Opiniões sobre OC a AMD X2 4400+

PoolMania

Banido
Estou neste momento com o meu AMD X2 Dual Core 4400+ em Overcloking: Hit a 235, Vcore a 1.3 Volts o que me dá uma frwequência por cada core de 2590 MHZ.
Troquei o cooler de origem da cpu, original da própia AMD com base em cobre mas o resto em Aluminio, por outro cooler todo em cobre e com uma fan de 80 mm e a temperatura da cpu sem nada fazer está nos 30 graus.

Am partir de um certo novel do Hit fui obrigado a subir o Vcore para estabilizar o sistema que dava blue screens a tentar carregar o xp. com o Hit nos 240 o Vcore tinha que estar co cerca de 1.375 volts salvo erro mas quando estava a escrever este post o pc bloqueou......

Por isso reduzi o hit para os 235 e o Vcore para os 1.3 Volts. Que acham?
 
Estou neste momento com o meu AMD X2 Dual Core 4400+ em Overcloking: Hit a 235, Vcore a 1.3 Volts o que me dá uma frwequência por cada core de 2590 MHZ.
Troquei o cooler de origem da cpu, original da própia AMD com base em cobre mas o resto em Aluminio, por outro cooler todo em cobre e com uma fan de 80 mm e a temperatura da cpu sem nada fazer está nos 30 graus.

Am partir de um certo novel do Hit fui obrigado a subir o Vcore para estabilizar o sistema que dava blue screens a tentar carregar o xp. com o Hit nos 240 o Vcore tinha que estar co cerca de 1.375 volts salvo erro mas quando estava a escrever este post o pc bloqueou......

Por isso reduzi o hit para os 235 e o Vcore para os 1.3 Volts. Que acham?


Boas.

Não entendi muito bem a tua pergunta. Mas se consegues estabilidade 24/7 com esses settings está bom, apesar de isso clockarr mais quase de certeza...

O meu conselho era veres primeiro quanto aguenta o cpu com Vcore default, não perdes nada com isso...

Se precisares de ajuda diz.

Um abraço
 
Com Vcore default não se aguenta com este Hit e nem sequer com hit a 230, o vcore default é cerca de 1.217 Volts acho eu, não me lembro, e agora está com Vcore a 1.3 Volts porque senão é blueScreens atrás de blueScreens a tentar carregar o xp.

O problema é saber até que ponto é seguro anda a subir o hit mais o Vcore? É preciso não esquecer que uso refrigeração a ar não Water cooleng e depois será que isto se aguenta no verão com temperaturas elevadas do ar ambiente?
 
Com Vcore default não se aguenta com este Hit e nem sequer com hit a 230, o vcore default é cerca de 1.217 Volts acho eu, não me lembro, e agora está com Vcore a 1.3 Volts porque senão é blueScreens atrás de blueScreens a tentar carregar o xp.

O problema é saber até que ponto é seguro anda a subir o hit mais o Vcore? É preciso não esquecer que uso refrigeração a ar não Water cooleng e depois será que isto se aguenta no verão com temperaturas elevadas do ar ambiente?

O Vcore default disso é 1.35v... É mais que seguro teres o vcore a 1.35v, o cpu foi desenhado para trabalhar a essa voltagem...

Experimenta isso com essa voltagem, depois diz qq coisa...
 
Já coloquei: com o Hit nos 240 o xp até carregou e tudo mas depois quando estava a carregar o Quake 4 para testar em pleno loading deu BlueScreen, então subi para o valor seguinte o Vcore: 1.36 Volts então joguei durante algum tempo e o sistema pareceu-me estável.
2650 MHZ em cada core com hit a 240 e já com Vcore ligeiramente acima do default.....
 
Para veres se o computador está estável para o dia a dia usa o sp 2004 Orthos, é fácil de sacar da net....

Deixa correr umas 10~12h para garantires a estabilidade, se encontrares algum erro o pc não está estável.

O teu cpu tem multi 12x, se chegaste a bootar a 240 mhz HTT tens aí um cpu com bom potêncial.

2880Mhz é muito bom, embora duvide que seja estávél a essa voltagem...

Faz o seguinte, mete um divisor alto nas memorias, para não atrapalharem, de seguida vai testando a estabilidade com diferentes settings de Htt e multiplicador no orthos...

Isto demora algum tempo, tens que ter paciência...

Força nisso...:004:
 
Não disse que era 2880 Mhz mas sim 2650 mhz :).
Por agora vou ter um pouco mais de calma e testar isso com os 240 de Hit. As memórias já tinham divisores estão de momento nos 333 mhz.
O que pode atrapalhar as coisas é o cooling: Troquei o Cooler por outro todo em cobre como já tinha dito mas para niveis de OC mais elevados ter Water cooling era o ideal.
 
Sorry mas um X23800+ tudo default faz 2600MHz a brincar, esses timmings andam muito mal postos.

Asus nao é meu esquema mas devem ter boas opcoes para levares isso uns furos acima.

No segundo tópico em sticky tens muitos bons guides amd para oc.
 
Sorry mas um X23800+ tudo default faz 2600MHz a brincar, esses timmings andam muito mal postos.

