ONIDuo Profissional – Voip?

jmrleca

Power Member
Há uns dias atrás assisti a uma instalação do ONIDuo Profissional e fiquei um pouco intrigado com o equipamento que a ONI instalou e como configuraram os serviços.

Em vez de um simples modem/router ADSL foi instalado um OneAccess ONE 200 (http://www.oneaccess-net.com/en/index.htm). Colocaram este equipamento entre a central telefónica e a rede Ethernet da empresa. O acesso à sua configuração está vedado e apenas poderá ser feito remotamente por técnicos da ONI.

Percebo pouco de comunicações, mas parece-me que instalaram um equipamento que, para além de modem ADSL, é um Voip Router / Voip PBX, que está a converter os pedidos da central telefónica em chamadas de puro Voip.

Agradecia que alguém com mais conhecimentos sobre comunicações e sobre o OneAcess, me explicasse melhor se de facto as chamadas voz estão a ser efectuadas por Voip.

Pretendo discutir este assunto com a ONI e gostava de estar melhor informado.

Obrigado.
 
Última edição:
Tens o telefone ligado onde? ao RJ11?
Melhor ainda... desliga o router e ve se consegues fazer chamadas... mas cheira-me que isso é um pbx e provavelmente as chamadas nacionais estao a ir por voip.... é normal hje em dia.
Ps: embora tb qs todos ja facam voip para chamadas internacionais
 
A central telefónica está ligada a uma porta RJ45 do router através de um cabo de rede, mas só com 4 fios ligados. No router tenho 1 porta RJ11, onde está ligada a linha telefónica, 1 porta RJ45 para a rede ethernet e 4 portas RJ45 que penso se sejam para ligar equipamentos de voz. É neste grupo de 4 portas RJ45 que está ligada a central.

Desligando o router fico sem chamadas.
 
jmrleca disse:
A central telefónica está ligada a uma porta RJ45 do router através de um cabo de rede, mas só com 4 fios ligados. No router tenho 1 porta RJ11, onde está ligada a linha telefónica, 1 porta RJ45 para a rede ethernet e 4 portas RJ45 que penso se sejam para ligar equipamentos de voz. É neste grupo de 4 portas RJ45 que está ligada a central.

Desligando o router fico sem chamadas.


Entao adivinha lá se tens isso por voip... :lol:

Ou entao CES/VoDSL ... de qq forma nao é telefone standart
 
Essa configuração permite que utilizando a largura de banda existente para Net efectuar um tunneling para VoIP, assim poupando um aluguer de um acesso Básico à PT apenas para telefone. Assim, dependendo do tráfego de saída e do tipo de ligação, permite a poupança de custos.

Esse One200 faz a gestão da largura de banda Web/VoIP e faz QoS da ligação.

Por exemplo, todo o tráfego de voz entre centrais da PT é TODO efectuado via VoIP ou protocolos idênticos. Apenas as ligações entre a casa do cliente e as centrais é efectuada via par de cobre!
 
Back
Topo