OS X 10.4 Tiger goes Gold

Nemesis11

Power Member
According to sources, Apple earlier today declared build 8A428 of Tiger 'gold master,' the final development stage. Companies typically release the 'GM' candidate to manfuacturing for duplication and packaging.

Earlier this week, Apple release a "FC" (final candidate) build to developers and other partners to test the operating system for any last minute "showstoppers." The build reportedly still had a few outstanding issues, but those were not expected to delay Tiger's release. They are expected to be fixed in the next free (downloadable) update to the operating system.

Sources expect Apple to announce the completion of Mac OS X 10.4 Tiger as early as tomorrow, April 1st. Some retailers, including Amazon, which is offering a $35 mail-in rebate, have already begun taking pre-orders of Mac OS X Tiger, indicating that they expect to thip the product within 30 days.

Mac OS X Tiger is expected to hit retail stores in the second half of April. In the past, Apple has held special launch events at its retail stores and other retailers have also joined with special events and festivities of their own.

Apple is also holding its Worldwide Developer Conference 2005 in San Francisco in June, where it will focus on the new features and development tools available with Mac OS X Tiger.

Apple has refused to comment about Mac OS X Tiger's release to manufacturing and the estimated date of shipment--except to say that it is due in the first half of 2005.

http://www.appleinsider.com/article.php?id=976

Ainda não saiu, mas com os pre-orders, já está em 1º lugar da lista de "Top sellers" de software na amazon.

http://www.amazon.com/exec/obidos/tg/new-for-you/top-sellers/-/software/102-6221357-8178535?tag=zwame-20
 
Última edição:
(Rant)
Assim que todos os users de Apple tiverem comprado este update, em cinco ou seis dias, portanto, já o Windows XP x64 vendeu 6 ou 7 vezes mais. Outra coisa que se vê nesta descrição da amazon é como eles dão grande ênfase ao novo look de uma nova aplicação ou novos filtros e efeitos acelerados... realmente, para ter um rip-off do windowsblinds (n me venham com a skin do Aqua, pois há mtas mais e bem melhores) não era preciso tanto alarido.
A vossa mui odiada (e, ao mesmo tempo, estimada) MS não mudou nada no interface e adicionou características que aumentam a estabilidade e a segurança (pelo menos não está pior, mas como user das versões alpha e beta há mtos meses, acho-o mto melhor) do novo OS, cuja base é a do Win2003 Server x64. Está a apple assim tão desesperada ? Não era melhor mudar certos elementos irritantes do interface em vez de adicionar mais bling-bling ? Já estou farto de ter de aturar esses quirks sempre q tenho de usar os G5's (BTW, a alcunha deles, dada pelos próprios users de flash e freehand em mac's é os "Jacintos", vá-se lá saber pq) lá da Fac..
Pronto, é Unix (FreeBSD), tudo bem, mas eles só fazem mesmo o interface, não têm desculpa.
Come on, Steve, get a grip.
(/Rant)
 
Última edição:
Ficam aqui links com informação sobre o Tiger:

Tour e features -> http://www.apple.com/macosx/
Developer Overview -> http://developer.apple.com/macosx/tiger/index.html
Tiger Server Preview -> http://www.apple.com/server/macosx/tiger/

Não encontrei nenhuma preview/review de sites "independentes" sobre o Tiger. Se alguem tiver um link, que meta aqui.

A nivel da versão server e sem conhecer as versões antigas, pela descrição do site, nao me parece que tenha grandes novidades. Pelo menos em comparação com a versão consumidor.

Quanto às features do Tiger, o que me chama mais à atenção é o "Dashboard". Parece-me uma excelente ideia.
O Automator é outra das coisas que me parece muito util, apesar de pouco falada.

Em relação ao Core image, continua a não ver no site da Apple os requisitos minimos.
Era bom que houvesse suporte para o Mac mini, nem que fosse parcial.
 
Eu vou estar atento ao Xcode 2.0.

O gcc 4.0 trás ganhos bastante interessantes em desempenho e aproximam-no do XLC da IBM, e o debuger gráfico tb é interessante.
Ahh, isto faz parte do Tiger.

Another new feature in Xcode 2.0 is graphical remote debugging. For many applications, the best way to debug a problem is to run the application on the same machine on which the developer is working in Xcode. But when working on full-screen applications, such as games, or debugging event handling, remote debugging gives you the ability to run an application on another machine and have access to most of the same debugging features you are used to having.

Along with improvements to the GUI, Xcode 2.0 will ship with GCC 4.0 which features a new C++ Parser and several code generation improvements including auto-vectorization. While hand-tuning Velocity Engine code can get you the maximum performance from the G4 and G5 processors, now you can have GCC do the heavy lifting for you. You'll benefit from this without any extra effort, with auto-vectorization in GCC bringing anywhere between a 4X and 14X performance improvement to code that works with arrays of data.
 
Wow... ja agora, será k o 10.4 corre no G4 ainda? (n li a noticia toda n tenho tempo talvez se houver alguma alma caridosa que me diga kuais sao os req. minimos)
 
DeepSnoozer disse:
Wow... ja agora, será k o 10.4 corre no G4 ainda? (n li a noticia toda n tenho tempo talvez se houver alguma alma caridosa que me diga kuais sao os req. minimos)

Claro que corre. Aliás, ele ainda não foi lançado pq havia um problema qq com os ibook's 12' e o superdrive ou coisa parecida. Acho que nem bootavam. Se andam a testar o Tiger em ibooks é pq corre no G4. Agora, sem um placa suportada que suporte o CoreImage e afins por hardware todas as novas mariquices ficam mais lentas.
 
