Orçamentos... como fazem?

Status
Fechado a novas mensagens.

naoliveira

Power Member
Boas ppl,

já pesquisei aqui no Techzone mas só me aparecem posts acerca de valores. Agora o que eu queria saber era como é que fazem os vossos orçamentos, isto é, um modelo de orçamento.
Descriminam tudo ao pormenor, escrevem só faço website por YYYeuros, etc.
Dêem-me exemplos de orçamentos. Já andei à procura na Net e saquei um que me pareceu porreiro, para além de descriminar o que era para fazer também limitava a realização de uma etapa à aprovação da anterior.

Cumps.
 
Convém descriminar tudo o que irás fazer (levantamento requisitos, modelagem, discussão até aprovação, desenvolvimento, documentação, testes), os valores por hora, valores para manutenção.

Limitar o desenvolvimento da fase seguinte à aprovação da fase anterior (modelo cascata) não é muito boa ideia (um dos piores senão mesmo o pior modelo).
 
Limitar o desenvolvimento da fase seguinte à aprovação da fase anterior (modelo cascata) não é muito boa ideia (um dos piores senão mesmo o pior modelo).

Porque é que dizes isso? Então se passas para a etapa seguinte e o cliente lembra-se de alterar tudo o que já fizeste como é que fazes? (no exemplo que dei, se isso acontecer o orçamento tem de ser calculado de novo)
 
os orçamentos que faço são a coisa mais simples!;) passo a explicar

valor por hora x nº de horas que penso gastar no projecto
valor por hora x 2/3 nº de horas que penso gastar se tiver que desenhar um segundo layout
despesas (deslocação, bla bla bla)

tudo somado...e está o orçamento feito!

aconselho vivamente a (mesmo não adoptando o meu sistema simples :P) definires de antemão quanto vais cobrar pelo projecto, ao invés de cobrar à hora. Para além de dar um aspecto mais profissional, facilita-te a vida a ti e ao cliente. isso, e definir quantas propostas vais apresentar (e cobrar de acordo).

outra coisa que deves fazer quando apresentas o orçamento é mostrar os pontos em que esperas receber o pagamento (se precisares de um exemplo também não custa nada dar um ;))
 
Última edição:
Porque é que dizes isso? Então se passas para a etapa seguinte e o cliente lembra-se de alterar tudo o que já fizeste como é que fazes? (no exemplo que dei, se isso acontecer o orçamento tem de ser calculado de novo)
Não e no sentido do cliente querer mudar (para evitar isso, é importante que a fase de requisitos e discussão com o cliente sejam feitas da melhor forma, antes de passar à implementação, deixando bem claro que qualquer alteração à especificação inicial traz custos).

Eu digo que o modelo cascata é mau pois o produto (mesmo que seja modular) no seu desenvolvimento exige quase sempre que se volte atrás para fazer pequenos ajustamentos.
 
Boas.

Em media quanto tempo demoram a desenha um layout?
Sei que é subjectivo.

Cumps [[]]
é mesmo bastante subjectivo, depende muito daquilo que o cliente quer...mas para teres uma ideia - num trabalho muito simples..qualquer coisa como 5h. num trabalho regular, 15-20h. num trabalho mais complicado, 20h+ :p
 
Última edição:
Não e no sentido do cliente querer mudar (para evitar isso, é importante que a fase de requisitos e discussão com o cliente sejam feitas da melhor forma, antes de passar à implementação, deixando bem claro que qualquer alteração à especificação inicial traz custos).

Eu digo que o modelo cascata é mau pois o produto (mesmo que seja modular) no seu desenvolvimento exige quase sempre que se volte atrás para fazer pequenos ajustamentos.

