Overclock a Pentuim 4 !

DavidPatal

Membro
Tenho um Pentium 4 3.0 Gh Motherboard Asus P4P 800 S-M Não tenho manual e não existe, já procurei e não há!
Dizem que é uma serie experimental.
Podem me ajudar a fazer o Overclock ao CPU ?
Que dados tenho de fornecer alem da descrição do PC ?
Agradeço que me dêem uma ajuda, pois eu tenho tido dificuldades visto não existir informações sobre esta Board.
 
Saca o manual da Asus da P4P 800 que é parecido.
Verifica as opções na BIOS.
Tive uma parecida a essa e cheguei a passar bem acima dos 4.0Ghz com 3 cpu's iguais a esse.
Quando tiveres o manual na mão, vai subindo aos poucos o FSB.
 
Boas.
Obrigado pela dica, mas o problema é que eu nunca fiz nenhum Ovrclock, não podes dar mais uma ajuda? como é que eu vou subindo
os FSB? Utilizo algum software? Eu fiz uma vez mas numa Board das antigas era configurada com jumpers para aumentar a voltagem
do clock, esta board não tem jumpers para aumentar a voltagem e eu não estou muito por dentro do assunto!
Agradeço mais umas dicas para fazer o Overclock! E quanto a refrigeração, não terei de trocar o cooler?
 
Os manuais ensinam a fazer o básico com as boards.
Subir FSB é na BIOS nessa geração. Umas ainda usavam saltos de barramento, tipo, 100, 103, 112, 125, 133, enquanto que outras já permitiam subir de 1 em 1.
Ideal é subir aos poucos e controlar temperaturas.
Se o OC for pequeno, não precisas de aumentar voltagem nem mudar o cooler.
 
sem grandes problemas metes a 3.16.. apesar de não ser quase nada .. mas é só mudar um valor e fica sempre superior e alem disso a temp nada altera
 
OK convenceram-me não vou lixar o processador, Obrigado a todos, estava a ser teimoso mas reflecti e depois de ver pessoal experiente a aconselhar-me desisti! Com a crise que está não dá para andar a desperdiçar dinheiro!

Tks...
 
Fizeste bem, mas digo-te já, com uns 50€ arranjas uma board/processador dual-core/memorias em 2ª mão para aí com uns 3/4 anos. Ficavas muito bem servido se não for para jogar.

É que sinceramente não tou a ver um Pentium 4 com uns 10 anos ainda a funcionar lá muito bem xD . Principalmente em termos de vídeo e mesmo internet em que maior parte dos sites ficaram muito mais pesados desde esses tempos.
 
Este PC é de 2006, vinha com 500 de Ram, eu ja lhe coloquei mais 1G e um disco novo em 2010, o desempenho no win7 é de 3.5%, perde muito a nível gráfico, pois as taxas de transferência de disco e de processamento do CPU nem são assim tão más! Com o xp funciona bem, mas não posso jogar quase nada actual! Tenho muito material usado, mas todo desactualizado, ainda tenho um pentum III com o win 98se para não instalar Dos Box nem Vrual box! Sou adepto de alguns jogos dos anos 90 e não correm no xp nem no win7. Eu estou com um negocio em mãos para uma Board e CPU I7, ja comprei um disco WD de 350GB sata de uma meo box novinho !Ando a procura de uma fonte boa a preço razoável! Vamos ver...

Se vendessem material informático no pingo doce tinha um PC novo!!!!!!!!!!!
 
Eu metia isso a uns 3.5 ou 3.6 sem aumentar voltagem, ou so um pouco de aumento, compensa... em maquinas antigas quando cpu esta a limitar performance, todos mhz extra sao bem vindos...

Sent from my LG-P970 using Tapatalk
 
ainda a dias comprei um Venice para brincar... as vezes da-me gosto comprar material deste antigo só pelo gozo do OC.....

Sinceramente, fritas o CPU? compra-se outro igual ou superior usado a preços muito acessiveis mesmo...


