Orçamentos..o prob de td a gente!XD

Chuckytuh

Power Member
Pois bem, antes de mais, boa noite, a minha ENORME questão é a seguinte, estou a desenvolver uma aplicação em PHP + Mysql com o entuito de permitir uma area de clientes, gestao de clientes, gestao de projectos, simulador de orçamentos, e tambem me foi pedido algo que a meu ver é impossivel para mim de o fazer (sou novato..x) ) que é, em termos de facturaçao, criaçao uma ligaçao entre aminha aplicação e o software Primavera, de modo á que nao seja necessario estar a escrever à mão as facturas uma vez que elas sao criadas digitalmente nesta minha aplicaçao...mas enfim, o problema mesmo é o orçamento que vou apresentar ao "boss"! Ah, isto pq ele me deu simplesmente 15 dias para desenvolver isto...deveria fazer como ? preço/hora? estipular assim um valor? :/

Bem fico à espera de ajuda lol :)

THANKS!:D
 
Bem, 15 dias nao é tarefa facil, ainda por cima queres usar um ligaçao ao software primavera??
Isso programado em php+mysql e fazer uma ligaçao a software externo? isso nem com bastante conhecimento das librarias do programa (primavera) seria tarefa facil, mais vale criares o teu proprio "metodo" de criaçao de facturas... existem algumas alternativas como a criaçao de um pdf e a posterior impressao.

Mas bem, quanto levas à hora? tu proprio dizes que és novato, teras que ver se consegues ter capacidade para resolver a questao, porque compremeteres-te a fazer algo, e depois nao o conseguir, dentro dos prazos, é algo que nao sera muito bem aceite pelo teu "boss".
De qualquer das maneiras, penso que "programaçao" php+mysql conseguirá ser paga entre 10€ ate 20€, dependendo da qualidade do aplicativo, e do trabalho envolvido, mas pelo que me parece tens pouco tempo para fazer isso, pelo que se eu estivesse no teu lugar, mas tendo alguns conhecimentos, nao pediria menos que 15€/h, e mesmo assim provavelmente desses 15 dias nao iria ter muito tempo livre devido à previsivel complexidade do aplicativo.

Se fosse a ti, pedia no minimo esses 10€ e exigia pelo menos 30dias para a execuçao do projecto, e mesmo assim digo-te que nao é muito tempo. O mal de alguns "boss's" é que pensam que com meia duzia de cliques se faz um programa...

Mas isto é uma opiniao minha, visto que ja estou um pouco desactualizado dos preços dai, posso me estar a enganar redondamente. Mas se estiver enganado, alguem me irà corrigir em baixo.

Cumps.
 
Boas,

na minha opiniao devias-te basear no nr. de horas que pensas dispender no projecto para calculares o orcamento.

Por exemplo:

40€ / hora * 15 dias * 8 horas = 4.800 €
espetas com 20% de reserva em cima: 4.800 € + 20% = 5.760 €
depois apresentas um orcamento com 10% de desconto: 5.760 - 10% = 5.184 €

Agora em relacao ao prazo, associo-me à opiniao do msdevweb quando ele diz que isso é no minimo "apertado". Vale mais a pena falar abertamente com o cliente acerca disso enquanto é tempo para evitar falsas expectativas e consequentemente desilusoes de ambas as partes.
Após teres apresentado um orcamento com valor X, quanto mais tempo o projecto demorar mais a tua margem de lucro comeca a diminuir, mesmo com uma reserva de 10%.

Alem do mais, nao tens obrigatoriamente que abrir mao da base calculatória (40€/hora), a unica coisa que conta é a comparacao com os orcamentos da concorrencia e isso vais ter que comecar a descobrir pouco a pouco.
 
Deixa me ver se percebi.
O primavera funciona com o MSSQL.
Tu vais trabalhar com o MySQL, e depois de criares uma factura em MySQL queres a copiar para a BD do MS SQL ! Certo ?
 
Deixa me ver se percebi.
O primavera funciona com o MSSQL.
Tu vais trabalhar com o MySQL, e depois de criares uma factura em MySQL queres a copiar para a BD do MS SQL ! Certo ?


