Opinião placa gráfica

Pikeno

Power Member
Boas,

Necessito de uma placa gráfica para o meu Powemac G4 e encontrei esta...

http://cgi.ebay.com/ws/eBayISAPI.dl...60025218018&rd=1&sspagename=STRK:MEWN:IT&rd=1

Para o que eu quero, visto que não sou utilizador profissional, penso que será mais que suficiente e pelo que tenho visto aí a única placa gráfica que eu posso adquirir para este computador é a ATI Radeon 9800 Pro (que custa um balúrdio), por causa da sua compatibilidade com AGP 2X.

Gostaria que os mais entendidos me dessem a sua opinião.
 
Há uns tempos o Demiurgo postou neste forum um sucess report de como tinha comprado uma GeForce 5500 (ou 5400, já não me lembro), sem ter a BIOS para Mac, flashou-a e ficou mt barato... Está aqui: http://www.techzonept.com/showthread.php?t=101564&highlight=geforce+mac

Agora a gráfica é PCI, não AGP. Pode ser que isso tb haja para AGP, é questão de pores no topico... fica-te bem mais barato que ires comprar uma Mac-only (e o leilão q puseste acabou... foi-se a placa por quase 100 dólares :P)
 
Boas,

Claro que ela se foi por 100 dólares...

Fui eu que a comprei... hehehehe

Ah... e esta é AGP (2X e 4X) e "flashada", claro...

Agora vamos ver se ela cai na alfândega e caso isso aconteça, quanto tempo vai demorar e quanto é que me vão cobrar :-(

Abraço
 
Última edição:
Flashar as placas FX5200 e 5500 se tiveres um PC à mão com uma placa ATI é facílimo.

O procedimento é exactamente idêntico para placas AGP e PCI.

Por acaso achei o preço puxadote, afinal de contas eles tão a vender uma simples FX5200.

A minha veio dos states e não parou na alfândega.

PT

PS: Compreendo o preço elevado, é que as bios disponíveis publicamente para as FX5200 não permitem utilizar a saída DVI sem adaptador para VGA (coisa que a board que compraste permite).

PS2: Espero que tenhas visto esta advertência I would not recommend this video card for a Sawtooth/AGP Graphics models in 10.4 Tiger (although 5200s tend to work just fine in Panther in Sawtooths).
 
Boas,

Como eu não faço ideia de como é que se flasha uma gráfica, e pelo que eu já li em muitos foruns pode-se dar cabo dela ao flashar, é que mandei vir essa.

E o meu mac é o gigabit ethernet, e por isso não tem problemas de compatibilidade. Se reparares ele diz que é 100% compatível com o digital audio, quicksilver, mdd, gigabit ethernet e cube. Penso que o sawtooth agp é o single 350 e 400 e são estes que têm problemas com o Tiger, daí ele não recomendar.

De qualquer forma se pegarmos no preço do que anda por aí no mercado de placas gráficas AGP 2X, esta até é bem em conta...

Um abraço
 
Última edição:
Boas,

Como eu não faço ideia de como é que se flasha uma gráfica e pelo que eu já li em muitos foruns, pode-se dar cabo dela ao flashar é que mandei vir essa.

E o meu mac é o gigabit ethernet, e por isso não tem problemas de compatibilidade. Se reparares ele diz que é 100% compatível com o digital audio, quicksilver, mdd, gigabit ethernet e cube. Penso que o sawtooth agp é o single 350 e 400.

De qualquer forma se pegarmos no preço do que anda por aí no mercado de placas gráficas AGP 2X, esta até é bem em conta...

Um abraço

Yep. Paguei 80 euros há uns tempos por uma FX5200 PCI para um PC que só tinha AGP para a placa onboard... estão a ficar difíceis de arranjar (era a última... :P)

Agora, espero mesmo que não fique retido na alfândega... normalmente eles são algo picuinhas com hardware, mas como só abrem pacotes ao acaso... :p
 
Agora, espero mesmo que não fique retido na alfândega... normalmente eles são algo picuinhas com hardware, mas como só abrem pacotes ao acaso... :p


Mas mesmo que eles a apanhem na alfândega, pagando o Iva e o transporte cobram-me o quê? 30 - 50€?

Abraço
 
Sim... normalmente é 1/3 ou 1/2 do preço, creio eu. Felizmente não é um artigo mt caro... se fosse um item de 500 euros já se notava um bocado :)

Mas é chato na mesma porque depois nunca mais chega, tens de ir lá tu pessoalmente, e nem sempre as comunicações são as melhores. É por isso que eu, quando quero fazer compras no eBay, me restrinjo à UE :)
 
Sim... normalmente é 1/3 ou 1/2 do preço, creio eu. Felizmente não é um artigo mt caro... se fosse um item de 500 euros já se notava um bocado :)

Mas é chato na mesma porque depois nunca mais chega, tens de ir lá tu pessoalmente, e nem sempre as comunicações são as melhores. É por isso que eu, quando quero fazer compras no eBay, me restrinjo à UE :)

Mas olha que eu já mandei vir coisas de Hong Kong que ficaram na alfândega e eles mandaram para minha casa na mesma, só que á cobrança no valor do imposto e dos portes da alfândega até minha casa.
 
Pikeno,

Por esse preço vendia-te a minha FX5500 PCI flashada e ficavas com a certeza que ela não ficava retida na alfândega :-D.

Com o dinheiro comprava outra ou uma FX6200 PCI também para flashar :P.

Agora falando sério, de facto se não queres arriscar a flashar, mais vale já comprar com o trabalhinho feito.

PT
 
Boas,

Acredito que pudesses fazer isso mas pelo que me informei, os Powermac G4 com AGP não gostam muito de placas gráficas PCI como placa principal...


A ideia foi mesmo essa do trabalhinho estar feito... :P

Abraço
 
Eu continuo com a ATI 8MB AGP.
Já pensei em flashar a minha MX400 mas não suporta core image... desisti.
Placas graficas para Mac andam inflacionadas. :(
 
Desculpem lá ressuscitar a thread, mas acabei de flashar uma Fx5200 e já está a correr às mil maravilhas no powermac G4 AGP Graphics, não foi preciso isolar as ligações 3 e 11 na placa :)

Aproveito também para perguntar se será complicado arranjar dual cpu's para este mac, já estou à espera de 1Gb de memória para ele, vou trocar o disco e depois só ficava a faltar um cpu porreiro para isto correr fixolas.
 
Dual CPU vais ter de procurar na ebay ou nas empresas que vendem esses kits.

Tens a certeza que a memória é compatível? No meu Yikes é uma chatice meter dimms de 256MB double sided (ou single sided, já não me lembro bem)
 
Dual CPU vais ter de procurar na ebay ou nas empresas que vendem esses kits.

Tens a certeza que a memória é compatível? No meu Yikes é uma chatice meter dimms de 256MB double sided (ou single sided, já não me lembro bem)

Pois, já estou de olho em alguns no ebay, mas os preços são assim para o absurdo.

Quanto à memória realmente não sei se será compatível, a verdade é que já testei várias memórias e nunca tive problemas, mas nunca foram superiores a 256mb. Comprei um kit de 2x512mb, ficou por 25€ +/-. Caso não funcionem também não há grande problema, podem ser sempre aproveitadas para pc's
 
Back
Topo