O meu velho andava ali com um Athlon XP 2200+ (1.8Ghz), nem 100Mhz de OC conseguia, estava a ficar limitado... esse PC vai para outra pessoa... e agora com o AMD 64 3200+ 2.0Ghz já com 2.7Ghz estaveis, está todo contente... para mim continua a ser antigo, mas estou-me a entreter a fazer OC aquilo, estou a espera do suporte do NH-C12P da Noctua para 939.... vai ser bonito (no tempo dele, cheguei a ouvir falar muito bem do Venice em Overclock)... :D


Overclock em setups antigos, pouco se perde, só se tem a ganhar, agora é preciso saber o que se está a fazer... antes de começar, ler muito sobre o assunto, estudar bem a board em questão, ter um cooler razoavel, boa massa termica e bom airflow na caixa...

Já no meu Q6600, acabei por descer dos 3.8Ghz (já está a mais de 2 anos com 3.8Ghz para dia a dia...), voltei aos 3.0Ghz, chega e sobra para o uso que lhe tenho dado...
 
Boas

Pessoal estou aqui com uma duvida e com um pouco de urgência, talvez nem seja o melhor local para esta duvida pois não tem a ver com Overclock! O disco que compre da MEO_BOX é um WD-Caviar Novo em folha! Isto é a box era nova tive que usar Easus partition para eliminar as partições que trazia, eram duas, mas as duas uma de 135Mb e outra de 296GB, depois de criar uma partição única em NTSF, ficou com 298.01Gb, ficando 7,4Mb para a atribuição de cluster, é normal isso acontecer, mas não é normal desaparecerem 50GB! o disco é de 350GB e está escrito no disco e tb com o EASUS Partition Master nas propriedades aparecem os 350G, mas já tentei todo o tipo de partições e nada! Desaparecem cerca de 50GB, eu sei que algum espaço é utilizado para atribuição, mas não é 50GB! Acham que tem a ver com a forma que os tipos da MEO formataram e peticionaram o disco? O diso é Sata, embora as meo box só tenham entrada para IDE, as novas trasem um adaptador tipo o que usam as gavetas d discos para passar de IDE para SATA- pois os IDE novos devem estar a desaparecer. Não entendo isto 50 GB é muito para um disco tão pequeno!
Gostava de saber vossa opinião.

Agradeço os comentários do Iwolf! Eu gostava de fazer a experiência, mas só farei quando tiver outra solução na mão, porque não me vou ligar a net com um Pentum III e o win98! Grande parte do meu trabalho está neste pc, e o outro não aguenta com Office 2010, nem nada que tenha menos de 10 anos! È uma arrastadeira, embora eu tenha adorado o WIN98se e foi o melhor OS até aparecer o XP e depois o 7, isso no meu ponto de vista. Bem agora tenho ver se encontro 50GB perdidos fiquem bem um abraço...
 
Última edição:
Primeiro, enganei-me o disco é de 320G, Segundo, pela descrição do que há a venda é mesmo assim, só pode utilizar 300G, embora me apareça 7,4Mb trancados quando utilizo o software para particionar discos, os restantes 20 ficam ocupados pelo sistema de atribuição de ficheiros etc etc, acho eu porque não aparecem em parte alguma. A publicidade ao disco diz que é de 250 a 350Gb, embora tenha 320G na totalidade! Limpo sem nada sem partições tem 320.104G são 20G que vão embora...
Estive a ver outros discos que tenho e é igual em todos, quanto maior mais espaço desaparece!

Obrigado de qualquer forma, eu enganei-me não era de 350G só depois de tirar disco da gaveta USB é vi escrito WD 320AAJS Caviar Blue, é bastante caro, fiz um bom negocio, há por ai discos de 1 e 2 TB mais baratos, mas capacidade não é sinonimo de qualidade.
Fiquem bem boa semana a todos..
 
Última edição:
Cuidado com os negocios menos "licitos". Comprar componentes da box MEO novos...

Quanto ao teu problema dos GB desaparecerem, isso é normal. Tem a ver com as duas medidas oficiais com que o mundo da informatica se rege, o "1000" e o "1024".
320.000.000.000 / 1024 = 312,5 GB uteis em GB.

"Os fabricantes de discos rígidos usam potências de dez. Por exemplo, um disco rígido com capacidade de aproximadamente 80 bilhões de bytes é divulgado como tendo a capacidade de 80 GB, o que é confuso -- o correto seria informar 80 gigabytes ou 74,5 GiB (aproximadamente)."
 
Back
Topo