Asus nao é meu esquema mas devem ter boas opcoes para levares isso uns furos acima.

No segundo tópico em sticky tens muitos bons guides amd para oc.
As cpu não são todas iguais mesmo dentro do mesmo tipo. Pelas caracteristicas do teu sistema usas Water cooling e isso ajuda a baixar as temperaturas porque eu uso a ar e se o OC funciona bem agora pode não funcionar em pleno verão.

Tens uma voltagem bem elevada, a tua board permite fixar essa voltagem mas a minha não.
 
Sorry mas um X23800+ tudo default faz 2600MHz a brincar, esses timmings andam muito mal postos.

Era bom se assim fosse para todos...:002:

2600Mhz com vcore default são muito poucos, acredita...

Pergunta aí á maior parte do pessoal com X2 a ver se os fazem, estáveis claro.

Um abraço
 
Sorry mas um X23800+ tudo default faz 2600MHz a brincar, esses timmings andam muito mal postos.

Asus nao é meu esquema mas devem ter boas opcoes para levares isso uns furos acima.

No segundo tópico em sticky tens muitos bons guides amd para oc.

lá por teres um golden chip...... não são todos iguais... o meu para os 2.6 precisa de 1.45 na bios.... nem com 1.55 reais... ele dá os 2.8.... 2.7 até deve dar.... mas não compensa.
 
O CPU dele tem multi x11, multi x12 é o X2 4600+, e de momento ele deve estar com 230HTT x 11 = 2530mhz com a voltagem a default que é 1.35v aproximadamente.

E se tiver o divisor 1:1 tem as mems a 230mhz sincronizadas com o CPU.

Se ele quiser por aquilo a 2700mhz que experimente 250 x 11 = 2750mhz com 1.4v e com divisor 5:6 por exemplo... como as mems dele são PC3200 podem não fazer os 250mhz, é uma questão de tentar.

Mas o ideal mesmo era ires testando o limite máximo de cada componente (CPU, mems, Board), para a board metias o multi a x8 ou x7 por ex e ias subindo o FSB para ver qual era o máximo que ela atingia, para as testares as mems metes o CPU sincornizado a 1:1 e vais subinho o FSB mas com multi na mesma baixo e por fim para o CPU é testares 1º o máximo que ele dá com vcore default (1.32/1.35v) e depois de atingires essa parede vais subindo aos poucos, no máximo a até 1.55v dado que não vais usar mais que isso para o dia dia ainda por cima a ar.


Cumps,
 
Eu estava a flar todo em stock!!! nao como está actualmente.


Francamente nesta série estes CPU's parecem todos iguais... eles parecem que fazem uns testes e fazem o lock do multiplicador a 10, 11, 12 ... conforme eles saiem... melhores ou menos bons, mas no OC eles fazem quase todos valores similares independentemente de ser multi 10, 11 ou 12, tirando a cache....

Maior parte dos users de 3800+ que conheco fazem os 2500/2600 com stock, nao posso esperar menos de um 4400+.

Mas para o levar a diante o guide está lá e é muito bom, eu também o li e aprendi muito

cumps
 
Zone^55 Live!
O Multi da cpu está "Lock" portanto não dá para baixar enm sequer para o subir. Já experimentei baixar o multi na bios mas fica sempre no mesmo valor!
Quando a ter as memórias do sistema em 1:1 isso com o fsb a 23 por exemplo é coisa que já não dá.
Vou ver de que forma esta cpu sobe.
 
Zone^55 Live!
O Multi da cpu está "Lock" portanto não dá para baixar enm sequer para o subir. Já experimentei baixar o multi na bios mas fica sempre no mesmo valor!
Quando a ter as memórias do sistema em 1:1 isso com o fsb a 23 por exemplo é coisa que já não dá.
Vou ver de que forma esta cpu sobe.

Se está lock, como é que o tentas-te baixar?

E não deu? Fizeste guardar as alterações antes de sair? desligas-te o cool and quiet?

As tuas mems de momento estão com que divisor? se elas n aguentam os 230mhz então têm de estar a menos....
Tu estas a fazer o OC todo na BIOS certo?

Diz aí quais os settings que tens defenidos na BIOS, tanto para a memoria como para o CPU.


Cumps,
 
Para mim fico-me pelos 230-235 de hit. Porquê? Porque com Hit a 250 o xp já não arranca, dá sempre bluescreen seja qual for o Vcore e mesmo com divisores nas memórias no minimo dos minimosm já não estabiliza!

O pior foi mesmo depois: Quando coloquei o hit no valor anterior o xp continuou a dar bluescreen! E mesmo com Hit em default dava o mesmo erro!!!! O outro xp que tinha noutra partição arrancou sem problemas, e só depois de ter arrancado com este é que o xp que dava o erro arrancou na normalidade!

Isso foi um aviso: Que com o hit nos 250 já não havia qualquer hipotese e nem mesmo com o Vcore no maximo que a minha board permite: 1.5 Volts.
 
Sim. Agora já tenho o Multi a 8X mas o fsb só dá no max 250, a 255 de hit são bluescreens. Que sentido faz ter o Multi a 8X se a frequência da cpu fica nos 2 GHZ com hit de 250?
 
Back
Topo