Opinião sobre uma configuração de PC

peter alien

Power Member
Um amigo meu pediu-me uma opinião sobre esta config, e já agora se fosse possivel gostaria de saber a vossa.

O PC era para programação, edição de video, jogos, etc... penso eu de que :rolleyes:


Aqui vai ela... acho que bem carota por sinal:


THERMALTAKE Tsunami Silver VA3000SWA

THERMALTAKE PurePower TWV 480W

INTEL Pentium IV 650 / 3.4Ghz / 2MB Cache / FSB 800Mhz / Socket LGA775

ASUS P5GD2 Premium / Socket Intel LGA775 / Chipset Intel 915P

KINGSTON DDR2 / 2x512 MB / 533 Mhz

SEAGATE Barracuda 7200.8 SATA 250 GB

TOSHIBA DVD-ROM SD-M1912

PIONEER DVR-109XL

POWERCOLOR ATI X850XT Platinum Edition PCIe

CREATIVE Sound Blaster Audigy 2 ZS

MICROSOFT Optical Desktop Elite for Bluetooth



Os AMD 64 bits estão à altura dos Pentium topo de gama ?
Se fosse um AMD (tipo 3200+ up :) ), que mobo e memórias poderiam ser ?

E em relação ao HD e a placa gráfica ?
Compensa a diferença de preço entre a 850 e a 800 ?


Thãnks
 
peter alien disse:
Os AMD de 64 bits ? E qual seria o mais aconselhável para aquela configuração ?
para aquela não dá pois precisas de outra motherboard e outras memórias. vou te dar o primeiro exemplo que me vem á cabeça que por acaso é o que eu vou comprar.
motherboard:Asus a8n-sli deluxe
memória:1gb dualchannel kingston ddr400
processador:AMD Athlon 64 3200+sk939+venice
é claro que existem imensas motherboards que suportam o AMD Athlon64 mas este foi simplesmente o primeira que me foi á cabeça :)

Abraço
 
Como até hoje só tive Pentiums, confesso que não estou muito à vontade para aconselhar AMDs apesar de já ter ouvido falar muito bem deles, principalmente dos de 64 bits.
Mas que a config ficava bem mais barata, isso ficava.


Quanto à placa gráfica, acham que vale a pena a X850XT ? É que por mim a X800XT já chegava, não era ?
 
Uma sugestão: "desdobra" o disco. Se meteres 2 discos em dual sata aumentas a velocidade de escrita e leitura, e para edição de vídeo deve compensar. digo eu...
 
Troca isso por amd 64 e põe 2 gb de ram.
Com 1 gb a edição de vídeo vai arrastar um pouco em algumas situações.
Se não for nada de muito pro, chega, se for, põe 2 gb de ram
 
Com a board Asus A8N-Sli Deluxe pode-se usar placas da ATI ou tem de ser forçosamente da Nvidia ?

e no caso de se instalar duas, têm de ser do mesmo modelo ?
 
É assim:

Qlqr placa, seja Nvidia, seja ATI, seja Matrox, seja outra marca, dá nesse slot, desde que seja PCI-express.

Placas iguais só são necessárias se quiseres ter tudo em SLI, mas ficas a poder ligar só um monitor, embora com grandes ganhos nos jogos.

Mesmo que não sejam iguais (até pode ser uma Nvidia e uma ATI), podem funcionar em separado, dando-te suporte para até 4 monitores, mas sem SLI, claro.
 
Só uma "nota".

Investiga primeiro se as apps de edição de video dependem MESMO muito do que o P4 te trás. Por norma a diferença é muito pouca pra justificar o $$$.

Como disse alguem, mais vale poupar nisso e ir pra 2GB (se bem que pessoalmente axo overkill, "só" tenho 1GB e edito video desde os 256MB, logo...).

Ou então deixa 1GB e mete mais HD's :) Pessoalmente prefiro Raid1 pra fault tolerance. A questão de performance do HD é relativa em edição. Atm qqr HD decente debita mais dados do que o CPU consegue processar :P Então se estiveres a falar de heavy compositing o HD passa os dados ao CPU e fica á espera um bom bocado enquanto o dito processa os efeitos :)
 
Já andei a ver umas comparações na NET , e passo a publicidade, a PCGuia deste mês tráz também alguns comparativos no que diz respeito aos processadores e também em relação ás placas gráficas :) o que vem bem a propósito :D
 
peter alien disse:
Já andei a ver umas comparações na NET , e passo a publicidade, a PCGuia deste mês tráz também alguns comparativos no que diz respeito aos processadores e também em relação ás placas gráficas :) o que vem bem a propósito :D

Cuidado com os comparativos da PCGuia. Consulta também alguns sites da especialidade ;) .
 
Se é para video nao sei porque metes tao pouco de disco, de ram, e porque vais para essa placa...e precisas mesmo de leitor de dvd + gravador de dvd ?
 
Se se usar o controlador SATA Sil3114R que vem com a A8N-SLI DLX, tb dá para fazer RAID 5, embora apenas através de um driver especial.
RAID 0 é altamente desaconselhado para edição de vídeo e aplicações que dependam da fiabilidade. No mínimo RAID 1, idealmente RAID 5.

(nota: ambos os controladores RAID da board suportam RAID 0+1, mas para isso é preciso ter 4 discos iguais e ter disponibilidade para "perder" o espaço de dois deles - metade do espaço efectivo -, com RAID 5 só são precisos 3 discos e só se perde o espaço de um).
 
Back
Topo