Otimização/Cerscimento de Blog

Calimero_123

Power Member
Boas, sou autor de um blog (tekcore.pt) e gostaria de saber como devo divulgar mais o meu blog e como obter mais comentários e seguidores.
Agradeço também a quem puder dispensar um tempinho que me dêm dicas para melhorar o blog
Obrigado a todos!
 
@Calimero_123 ,

Primeiro de tudo, tens um grave problema. Estás a competir com grandes players do mercado.
O teu nicho é muito complicado porque tens até grandes blogs com pessoas a serem pagas para fazer isso. Colocar notícias de informática é complicado porque já há muitos do género.

No entanto é possível, vais é ter muito trabalho.

Vou-te dar algumas dicas sobre como podes tentar fazer isso:
- Porque é que és diferente dos outros que já existem? Se não souberes responder a isto, muito dificilmente vais conseguir obter mais tráfego. Se fores igual a tantos outros, porque é que os utilizadores que já visitam o mesmo site à 5 anos iriam agora mudar para o teu site?
- O que tens único? Se dás as mesmas noticias que os outros, não tens material único, o que dificulta mais ainda.
- Foca-te num nicho em específico dentro da área que gostas e vai por aí. Keywords são a chave (até soa esquisito assim).
- Cria "Guest Articles" para ganhar exposições. Cria um artigo para um blog dentro da tua área que permita guest posting. Assim vais ter mais um link para o teu blog.
- Tal como postaste aqui (apesar de não ter hiperligação), partilha o teu blog noutros blogs, sites, etc. Backlinks são importantes
- Redes sociais também são uma boa fonte de publicidade (partilhas, grupos, etc)

Ou seja, tens que te focar no SEO e garantir que não és só mais um.
Se fosse fácil toda a gente o faria :)


De outra forma, gasta dinheiro em publicidade. Mas se o teu site não tiver nada único, muito provavelmente vais gastar dinheiro para nada. As pessoas vão visitar o site e como não vêm nenhuma mais valia, não voltam.

Outras dicas:
- Se tens poucos ganhos com a publicidade, retira-a (pelo menos por agora) - Ninguém gosta de publicidade e o site fica mais apelativo sem ela. Quando tiveres mais pessoas a verem o site diariamente, voltas a ativar aos poucos.
- A publicidade no menu lateral por norma só baixa o CTR. Ninguém carrega nesses anúncios.
- Tens um domínio que pagaste e um e-mail de contato @gmail? Cria o teu próprio e-mail com algo tipo [email protected] . Dá um aspeto muito mais profissional.
- Tens um menu lateral que nunca mais acaba mas as noticias acabam "a meio da página" com a paginação. Convem jogares com isso para teres a página ocupada.
 
Pesquisa de como colocares o teu site na publicidade da Google. Eles assim divulgavam o teu blog na internet.
Sim, o problema é que tem um custo, para já investi no dominio e muito tempo meu xD Estava á espera de receber o primeiro pagamento do adsense para investir algo como 50€ em publicidade e 20€ num giveway

@Calimero_123 ,

Primeiro de tudo, tens um grave problema. Estás a competir com grandes players do mercado.
O teu nicho é muito complicado porque tens até grandes blogs com pessoas a serem pagas para fazer isso. Colocar notícias de informática é complicado porque já há muitos do género.

No entanto é possível, vais é ter muito trabalho.

Vou-te dar algumas dicas sobre como podes tentar fazer isso:
- Porque é que és diferente dos outros que já existem? Se não souberes responder a isto, muito dificilmente vais conseguir obter mais tráfego. Se fores igual a tantos outros, porque é que os utilizadores que já visitam o mesmo site à 5 anos iriam agora mudar para o teu site?
- O que tens único? Se dás as mesmas noticias que os outros, não tens material único, o que dificulta mais ainda.
- Foca-te num nicho em específico dentro da área que gostas e vai por aí. Keywords são a chave (até soa esquisito assim).
- Cria "Guest Articles" para ganhar exposições. Cria um artigo para um blog dentro da tua área que permita guest posting. Assim vais ter mais um link para o teu blog.
- Tal como postaste aqui (apesar de não ter hiperligação), partilha o teu blog noutros blogs, sites, etc. Backlinks são importantes
- Redes sociais também são uma boa fonte de publicidade (partilhas, grupos, etc)

Ou seja, tens que te focar no SEO e garantir que não és só mais um.
Se fosse fácil toda a gente o faria :)


De outra forma, gasta dinheiro em publicidade. Mas se o teu site não tiver nada único, muito provavelmente vais gastar dinheiro para nada. As pessoas vão visitar o site e como não vêm nenhuma mais valia, não voltam.

Outras dicas:
- Se tens poucos ganhos com a publicidade, retira-a (pelo menos por agora) - Ninguém gosta de publicidade e o site fica mais apelativo sem ela. Quando tiveres mais pessoas a verem o site diariamente, voltas a ativar aos poucos.
- A publicidade no menu lateral por norma só baixa o CTR. Ninguém carrega nesses anúncios.
- Tens um domínio que pagaste e um e-mail de contato @gmail? Cria o teu próprio e-mail com algo tipo [email protected] . Dá um aspeto muito mais profissional.
- Tens um menu lateral que nunca mais acaba mas as noticias acabam "a meio da página" com a paginação. Convem jogares com isso para teres a página ocupada.

Bem vou começar a responder a essas perguntas :)
O que este blog tem de especial é que é feito com vontade e não por obrigação, o conteúdo é 100% feito por mim e não há cá clickbaites nem noticias falsas nem há nenhum puxa para o iphone ou puxa para a samsung como se vê no Pplware por exemplo. Outra coisa que há no meu site é respeito ou seja respeito o meu público e tento oferecer o máximo de conteúdo possivel numa só página e quando há comentários repsondo sempre o mais rapidamente possivel.
Depois os anuncios não são intrusivos, vou testar remover os da lateral para ver como corre. As noticias só aparece meia dúzia delas para reduzir o tamanho da página podendo assim carregar mais rapidamente.

