Overclock: C2D, DDR2 e P5DWH Deluxe

Xeon3D

1st Folding then Sex
Boa Tarde.

Em tempos já andei mais metido nisto do OC, mas desliguei-me durante algum tempo deste mundo (desde à um ano ou 2 para cá) e como tal estou um pouco desactualizado, principalmente no que diz respeito aos Core 2 Duo (antes sempre tive AMD's).

Como tal, surgem-me algumas dúvidas que gostava que alguém me esclarecesse.

- Qual o máximo de voltagem a dar a um C2D a ar \ watercooling?
- Voltagem no NB e no SB Ajuda? (é uma P5WDH Deluxe)
- O rácio FSB:Ram convém ser síncrono (1:1) ou pode ser 5:4, etc? (isto para melhor performance).
- Coolers para C2D? que recomendam?
- Voltagem para as DDR2, qual o máximo?

O material que tenho é:

- Fonte Thermalrock 450w (já tem um tempinho, mas é 100% fiável).
- Asus P5WDH Deluxe c\ bios 1901 (a última, se houver uma melhor, digam :) )
- Intel Core 2 Duo E4300 (o stepping é óptimo, vi na XS que o WR dele é feito com um que tem a caixa igualzinha (pensei que tinham tirado uma foto à minha e tudo, assim que possível ponho aqui o link para a thread.)
- 1x512 Mb DDR2 800 Transcend. (eu sei... Transcend... mas com uns voltzitos a mais deve fazer DDR2 1000 n?)
- Intel Stock Cooler e uma fan de 20cm na lateral da caixa.

Desde já obrigado a quem me der umas dicas...
 
Última edição:
Boa Tarde.


- O rácio FSB:Ram convém ser síncrono (1:1) ou pode ser 5:4, etc? (isto para melhor performance).
- Coolers para C2D? que recomendam?

Em FSB:RAM convém ser síncrono (1:1), é o modo que permite melhor rendimento.

Quanto ao cooler a ar o tuniq tower e o melhor que anda por ai, e tem um preço cerca de 45 a 50€, logo é a escolha acertada.
 
- O rácio FSB:Ram convém ser síncrono (1:1) ou pode ser 5:4, etc? (isto para melhor performance).

Síncrono ou memórias mais frequentes que o FSB.

- Coolers para C2D? que recomendam?

Depende essencialmente do orçamento.

- Voltagem para as DDR2, qual o máximo?

Depende das memórias e dos chips mas, regra geral, para memórias de chips "OEM", talvez 2.1~2.2V seja o limite aconselhável.

Mas o melhor é usar a tensão ("voltagem" não é um termo correcto) mínima necessária para garantir a estabilidade a uma certa frequência e com certas latências.

- 1x512 Mb DDR2 800 Transcend. (eu sei... Transcend... mas com uns voltzitos a mais deve fazer DDR2 1000 n?)

É possível :)
 
E settings na bios? Alguma coisa de relevância? Há certos detalhes na página do Jumperless CPU Configuration que não entendo\sei como usar. Voltagens na Northbridge e Southbridge p. ex?

Ou mesmo bios melhores? tenho ouvido dizer que a 1901 é a melhor num lado, outros dizem que há uma anterior que é a melhor... já não sei em quem acreditar :P
 
Back
Topo