Opera - Ajuda

RedNight

Power Member
Boas tardes...

É o seguinte...

O meu pc não iniciava alguns ficheiros de arranque desde há alguns tempos a esta parte.

Decidi, entao, (re)instalar o Xp já com as actualizações de junho integradas.

Até aqui, nada de anormal...

Na instalação foram criadas novas pastas de sistema.

(de referir que não formatei o pc)

Acontece que, quando vou passar a pasta application data que tinha ainda da era "pré- instalação do xp" para a agora pasta de my documents válida, as predefinições do Opera não haviam sido carregados...

Não era suposto (digo eu)

Copiei de uma para outra, mas fiquei sem skins, favoritos agrupados, motores de busca....tudo!

Voltou tudo À estaca zero....:'(

Não apaguei ainda pasta nenhuma...

Será que ainda vou a tempo de recuperar as predefinições que tinha?

Algum de vós me pode ajudar?????

Desde já, obrigado!:)
 
Não mudaste de username nem nada?

Quando instalas o Opera, tens a opção de escolher o perfil multi-user ou single-user.

Se escolheres multi, a pasta das settings é:

C:\Documents and Settings\username\Application Data\Opera

Se escolheres single, a pasta das settings é mesmo dentro do Opera. Experimenta fazer um search por wand.dat, opera6.ini, etc.. que são os files de configuração..

Assumindo que tens uma instalação multi-user e que és o único que usa o teu pc/Opera, isto é, mais ninguém tem configs personalizadas do Opera nesse pc, podes converter a tua instalação do Opera para single-user da seguinte forma:

- Abre o Opera\OperaDef6.ini com o notepad
- Procura a secção [System] e altera o valor Multi User=1 para Multi User=0.

Agora basta copiares os ficheiros que estão no teu perfil em:

C:\Documents and Settings\username\Application Data\Opera

para Opera\profile


Prevendo todos os ângulos, se por acaso instalaste como single user e apagaste a pasta original do Opera e/ou reinstalaste o Opera por cima, então perdeste mesmo as tuas settings antigas. O meu conselho é instalares o Opera noutra partição que não seja formatada, e quando formatas basta correres o Opera de lá, não é preciso estar sempre a instalar.

Se por acaso quiseres mesmo reinstalar, tens aqui a lista de ficheiros que deves fazer backup e a explicação do que é cada um deles.
 
Não mudaste de username nem nada?

Quando instalas o Opera, tens a opção de escolher o perfil multi-user ou single-user.

Se escolheres multi, a pasta das settings é:

C:\Documents and Settings\username\Application Data\Opera

Se escolheres single, a pasta das settings é mesmo dentro do Opera. Experimenta fazer um search por wand.dat, opera6.ini, etc.. que são os files de configuração..

Assumindo que tens uma instalação multi-user e que és o único que usa o teu pc/Opera, isto é, mais ninguém tem configs personalizadas do Opera nesse pc, podes converter a tua instalação do Opera para single-user da seguinte forma:

- Abre o Opera\OperaDef6.ini com o notepad
- Procura a secção [System] e altera o valor Multi User=1 para Multi User=0.

Agora basta copiares os ficheiros que estão no teu perfil em:

C:\Documents and Settings\username\Application Data\Opera

para Opera\profile


Prevendo todos os ângulos, se por acaso instalaste como single user e apagaste a pasta original do Opera e/ou reinstalaste o Opera por cima, então perdeste mesmo as tuas settings antigas. O meu conselho é instalares o Opera noutra partição que não seja formatada, e quando formatas basta correres o Opera de lá, não é preciso estar sempre a instalar.

Se por acaso quiseres mesmo reinstalar, tens aqui a lista de ficheiros que deves fazer backup e a explicação do que é cada um deles.

Reinstalei por cima, o opera...

Mas...

Vou explicar melhor.

Eu antes tinha, como username no documents and settings "Saulo"...agora, tenho essa mesma pasta e uma outra que o xp criou "Saulo - pc-Saulo"...

Eu copiei o que tinha na do opera que estava no folder application data da tal pasta "Saulo" para esta nova "Saulo - pc-Saulo"

Tenho lá as skins (eu já confirmei que estão na pasta), wands, widgets, bookmarks...

Só não estão é a ser carregadas pelo Opera...:'(
 
O problema é esse, o Opera vai procurar as settings na pasta 'Saulo', mas tu tens as settings na pasta 'Saulo - pc-Saulo'..

faz o seguinte:

- Vai à pasta do Opera
- Abre o Opera\OperaDef6.ini com o notepad
- Procura a secção [System] e altera o valor Multi User=1 para Multi User=0.
- Copia os conteúdos da pasta 'Saulo - pc-Saulo' para a pasta 'profile' dentro da pasta do Opera, e faz overwrite.

Ficas com as tuas cenas mesmo dentro da pasta Opera, e assim acabam-se as chatices com usernames trocados e afins. Quando quiseres formatar, copias a pasta do Opera para outro lado, pra ficar como backup e pronto.
 
A ideia do flak não é má, MAS eu sugeria outra abordagem (visto que não fazer uso dos profiles é que costuma dar problemas), ou seja, porque não editar o opera6.ini? aposto que tens tudo a apontar para a localização antiga ao invés da nova, né? então basta-te efectuar um replace all no notepad para normalizar essa situação em menos de nada... digo eu em grego. Boa sorte!!! ;)
 
Uso o Opera há muitos anos, sempre com single profile, e nunca tive problemas com isso.

Eu também já o uso há alguns anos, e estou constantemente a dar suporte ao mesmo, pelo que acredita que não estou a cuspir para o ar, ou seja, imagina que existem (ou poderão vir a existir) mais users criados nesse sistema... mais vale assim. ;)
 
Done!;)

O problema foi resolvido...:D

Muito obrigado aos 2 pela ajuda prestada;)

Da próxima, já sei o que fazer...

Os Mods já podem fechar o tópico
 
Back
Topo