Mas eu refiro-me a alterações de fundo, tipo fazes o layout o cliente aprova e depois quando já estás quase a acabar o html para o layout ele lembra-se que quer outra coisa, ou acordam usar PHP para fazer o backoffice e depois ele exige ASP (isto são só exemplos). É neste sentido que acho que não se deve avançar sem a etapa anterior estar aprovada. Em relação ao que tu falas são apenas alterações que nos vão facilitar a vida.
 
os orçamentos que faço são a coisa mais simples!;) passo a explicar

valor por hora x nº de horas que penso gastar no projecto
valor por hora x 2/3 nº de horas que penso gastar se tiver que desenhar um segundo layout
despesas (deslocação, bla bla bla)

tudo somado...e está o orçamento feito!

aconselho vivamente a (mesmo não adoptando o meu sistema simples :P) definires de antemão quanto vais cobrar pelo projecto, ao invés de cobrar à hora. Para além de dar um aspecto mais profissional, facilita-te a vida a ti e ao cliente. isso, e definir quantas propostas vais apresentar (e cobrar de acordo).

outra coisa que deves fazer quando apresentas o orçamento é mostrar os pontos em que esperas receber o pagamento (se precisares de um exemplo também não custa nada dar um ;))

Já agora podias dar um exemplo de um orçamento geral (eu uso um que saquei num site brasileiro).

O meu problema não é tanto o quanto cobrar pois isso é fazer como disseste, e é uma coisa objectiva ou é 100€ ou 1000€ ou 10000€:), etc.
Agora o problema centra-se nos pormenores, naquele que focaste, e bem, definir prazos de pagamentos, caso o cliente peça alguma coisa que não esteja no orçamento isso tem que ser pago à parte, qual o valor da hora para trabalho suplementar, etc. Estes etc's é que podem complicar-nos a vida caso não esteja definidos como contorná-los.
 
é mesmo bastante subjectivo, depende muito daquilo que o cliente quer...mas para teres uma ideia - num trabalho muito simples..qualquer coisa como 5h. num trabalho regular, 15-20h. num trabalho mais complicado, 20h+ :p

Referes-te só ao layout em si, feito no photosho ou no fireworks ou outro programa do género.
Ou referes-te também à parte de passar para html mais o tempo para teste? Se for esta última estou a achar muito pouco tempo.
 
Já agora podias dar um exemplo de um orçamento geral (eu uso um que saquei num site brasileiro).

O meu problema não é tanto o quanto cobrar pois isso é fazer como disseste, e é uma coisa objectiva ou é 100€ ou 1000€ ou 10000€:), etc.
Agora o problema centra-se nos pormenores, naquele que focaste, e bem, definir prazos de pagamentos, caso o cliente peça alguma coisa que não esteja no orçamento isso tem que ser pago à parte, qual o valor da hora para trabalho suplementar, etc. Estes etc's é que podem complicar-nos a vida caso não esteja definidos como contorná-los.
eu sou fã de definir bem as coisas no contrato. do estilo

25% do pagamento no inicio para começar a pensar no assunto
25% aquando da aprovação do layout
50% na entrega da chave :D

em termos de layouts, sou mais flexível. dependendo do tipo de trabalho, posso admitir (no contrato!) fazer apenas um, de acordo com a ideia que fica depois das conversas com o cliente...ou apresentar de simultaneamente um par de layouts (situação já predefinida no contrato).

caso o gajo não tenha ficado satisfeito com o que fiz, já é uma situação mais delicada...dependendo do cliente que for e das perspectivas de trabalho futuro com ele, posso fazer um outro layout à borliu ou pedir um outro valor que ache justo pelo tipo de trabalho que está a pedir (acontece ter clientes que mudam de opinião como quem muda de cuecas...é preciso ter cuidado com essa gente!)

em relação a apoio/etc...se o bug ocorrer por update de browser (ou qualquer outra semelhante), corrijo-o sem cobrar nada. para alterações ao site, se for algo pequeno, cobro o número de horas. alterações significativas, novamente flat rate. o valor a cobrar, depende dos mercados!

mais alguma questão? :)
 
Ninguem de vocês tem um orçamento visual que possa apresentar ? Ocultem os dados do cliente, mas mostrem a estrutura e até valores para perceber mais ou menos como se faz ! :kfold:
 
Última edição:
Status
Fechado a novas mensagens.
Back
Topo