmas pk usarei uma pequena caixa de platex onde estaram as colunas de 40W de 80mm ficando na zona do frontal debaixo das drives dvd/cd ( o disco rigido está colado na parte traseira da caixa) )

Tambem tenho um amplificador, alimentado por 9v, logo pode estar ligado a um molex, mesmo sendo a corrente do molex de 12v, já experimentei e nao há diferença, mas por segurança vai levar um fusivel de 2A como os que se usa nos autoradios e nas tv´s.

Existe os paineis frontais, mas eu nao tenho na minha caixa nenhum.

Ora bem a intençao era meter mais 1 saida audio no pc, existe as tomadas Y de jack de 3,5", essa soluçao está excluida. Eu quero dentro senm fios a vir para fora.

Até aki tudo bem, nessa zona dos pinos, como ligo pois se akilo usa pinos para ter a "presença" do jack? só necessito de 3 ground speaker righ e speaker left,
mas se nao der "presença" akilo nao vai ter som correcto?
outra coisa...
Reparei na bios que existe front panel setup ( algo assim ) e as opcoes sao AZALIA , disabled, e front panel suport type (hd audio)
sao essas as opcoes a mudar? para ter som nos pinos, sem precisar de ter o painel de som frontal?

 
vamos por partes:
se precisas de mais saidas de audio, grande parte (se nao todas) das motherboards lançadas hoje em dia possuem um conector que permite fazer ligaçao aos jacks da frente da caixa. se precisas de mais saidas, esta e a opçao perfeita.
mais uma coisa: em vez de ligares o amplificador de 9V a uma saida de 12V, passa por uma loja de electronica e compra um "regulador de tensao 7809". eles sao baratos (menos de um euro, dependendo da loja) e assim jogas pelo seguro e nao arriscas queimar o aparelho.
cada componente destes suporta em media 1A. se precisares de mais corrente, mete outro em paralelo.

mgl4evr
 
é questao de medir com um amperimetro a Amperagem consumida pelo amplificador, mas posso procurar um de 12v tenho aqui alguns (daqueles das colunas pequenas, é só rocurar um de 12v e ligar directo) é a parte mais facil ou entao usar o tal regulador...

Mas a duvida que me persiste é:
Qual é a opçao que deve estar no AUDIO CONTROLER da bios?
AZALIA ou Front Panel Suport Type (HD Audio)
esta duvida persiste porque segundo o manual em legacy AC´97 ( presumo que seja o equivalente a AZALIA) terá uma configuracao de saida, e em hd audio outra,
qual opcao de bios devo usar? ( sabendo k terei de seguir o esquema para cada opcao)
deves er o AZALIA nao? o azalia nao tem presença,
 
Última edição:
hum... pelo que googlei, parece que o recomendado e mesmo o azalia.
mas em todo o caso, se nao for, trocas para o outro. nao e dificil...
outra coisa: nao leves a mal, mas sabes que esses amplificadores que retiras de colunas pequenas tem de ser alimentados por corrente AC vinda do transformador, certo? ligar 12V DC nao vai resultar muito bem... mas se ja sabes disto, entao ignora. so tento ajudar... ;)

mgl4evr
 
hum... pelo que googlei, parece que o recomendado e mesmo o azalia.
mas em todo o caso, se nao for, trocas para o outro. nao e dificil...
outra coisa: nao leves a mal, mas sabes que esses amplificadores que retiras de colunas pequenas tem de ser alimentados por corrente AC vinda do transformador, certo? ligar 12V DC nao vai resultar muito bem... mas se ja sabes disto, entao ignora. so tento ajudar... ;)

mgl4evr
Claro que sei, é só ignorar os diodos, com a ajuda do multimetro vejo bem qual é o circuito positivo e o negativo que " saí " dos diodos.
*
Quanto á opcçao da BIOS sempre era o azalia, liguei como está o pin out no manual da MB, e já ta a funcionar a saida extra.
*
No entanto, falta só a parte de regular a corrente, do MOLEX 12V para 9V. Ainda nao fui buscar o regulador, por falta de tempo.
Entao se os regulador for de 1A, chega perfeitamente pois o amlificador que estou a montar tinha um tranformador 230VAC/9VAC max otput 200mA, se nao me engano, 200mA sao 0,2A, se o regulador suporta 1A já tá feito assim que cá o tiver.
Esses reguladores de tensao que me indicaste como se regula? É necessário o uso do multimetro e verificando a saída, ou tem uma escala impressa ?
 
Última edição:
http://www.cascadesurplus.com/catalog/images/7809.jpg
ele nao permite regular manualmente, se e essa a tua duvida. ele apenas "regula" 12V (ou superior) para 9V.
repara na imagem. da esquerda para a direita tens o pino 1,2 e 3.
o pino 1 e a entrada dos 12V da motherboard.
o pino 2 e a massa.
o pino 3 e a saida dos 9V.
nota: o pino de massa serve tanto para a entrada como para saida.

mgl4evr
 
Última edição:
http://www.cascadesurplus.com/catalog/images/7809.jpg
ele nao permite regular manualmente, se e essa a tua duvida. ele apenas "regula" 12V (ou superior) para 9V.
repara na imagem. da esquerda para a direita tens o pino 1,2 e 3.
o pino 1 e a entrada dos 12V da motherboard.
o pino 2 e a massa.
o pino 3 e a saida dos 9V.
nota: o pino de massa serve tanto para a entrada como para saida.

mgl4evr
entao assim nao é preciso nada dos esquemas que vi no forum brasileiro, porque a corrente que sai da fonte de alimentaçao do PC já vem o suficiente regulada, basta ligar directo certo?
ligo o fio amarelo de 12v com o pino 1
o preto ( massa ) com o pino 2, e saindo do mesmo um fio para ligar ao - do ampli.
e um fio ao pino 3 para ligar ao + do ampli.

Comvem meter isso numa zola ventilada nao? eu tenho as ventoinhas extractoras da caixa, colocarei o mesmo regulador de modo a ficar sobre o fluxo de uma, evitando assim o aqueciemento da peça.
 
sim... nao precisas daqueles filtros. aquele filtro servia se, por exemplo, estivesses a alimentar o amplificador atraves de um transformador e ponte de graetz.
como nao e o caso...
ligo o fio amarelo de 12v com o pino 1
o preto ( massa ) com o pino 2, e saindo do mesmo um fio para ligar ao - do ampli.
sim... esta correcto.
Comvem meter isso numa zola ventilada nao?
quanto mais corrente passar por ele, mais ele aquece. como o consumo do amp se fica pelos 0.2A (20% do maximo), ele nao deve aquecer muito. mas podes colocar-lo numa zona ventilada se quiseres.

mgl4evr
 
Back
Topo