Opinião sobre trabalho com ERPs (engenheiros informáticos)

ossaby

Membro
Boa tarde a todos!

Gostava de saber a vossa opinião sobre este assunto. Tenho 40 anos e trabalho em IT há 5 anos (tirei licenciatura em Eng. Informática). Nestes 5 anos trabalhei com diversas linguagens, tecnologias e arquiteturas diferentes. Já trabalhei em diversos contextos sendo que empregos através de empresas de outsourcing para mim nunca mais.
Atualmente trabalho numa startup onde gosto bastante do ambiente e do que faço. Sou líder da equipa de desenvolvimento, tomo todas as decisões, aprendo imenso. Mas existe o problema da instabilidade. Não vejo a empresa a progredir. É uma startup e a situação financeira da mesma é bastante precária (estamos a falar de uma empresa com 3 anos que ainda só tem 1 cliente e que vive maioritariamente de incentivos). O meu salário é bastante acima da média para a realidade portuguesa. Mas a instabilidade deixa-me a pensar no futuro. Recentemente tive uma proposta de trabalho numa empresa estável.
O salário é superior (mas nem é isso que me interessa). É uma empresa com 30 anos já. Não é uma empresa de IT mas sim de retalho. Não têm nenhum programador e necessitam de 1 para programar para Sage (algo novo para mim mas a empresa dá formação). Em suma, seria o único programador na empresa e estaria responsável pela gestão do ERP.
Confesso que não me atrai muito este tipo de trabalho mas temos que pensar no nosso futuro, certo?
Alguém aqui que trabalhe com ERP diretamente nas empresas clientes que me possa dar um feedback deste tipo de trabalho?
 
Não conhço o SAGE mas lido com SAP há uns 15 anos.

Em termos de programação num ERP o que há a fazer - tipicamente - é adaptar o sistema à necessidade do negócio.
Deve ser feito através de configuração. MAS nem sempre é possível e é para isso que existem os programadores: para expandir a potencialidade desses ERPs (seja em novos reports, automações, ampliações, layouts de impressão).

Tem desafios técnicos diferentes da programação pura e dura. Não é necessário ser um às dos padrões de desenho nem dominar o último stack de desenvolvimento web. É necessário ter uma grande capacidade de análise e de resolução de problemas já que muitas vezes esses problemas acontecem em ambiente de produção em que os tempos de paragem são mínimos.
 
Muito obrigado. De facto não me seduz muito esse tipo de tarefa. Confesso que estou um pouco sem saber o que fazer. Não sei quando é altura de parar de mudar de emprego nesta área. Gostava de saber qual é a evolução normal de um eng de software em termos de carreira. Alguém pode opinar sobre isto?
 
Isso dá uma dissertação.
É altura de parar de trocar quando (e enquanto) estiveres satisfeito.
A evolução é aquela que te desafie e te deixe motivado quanto aos teus objetivos pessoais.
 
De facto, se pensar apenas dessa forma isso é o que o meu emprego atual me proporciona. Mas como a estabilidade é muito importante para mim, obriga-me a pensar noutros fatores. O meu emprego atual penso que não podia ser melhor do que é, francamente. Nada a apontar excepto a instabilidade do negócio.
 
Vou dar um opinião que provavelmente será controversa em IT, mas cá vai: Acho que devias aceitar essa proposta se valorizas a estabilidade e estás numa fase da tua vida que não estás "para te chatear". Terás a clara vantagem do melhor salário, um negócio que não depende diretamente do teu trabalho (provavelmente não terás ninguém a ligar ao fim de semana a chatear), mas que pode crescer com o teu trabalho. Sendo tu o único programador, provavelmente serás valorizado pelo conhecimento, terás margem de manobra para modernizar os "processos digitais", etc.
Provavelmente não será um desafio aliciante tecnologicamente, mas pode ser uma opção interessante para teres uma vida mais descansada e confortável.
Muitas vezes temos o impulso de querer mais, fazer tudo, mudar, trabalhar com a stack da moda, inventar a roda e achar que somos os maiores no que fazemos, mas no fim do dia é só um emprego. Trabalhas por dinheiro, queres um ambiente decente e que dê para conciliar com uma boa vida. Com 40 anos és novo, mas provavelmente terás uma família que requer uma ponderação que um puto de 25 anos não precisa de ter. É pesar as coisas.