Nota: o Mac OS X 10.3.9 tb está prestes a ser lançado. Provavelmente este fim de semana ou no início da próxima semana se tudo correr bem.
 
O Dashboard é tão inovador que é um autêntico ripoff ao Konfabulator!! É um daqueles ripoffs brutais! Agora todos os MacUsers (pelo menos os menos informados) vão dizer que é excelente e muito original e tal... Mas eu tenho o mesmo no meu PC com o Konfabulator.

O Konfabulator só existia originalmente para Mac, só que quando a Apple anunciou o Dashboard que claramente tirou muita "inspiração" ao Konfabulator os develps do programa viraram-se mais para windows e lançam sempre as versões windows primeiro.

Para saberem mais sobre o programa:

http://www.konfabulator.com/
 
Isso é uma mariquice. Ainda bem que há o port para windows. Assim posso ter algo parecido ao que vou ter no Tiger no Windows. Esses gajos deviam era estarem contentes por a Apple incluir isso no Mac OS X. Podem agora desenvolver montanhas de widgets para o Tiger e até vendê-los. É que com a inclusão disto no Tiger toda a gente com Mac e Tiger fica a saber o que é.
 
greven disse:
O Dashboard é tão inovador que é um autêntico ripoff ao Konfabulator!! É um daqueles ripoffs brutais! Agora todos os MacUsers (pelo menos os menos informados) vão dizer que é excelente e muito original e tal... Mas eu tenho o mesmo no meu PC com o Konfabulator.

LIES!!! Não estou a ver nenhuma semelhança.....:D

Agora a sério, tens ideia se o Dashboard é este software licensiado ou é mesmo rip off?

É pena, pensava que era ideia da Apple. Mas parece-me ser algo bastante util. Confirmas?
 
Xpirit disse:
Eu vou estar atento ao Xcode 2.0.

O gcc 4.0 trás ganhos bastante interessantes em desempenho e aproximam-no do XLC da IBM, e o debuger gráfico tb é interessante.
Ahh, isto faz parte do Tiger.


Tenho algumas dúvidas que o GCC 4.0 faça parte do Tiger... pela razão mais óbvia do mundo...
 
Lá está. É a tal história das patentes de software. O que é que a Apple copiou? É que o Konfabulator baseia-se em coisas conhecidas e do domínio público. O Active Desktop da Microsoft não é muito diferente, certo?
 
Nemesis11 disse:
LIES!!! Não estou a ver nenhuma semelhança.....:D

Agora a sério, tens ideia se o Dashboard é este software licensiado ou é mesmo rip off?

É pena, pensava que era ideia da Apple. Mas parece-me ser algo bastante util. Confirmas?

Do site (Journal deles):

It seems that Apple thinks Konfabulator is pretty cool! Just to clear the air, Apple has not bought Konfabulator, it hasn't hired the developers, it hasn't even talked to us. They just seem to like our product. A lot!

We already knew that many individuals at the company liked Konfabulator (for various reasons but mostly because it was something that differentiated the platform in a very Mac-like way). Now we know that the corporation likes it ... or something that looks just like it.

So what does this mean for Konfabulator? Well, for starters, Dashboard wont be available for at least 9 months (perhaps 12) so your options are limited to the original for quite a while. Secondly, people seem a little unsure that they only want to see or interact with their Widgets in a special Exposé mode. Some Widgets (iTunes controllers spring to mind) should be on the screen all the time. Personally, I would have liked to see an enhancement to Exposé that would let me nominate apps (like Address book or System Preferences) that were only visible in a special mode. That would have been a logical evolution of the functionality.

Konfabulator is already way ahead of Dashboard in terms of functionality (from what I've seen in the demo) and over the next year it'll get a whole lot better. Make sure to tell us what you want to see.

For Widget users things are looking pretty rosy. They can have something that's better than Dashboard now and they can rest assured that Widgets will be around for some time to come.

Remember, Konfabulator is Whatever you want it to be, anything else is just a sincere imitation.


Já conhecia o Konfabulator há bastante tempo e até fiquei agradado por este passo da Apple é que assim eles mudaram-se para windows.

Podem ler o resto do journal deles no site.



Nemesis, tens cenas muito loucas. As primeiras versões para windows tinham um bug de memória que aquilo comia recursos como se não houvesse amanhã, mas as novas versões já estão boas. Eu utilizo alguns widgets bastantes uteis do Konfabulator. Existem MUITOS por essa net fora. Prefiro o Konfabulator ao Samurize por exemplo.


Xpirit, acho que dizes isso porque foi a Apple a copiar se tivesse sido a Microsoft a tua posição teria sido a mesma?

A mim não me afecta em nada eles terem copiado a ideia, até é melhor porque agora tenho o Konfabulator no windows.

E é verdade o próprio Konfabulator baseia-se em muita coisa que anda pela net... o próprio DesktopX da Stardock. Mas o look das widgets do Dashboard é muito à la Konfabulator se me faço entender! Só não vê quem não quer!

Mas eu não tenho nada contra a Apple ter feito o "port" ripoff coff coff do Konfabulator para o seu sitema Operativo... Mas e quanto à Dock da Apple? Porque é ameaçaram o autor da Y'z Dock a desistir da mesma porque eram um ripoff da dock da Apple? Hmm...

Já agora o criador do Konfabulator trabalhou na Apple...
 
Última edição:
Tafinho disse:
~

Apenas o Assembler.
O front-end é comum, como é óbvio.

qual front-end? o parser? Como as instruções PPC são diferentes o parser de assembler é diferente. Bom, mas confesso que estrutura interna de compiladores não é *ainda* :D o meu forte.
 
Back
Topo