Over EVGA 780i + Q6600 ou Qualquer Processador com essa MOBO

Xuleh

Membro
Olá pessoal, alguém poderia me ensinar como fazer um over com essa Motherboard e esse processador???

EVGA 780i + Q6600

Queria fazer um over básico 3.0Ghz sem judiar, alguém pode me ajudar???

Abraço!
 
Começa por ler sobre as opções relativas a OC, nomeadamente na parte do "JumperFree Configuration".

Se colocasses aí as opções ou um link do manual dava jeito :\
 
Olá Rusty, na verdade já havia lido o tópico, mas ele me esclareceu pouco... Quanto a temperaturas, tenho uma boa idéia de como os sensores devem se comportar e tal, mas a minha grande dúvida é onde alterar os valores, posso alterar diretamente na tela azul da bios, ou posso utilizar algum software, como por exemplo o ntune, já que a minha placa possui chipset da NVIDIA.
Podendo ou não utilizar o ntune, quais os valores que posso alterar, por exemplo, se aumentar a FSB (aos poucos) em algum momento vou perceber que preciso enviar uma maior descarga elétrica para o VCORE, correto? Mas e as memórias, elas overclocam no mesmo passo em que aumento a FSB?
Ou então estou viajando na verdade para overclocar basta aumentar as voltagens e nada de mudar os valores do FSB (creio que apenas através do FSB que podemos overclocar a máquina, correto?)

Pelo o que andei lendo, bastante, meu PC tem uma boa configuração para Overclock:

Processador Q6600
Motherboard Evga 780i
2GB 2x1 dual channel Kingstone 667
XFX Geforce 8800 GT
Cooler Box (ao que andei lendo, muitos fizeram over de no máximo 3.0 Ghz com esse cooler sem problema, acima disso fica complicado)

Então, o que você acha?

Devo começar aumentando o FSB através da Bios (tela azul)???

Outro detalhe, sei que o FSB do meu processador é 1066, ao alterar o FSB dele na Bios (tela azul), ele automaticamente aumenta o clock dele??? Por exemplo 2.4 Ghz sendo FSB 1066, ao alterar o FSB para 1100 por exemplo ele passa a ser 3.0Ghz (Claro que esse é um valor fictício, sei que aumenta proporcionalmente)...

Essas são as dúvidas que tenho, quanto a temperatura e voltagem, sei que elas não podem variar muito... O ideal é o mínimo possível, nem que para isso melhore o resfriamento, etc...

Ok?

Resumindo, eu nunca fiz OC, mas já li bastante a respeito, e enquanto não tiver um AVAL de alguém que conheça, prefiro nem mexer nas minhas configurações...

Abraço!!!
 
Última edição:
Boas,
Descupem aproveitar o tópico mas:
Estamos aqui em mãos com a 780i + Q9450 do meu primo,quando chegamos a 3.6Ghz com 1.39V(1.36V Default) diz algo como:
Your system now is in Safe Mode,please reduce your Cpu or Memory Frequency...
E depois volta a 2.66Ghz(Def.)...
Alguem sabe como tirar aquele aviso?
 
boas.
primeiro de tudo precisas de saber que o FSB do cpu é x4 - 266 ( valor bios ) x4 = 1066
o FSB da RAM é x2 - 333 ( valor bios ) x2 = 667.
eu aconcelhava-te a ler mais um pouco sobre o assunto, e nao uses software para OC ( so serve para fritar maquinas )
podes começar por aumentar o FSB do cpu aos poucos ( 5 pontos ) e por baixo na zona das rams , mete o PCIE em 100, isto vai baixar a velocidade das rams para 266 mas com o aumento do FSB do cpu, elas acompanham a subida.
depois de subires o fsb cpu , corre no windows programas como o orthos , prime 95 em small ftp para testar a estabilidade do sistema , durante uma ou duas horas.
se passar nos testes volta á bios e aumenta mais um pouco FSB ( atençao , nunca mais de 5 pontos ) volta ao windows ve novamente a estabilidade.
so quando o sistema nao estiver estavel é que se mexe no vcore ( voltagens do cpu ), para o Q6600 a 3.0GHz chega 1,35v.
antes que me esqueça, quando tiveres mais á vontade em mexer na bios , coloca os timmings e vdim ( voltagem da ram ) em manual com os valore que vem na caixa delas.

Boas,
Descupem aproveitar o tópico mas:
Estamos aqui em mãos com a 780i + Q9450 do meu primo,quando chegamos a 3.6Ghz com 1.39V(1.36V Default) diz algo como:
Your system now is in Safe Mode,please reduce your Cpu or Memory Frequency...
E depois volta a 2.66Ghz(Def.)...
Alguem sabe como tirar aquele aviso?
isso é falta de voltagens.
tens corrido o orthos ou prime no windows?

cumpz.
 
Última edição:
Rusty, perfeito!!!

Esse era a resposta que esperava...

Vou procurar ler algo mais sobre os multiplicadores da CPU e memória antes mesmo de fazer qq coisa...

Continuarei postando por aqui até ter confiança e colocar umas telas do que aconteceu...

Abraço!
 
Ups,
Esqueci de postar...
Faltou a V do NB...
Muito Obrigado na mesma Rusty.
No outro forum onde vi,pediam para aumentar a V das Rams,mas nao será necessário pelo que as Rams estão Unlinked,Rock Solid como o CPU,a 666Mhz(Default)...
Cumps
 
Ups,
Esqueci de postar...
Faltou a V do NB...
Muito Obrigado na mesma Rusty.
No outro forum onde vi,pediam para aumentar a V das Rams,mas nao será necessário pelo que as Rams estão Unlinked,Rock Solid como o CPU,a 666Mhz(Default)...
Cumps

Rom, apesar do seu Processador ser diferente, posta os itens que você alterou para obter um OC, assim posso tirar como base o caminho que você tomou para tentar fazer o meu... Afinal a MoBo é igual e isso é muito importante...
 
Ups,
Esqueci de postar...
Faltou a V do NB...
Muito Obrigado na mesma Rusty.
No outro forum onde vi,pediam para aumentar a V das Rams,mas nao será necessário pelo que as Rams estão Unlinked,Rock Solid como o CPU,a 666Mhz(Default)...
Cumps
tenham em atençao as voltagens nos 45nm, nao passar dos 1,40v para o dia a dia, é preferivel baixar o vcore e o clock.
eu uso o meu E8400 a 4200MHz com 1.42v mas ligo-o so 1 ou 2 horas por dia.
embora se aguente com 1,34 ~1,35v ,meto a 1,40 ~1,42 pq uso certos programas como o convertxtodvd , requerem mais volts para nao darem erros.

cumpz.
 
Mais uma coisa... CPU Multiplier, devo ou não alterar??? Creio que ele seja automático, certo??? Li em vários tópicos que em iddle ele fica 6x em full vai para 7,5x ou 9x... é algo relacionado com aquele step... da Intel, é isso?
 
Última edição:
Mais uma coisa... CPU Multiplier, devo ou não alterar??? Creio que ele seja automático, certo??? Li em vários tópicos que em iddle ele fica 6x em full vai para 7,5x ou 9x... é algo relacionado com aquele step... da Intel, é isso?
o cpu multiplier deixa ficar em auto, poupas o cpu em longevidade , nao aquece tanto e poupa na energia.
em full load ele passa para o multiplicador mais alto.

cumpz.
 
Back
Topo