Ah já agora conhecem alguns locais para divulgar blogs tipo o Blogs Portugal?
 
Última edição pelo moderador:
@Calimero_123 o problema é que o teu conteúdo é igual a tantos outros sites com mais idade, como por exemplo o site que deste. As pessoas não visitam websites por respeito mas sim por conteúdo. Por isso é que há sempre discussões de membros quando se fala em apple ou Samsung e afins.

O teu conteúdo é que tem que ser único. Colocares uma notícia que já existem nos outros pode-te ajudar sim, porque é conteúdo, mas não é conteúdo em condições, não é "único" no termo de não existe em mais lado nenhum. Faz uma pesquisa sobre o novo Firefox e vê quantos blogs têm a mesma notícia... :(

Tens que te focar em algo que os outros blogs não tenham, ou outros blogs tenham mas possa ser amplamente melhorado.
Por exemplo, nunca vais conseguir competir ao nível de análises de hardware com o pplware porque eles recebem o material de borla. Mas podes tentar competir ao nível de software porque há muito software gratuito.

Onde podes publicitar o teu blog? Regista-te em forums (e coloca o teu link na signature) e comenta blogs com o link do teu blog. É publicidade gratuita e conta como backlink.

Quanto aos anúncios, o que me referia é:
- Mesmo que a publicidade não seja intrusiva, preferes um site com publicidade ou sem publicidade? Eu prefiro sem publicidade. Sendo assim, por 1 cêntimo por dia não justifica teres a publicidade a irritar os utilizadores e a desviar a atenção do conteúdo (na minha opinião).
 
Obrigado pelas dicas, sendo assim vou-me focar mais em tutoriais e reviews. As notícias gosto de pôr não só para me ajudar a gerir o conteúdo como para manter os leitores infornados.
Tens mais alguma sugestão que me possa ajudar?
 
O mais importante é gostares do que fazes.
Criares um site com expetativa de ganhares muito dinheiro por norma não dá certo. Tens que ter gosto e paixão pelo que fazes, se não for assim daqui por 6 meses desistes.

Foca-te na qualidade do conteudo e cria algo que resolva um problema, seja reviews, noticias ou tutoriais. Tenta perceber o que as pessoas procuram e não existe ou existe com pouca qualidade e cria uma solução para isso [basicamente é o chamado keyword research].

Assim de repente é um bom começo. Qualquer dúvida que tenhas avisa que tento ajudar :)
 
Obrigado! Vou tentar fazer o que me indicaste, caso tenhas mais alguma dica agradeço :)

EDIT: Já estou a utilizar o mail do meu dominio e já fiz algumas melhorias na sidebar
 
Última edição:
Eu também tenho um blogue (está na assinatura) não tenho espectativas de ganhar dinheiro com ele (para já, nem a curto prazo).
Desde início que optei por não ter publicidade.
Estou também registado num site de divulgação de blogues como, podes ver na barra logo no início (dou a conhecer outros blogues e eles dam-me a conhecer mim).
Recentemente comecei com as revisões, optei por produtos que têm poucas análises também para tentar ter mais procura pelos mesmos.
Futuramente vou tentar um visual mais clean, porque "menos é mais" e também tentar melhorar a versão mobile
 
Eu também tenho um blogue (está na assinatura) não tenho espectativas de ganhar dinheiro com ele (para já, nem a curto prazo).
Desde início que optei por não ter publicidade.
Estou também registado num site de divulgação de blogues como, podes ver na barra logo no início (dou a conhecer outros blogues e eles dam-me a conhecer mim).
Recentemente comecei com as revisões, optei por produtos que têm poucas análises também para tentar ter mais procura pelos mesmos.
Futuramente vou tentar um visual mais clean, porque "menos é mais" e também tentar melhorar a versão mobile

Bom o meu blog já mudou / cresceu muito em um ano :) Não tem nada a ver com o que era inicialmente, quando a anuncios tento não por nada de intrusivo por isso só tenho 30€ no adsense em +/-3 meses
 
O teu blog está porreiro, parabéns... penso que o mais importante é continuares a trabalhar.

Não serei "teu cliente" apenas pelo simples facto que não faço parte do teu publico alvo. Tenho pouco tempo no dia a dia e por vezes em alguns sites só leio as "gordas". Prefiro ver vídeos no Youtube sobre temas que me interessam do que ler e ver imagens estáticas :) mas isso sou eu. Já fui muito de acompanhar blogs quando era mais novo mas agora penso que a tendência está a mudar para o vídeo. É mais interativo.

Já pensaste criar um canal no Youtube como complemento ao blog?
 
O teu blog está porreiro, parabéns... penso que o mais importante é continuares a trabalhar.

Não serei "teu cliente" apenas pelo simples facto que não faço parte do teu publico alvo. Tenho pouco tempo no dia a dia e por vezes em alguns sites só leio as "gordas". Prefiro ver vídeos no Youtube sobre temas que me interessam do que ler e ver imagens estáticas :) mas isso sou eu. Já fui muito de acompanhar blogs quando era mais novo mas agora penso que a tendência está a mudar para o vídeo. É mais interativo.

Já pensaste criar um canal no Youtube como complemento ao blog?

Já pensei e muitos á me pediram isso, infelizmente não tenho tempo, jeito e muito menos material para fazê-lo, quem sabe talvez um dia a coisa mude de figura hehehe :)
 
Back
Topo