opinião sobre portátil Clevo para arquitectura

Meleiro

Membro
Muito boa noite a todos os membros do forum, é a primeira vez que estou a postar neste forum e como tal peço que me orientem em alguma situação que não esteja bem.


Sou estudante de arquitectura e chegou a altura de adquirir um portátil novo para trabalhar em programas de modelação como AutoCAD, Rhino, bem como o uso diário, normal. Será um computador para usar em todas as situações.

à partida o computador será para adquirir através de compra conjunta com a Associação de Estudantes da minha faculdade, que inicialmente tinha a seguinte proposta:

HP EliteBook 8570w Mobile Workstation por 1.660€
Intel Core i7-3720QM
8GB 1600MHZ DDR3
500GB 7200RPM
NVIDIA Quadro K1000M

e após ter dado uma vista de olhos aqui no forum e ter procurado conhecer a marca clevo, falei da marca à associação e entretanto surgiu também a proposta:

P150EM 675MX Pro AEFAUP por 1.583€

LCD 15.6 FullHD 1080p Led Anti Reflexo
i7 - 3740QM (2.7/3.7GHz 6MB)
24GB DDR3 1600
750Gb 7200rpm 16MB
NVIDIA GTX 675MX 4GB GDDR5
DVDRW DL
WiFi INTEL N-135 + BT 4.0
Microsoft Windows 8
CC LCD PRO Calibration

A escolha está mais que decidida, será o Clevo, no entanto a questão que eu coloco é se for possivel modificar as caracteristicas do PC e manter o preço, o que propõe?
16 gb é suficiente? qual a diferença entre a ATI hd 7970m e esta GTX 675mx?
Um disco SSD trará vantagens ao desempenho do portátil? (não me faz grande diferença ter um disco com pouca capacidade, pois utilizo disco externo para guardar documentos, e o leitor de cd's não é muito necessário)

Peço desculpa pela quantidade de texto, mas dado a quantidade de dinheiro envolvida, gostava de fazer uma compra o mais adequada possível às minhas necessidades!

obrigado
 
16GB é mais que suficiente na actualidade , até 8GB deverá chegar ; e mais tarde quando fizer falta mais é so meter mais ...

Para jogos a HD7970M é mais potente que a GTX675MX e é mais barata.
Se a ideia não for jogar de todp mas so trabalhar nenhuma das 2 compensa ,
ou vais para uma nvidea Quadro , ou para o P151EM para poupar nesse aspecto (ou até mesmo um Clevo Serie W)

SSD tem velocidades muito superiores , melhora muito a velocidade dos programas no que toca a carregar informação , eu por exemplo uso solidworks (curso de mecanica) e para carregar peças prefeitas e edita-las (tipo rodas dentadas , rolamentos, ...) aqulilo demora com o meu antigo disco de 7200rpm ai 20-30 segs entre cada clik cade vex que alterava um parametro ; agora com um SSD é 2 ou 3 segundos e voilá...

quanto a configs: ( os preços estão muito arredondados ;) )

Tb para jogar
Se não for para jogar
.....................
.....................
P150EM ~1500€P150EM ~1600€ P151EM ~1700€ W350ET ~1500€
15.6" FullHD matte
i7-3740QM*
8/16GB
HD7970M
128GB SSD* + 500GB 7200rpm
15.6" FullHD matte
i7-3630QM*
8GB
nVidea Quadro K3000M
* 500GB 7200rpm
15.6" FullHD matte
i7-3840QM
16GB
GTX660M
256GB SSD + 500GB 7200rpm
15.6" FullHD matte
i7-3840QM
16GB
GTX660M
256GB SSD + 500GB 7200rpm
*Ou por por +90€ um SSD de 256GB
em vex de 128GB, ou por + 190€ o
i7-3820QM em vez do 3740QM
(ou passar dos 1700€ e meter os 2)
*Ou por por +100€ um SSD
de 128GB , ou por + 140€ o 3740QM
em vez do 3630QM
(ou passar dos 1700€ e meter os 2)