Não é impossível já que o php suporta as duas base de dados. Resta é saber se a bd primavera está alojada no mesmo servidor que a bd do trabalho que ele vai fazer.
15 dias? Para fazer de raiz? Prepara-te para dormir pouco :p
 
Com simulador de orçamentos e ligação ao software da primavera.... mais o resto.... nunca menos de 3500€!! Claro que o pessoal diz-te para fazeres as coisas relativamente as horas, mas isso vai demorar muito mais do que 15 dias, garanto-te. Por isso fazer as horas tipo 30, ou 40€ pode sair um valor muito grande. No entanto acho que o valor ideal para isto tudo é mesmo entre 4000-6000€. O pessoal tem que perceber que tem que pagar pelos serviços, como a pessoa em causa (o "patrão") não percebe nada da poda pensa que 15 dias serve para isso tudo, o que me leva ao seguinte ponto.

Mesmo alguem muito experiente para fazer em 15 dias com programação, design, estudo (porque tens que ver como funciona o software da primavera, analise do que é preciso para os orçamentos, já que tens que conhecer o metodo da empresa e os pormenores em si, a programação disso... mais o debugging de tudo)... 15 dias é um tempo ridiculo! Ainda para mais feito de raiz e a medida. Acho muito muito dificil, a menos que não durmas e tomes porcaria para te manter acordado e sempre a 100%.... e mesmo assim!

Acho que para isso o tempo minimo, já com todos os estudos, desenvolvimento, design, testes, aprovação do cliente, debugging, correcções finais.. é mesmo 2 meses. No minimo. Claro que podes fazer em menos tempo no entanto é apressar coisas que têm que demorar o seu tempo para amadurecer e com a pressa aparecem problemas.

Boa sorte.
 
Para o "boss" ter um projecto desse tipo pronto em 15 dias (resumindo 2 semanas ou 10 dias úteis) teria que contratar alguém que por coincidência já tenha feito o mesmo para outros clientes. Mas isso não faz com que os valores fiquem mais baixo. Antes pelo contrário. Se o prazo for mesmo esse, o "boss" que se prepare para abrir os cordões à bolsa.
Outra possibilidade é contratar uma equipa de pelo menos 5 programadores bastante experientes e 1 analista/coordenador do projecto cheio de calos na tola. Aos preços actuais e prevendo um prazo de 15 dias, a brincadeira nunca iria ficar por menos de 25.000€. Mas este tipo de contratos não são fáceis por causa dos riscos que se correm ao longo do desenvolvimento. Então se o "boss" exigir um sistema de multas por incumprimento de prazos, normalmente os valores duplicam precisamente para precaver esse risco.
De resto faço das minhas palavras as do CoolMaster.

Só me resta desejar-te boa sorte.
 
Só ainda não percebi essa de criar facturas da tua aplicação e colocares as mesmas no primavera!!! Assim do pé para a mão? Vai dar esturro...
 
lol

Pois, o que ele quer mesmo é qeu nao tenha que tar a escrevar os dados que estao na aplicaçao que vou desenvolver para o Primavera sempre que quer tirar uma factura, mas pronto, eu tb lhe disse logo que isso ia ser bastante complicado...enfim, as pessoas nao tem noçao do tempo que estas coisas levam, nem do preço disto, quanto ao preço tb nao tinha noçao, já nao é o primeiro software de gestao que desenvolvo porém é o primeiro que me vao pagar...e tenho "medo" de chegar la e pedir os 10 euros /hora e ele dizer que nao...é qeu tb preciso de dinheiro, mas nao gosto de trabalhar feito "urso" e nao ser compensado por isso...muito obrigado pelas dicas, ja da para ter uma ideia, vamos la ver o qeu é que ele diz!:D
 
15 dias para um projecto desta envergadura é muito pouco. Não te esqueças que tens de contar com o contacto do cliente, ou seja, se fosse só programar e já tá era uma coisa, agora tens de o fazer e estar em constante contacto com o cliente, para saber se é assim, ou é assado.

Agora em relação ao que te é pedido, se achas que não és capaz de fazer o projecto todo, recusa já o projecto, e diz que não tens tempo. Porque se não o conseguires acabar no tempo proposto, e se não conseguires fazer certas partes da aplicação vai resultar em muito má publicidade para ti, e de certeza que não queres isso.

Se achas que és capaz de fazer tudo, segue em frente, e pede o que achares melhor. É sempre complicado decidir os preços a pedir. Mas isso tem de partir de ti e não dos outros.
Tu é que sabes quando vale o teu trabalho. Se o cliente recusar, não te preocupes, porque mais projectos virão.

Abraço
 
Back
Topo