Boa sorte :)
 
Para mim não há certo ou errado nestas coisas. Tens fazer aquilo que te sentes bem a fazer.
Mudar de emprego não tem uma data de validade, muito menos em IT. Se essa nova oferta te traz aquilo que realmente procuras (melhor salário e mais estabilidade) então não vejo nenhum problema em aceitar.

Como disse o tmcsoares, não tens que necessariamente trabalhar com a stack X ou para a "next one billion dollar idea", tens é que fazer aquilo que achas certo para o teu momento da tua vida.

Mudar de emprego é muito mais que um salário, e no final de contas há que colocar tudo numa balança e perceber o que pesa mais.

De nada vale trabalhar para uma empresa a ganhar um excelente salário, e depois tens um péssimo ambiente e life balance mau. Como também de nada vale trabalhar na stack da moda com uma cultura fofinha, e no final ter um salário miserável.

Pessoalmente, já rejeitei ofertas financeiras excelentes mas que no final saberia que não me ia satisfazer no meu dia a dia, porque um trabalho é muito mais que um salário ao fim do mês.

É um emprego, e estás a trabalhar para a empresa de alguém, mas o que interessa é aquilo que tu pretendes e te traga uma melhor vida a em todos os aspectos.
 
Vou dar um opinião que provavelmente será controversa em IT, mas cá vai: Acho que devias aceitar essa proposta se valorizas a estabilidade e estás numa fase da tua vida que não estás "para te chatear". Terás a clara vantagem do melhor salário, um negócio que não depende diretamente do teu trabalho (provavelmente não terás ninguém a ligar ao fim de semana a chatear), mas que pode crescer com o teu trabalho. Sendo tu o único programador, provavelmente serás valorizado pelo conhecimento, terás margem de manobra para modernizar os "processos digitais", etc.
Provavelmente não será um desafio aliciante tecnologicamente, mas pode ser uma opção interessante para teres uma vida mais descansada e confortável.
Muitas vezes temos o impulso de querer mais, fazer tudo, mudar, trabalhar com a stack da moda, inventar a roda e achar que somos os maiores no que fazemos, mas no fim do dia é só um emprego. Trabalhas por dinheiro, queres um ambiente decente e que dê para conciliar com uma boa vida. Com 40 anos és novo, mas provavelmente terás uma família que requer uma ponderação que um puto de 25 anos não precisa de ter. É pesar as coisas.

Boa sorte :)
Tens razão. Foi por isso que abri o tópico. Por estar também a pensar na importância de ter um emprego estável. Sem dúvida que não podemos ter tudo, nem sempre. Obrigado.
 
Para mim não há certo ou errado nestas coisas. Tens fazer aquilo que te sentes bem a fazer.
Mudar de emprego não tem uma data de validade, muito menos em IT. Se essa nova oferta te traz aquilo que realmente procuras (melhor salário e mais estabilidade) então não vejo nenhum problema em aceitar.

Como disse o tmcsoares, não tens que necessariamente trabalhar com a stack X ou para a "next one billion dollar idea", tens é que fazer aquilo que achas certo para o teu momento da tua vida.

Mudar de emprego é muito mais que um salário, e no final de contas há que colocar tudo numa balança e perceber o que pesa mais.

De nada vale trabalhar para uma empresa a ganhar um excelente salário, e depois tens um péssimo ambiente e life balance mau. Como também de nada vale trabalhar na stack da moda com uma cultura fofinha, e no final ter um salário miserável.

Pessoalmente, já rejeitei ofertas financeiras excelentes mas que no final saberia que não me ia satisfazer no meu dia a dia, porque um trabalho é muito mais que um salário ao fim do mês.

É um emprego, e estás a trabalhar para a empresa de alguém, mas o que interessa é aquilo que tu pretendes e te traga uma melhor vida a em todos os aspectos.
Vou ponderar isto tudo. Afinal, continuamos a fazer falta neste tipo de tarefas também. Sinto wue tenho aprendido muito no.meu emprego atual e que o projeto é muito interessante, mas de wue valerá isso se não consigo estimar o futuro da empresa? Esta incerteza constante também não faz bem a ninguém.
 
Back
Topo