Há pelo menos dua lojas a ter como
opção graficas profissionais.
 
brruno, obrigado pela resposta, mas em principio o portátil será mesmo o P150em

A minha maior indecisão centra-se no disco ssd, e como não sou muito expert nesta matéria, tenho ainda algumas duvidas.
Como referi em cima, por aproximadamente o mesmo valor, tenho as hipoteses 128 ssd + 750 hd, sem drive dvd, ou 256 ssd com drive dvd, com hipotese de futuro upgrade de mais um disco e/ou mSata.

Gostava que me esclarece-sem se existem ganhos em termos de desempenho de um 128 para 256 ambos Samsung 830 que justifiquem a opção

E ainda (acho que vou fazer uma pergunta ridicula), se ter o SO instalado no disco hd se usufrui do desempenho ssd, ou se pelo contrário, tenho de ter o SO instalado no ssd e o HD passa a funcionar so como disco de armazenamento de dados?
 
Podes sempre optar por mSata SSD 128GB ou 256GB + HDD 750GB + Drive Óptica.

Convém instalar o sistema operativo no mSata SSD, o desempenho será maior do que no HDD 750GB e este ficava como um disco de apoio.
 
A diferença de desempenho é pequena entre o de 128GB e 256GB. , é mesmo por uma questão da capacidade que precisas.. mSata so podes meter SSD's mSata (que são mais caros que os normais) e funciona á velocidade de SATA 2 e não SATA 3 nestes clevos.
Serie P15" : 1 disco (SATA 3) + DVD/2º disco (SATA 2) + mSATA (SATA 2)
Serie W : 2 discos (SATA 3) + DVD/3º disco (SATA 2)

Apenas se usufrui da velocidade do SSD o que estiver no SSD , se instalres o SO no HDD vai funcionar á velocidade do HDD. Sim , o SSD para o windows , programas e alguns ficheiros e o HDD para armazenamento.
 
Obrigado, sendo assim acho que está decidido, será um ssd 256 gb. Continuo a ter drive optico que apesar de não ter muito uso está lá para quando precisar, e quanto ao armazenamento, tal como agora, continuo a usar o disco externo para arquivo, e utilizo o ssd para o SO e para guardar ficheiros temporários de uso diário. E ainda fico com hipotese de no futuro meter um mSata e outro disco.
 
Boas!

Também podes optar por um leitor optico externo.. um baratinho so pa safar qd precisas.
digo isto pois é o que estou a pensar fazer ao adquirir o meu Clevo.
assim podes ter um hdd interno para armazenamento (não obstante de teres tb discos externos) e o SSD ser unicamente para SO e cache (photoshop etc)..

Tb fui estudante de arquitectura e com o passar do tempo vais sempre acumular ficheiros de trabalhos no pc e os ficheiros temporários por vezes tornam-se "semi" definitivos pois vao ficando, ficando.. ;D assim escusas de ir enchendo o SSD com ficheiros de trabalhos (pois so tem 256gb) e vais usando o SSD para instalar software que mais puxa pelo pc tipo autocad, 3dstudio, adobe suite, rhino etc..

E ainda por cima a drive optica do meu Asus G1S que adquiri no 3º ano da faculdade deve ter sido usada para ai umas 2 vezes desde que comprei.. lol

mas isto é so a minha opinião, se calhar tu poderás dar mais uso a drive optica, n sei.

cumps
 
luisqsm, de facto não dou muito uso a drive de dvd, tal como tb não costumo ocupar o espaço do disco do portátil com muitos ficheiros, a não ser temporarios e de pequena dimensão, até porque um disco externo permite-me aceder facilmente com outro pc.
A minha escolha pelo ssd 256 em vez de ssd128 + hd em grande parte foi por ter mais espaço no disco para instalar programas.
 
Back
Topo