Overclock pentium 4

trinkes

Power Member
boas

to a começar nesta coisa do overclock por isso desculpem se disser alguma coisa errada ou algo do género...lool

hoje peguei num pc velhinho com um pentium 4 a 2.4GHz e com as coisas que fui lendo aqui no forum fui mudando os valores do cpu na bios...

obtive o seguinte:




depois testei com o everest(para ver as temperaturas) e corri o hot cpu tester o cpu ficou a 100% passado 7min tinha uma tempratura de 90º...xD

pelo que ja li no forum esta temperatura e imprensavel...

alguem me pode dar algumas dicas?

tenho algumas duvidas:
1-quais as temperaturas maximas aceitaveis para um processador?

2-com que programas posso testar como deve ser o pc para ver se o pc esta estavel (ja vi topicos aqui no forum a falar disso mas nao estao actualizados:()?

3-o meu processador com as configuraçoes de origem esta sempre a uma temperatura de 50º é normal?

obrigado por tudo

cumps
 
1 - Temperaturas máximas aceitaveis .. Uns 70ºC. Mais do que isso não convém.

2 - Orthos :)

3 - Depende da caixa, temperatura ambiente, cooler, mas sim é normal.
 
Boas amigo :) vou tentar responder as tuas questoes ^^ :) mas tambem nao sou nenhum entendido ^^

vejamos. xD

1-quais as temperaturas maximas aceitaveis para um processador?

R: As temperaturas diferem de Processadores para Processadores... por exemplo um Cor2duo com 45nm é MUITO mais Fresco que o teu cpu e "meu p4 3.2 @ 3.8" de 90nm! claro que com um Pentium 4 prescott.. a tua temperatura devia estar a 68 com esse overclock.. eu por exemplo no meu tenho a 3.8 e a cpu esta 39 idle e 48 em full load.. mas depende.. o meu cooler tambem é "mais ou menos bom" ;)


2-com que programas posso testar como deve ser o pc para ver se o pc esta estavel (ja vi topicos aqui no forum a falar disso mas nao estao actualizados:()?


Nao te sei Responder a esta pergunta.. os que conheço ja sao desatualizados.. ;)


3-o meu processador com as configuraçoes de origem esta sempre a uma temperatura de 50º é normal?

Sendo Prescott como o meu é bem normal.. e digo.te mais.. o meu antes de comprar o cooler estava a 60 mal iniciava o pc.. e chegava aus 90 em full load.. agora esta como ja mencionei a 39idle e 48 full load...

Quanto au OverClock.. julgo que tenhas Muito Vcore.. mas esta bom.. para inicante ;)

o meu esta assim:

 
Última edição pelo moderador:
desde ja obrigado pelas respostas:D

penso que encontrei uma das principais causas do aquecimento do meu pc, o pó...

amanha vou limpar o pc todo por dentro para ver se as temperaturas baixam...

entao pelo que percebi agora para tentar estabilizar melhor as temperaturas tenho de encontrar a menor voltagem que o processador aguenta com a frequência que tenho...é isso?

cumps
 
Sim.. ;) Acho que é assim.. pelo menos julgo eu.. é assim que tenho no meu.. mas atençao tem de estar estavell... ;) mas aguarda resposta de gente mais "leet"
 
Boas!!

1 - Procure aqui

2 - Intel Burn Test; Prime95; Orthos; entre outros.

3 - Se estiver com o dissipador e pasta térmica de origem é normal que as temperaturas sejam um pouco elevadas, mas nada que ponha em causa a integridade do processador, por isso talvez o melhor seja: ou remontar o dissipador original com uma pasta mais competente; ou arranjar um dissipador novo, com melhor capacidade de refrigeração.


Cumprimentos.
 
desde ja obrigado pelas respostas:D

penso que encontrei uma das principais causas do aquecimento do meu pc, o pó...

amanha vou limpar o pc todo por dentro para ver se as temperaturas baixam...

entao pelo que percebi agora para tentar estabilizar melhor as temperaturas tenho de encontrar a menor voltagem que o processador aguenta com a frequência que tenho...é isso?

cumps

Não te esqueças de trocar a pasta térmica :)
 
o processador ja tinha pasta termica mas tirei o dissipador agora vou ter de voltar a colocar mais pasta ou a que estava la ainda serve?

cumps

Humm, não sei .. Se a pasta termica tem muitos anos, convém substituir, mas se foi colocada recentemente, acho que não há motivos para preocupação.
 
Humm, não sei .. Se a pasta termica tem muitos anos, convém substituir, mas se foi colocada recentemente, acho que não há motivos para preocupação.
tem um ano e um ou dois meses...

tenho outra duvida o que quer dizer FSB: DRAM e depois a frente os valores?
quais os melhores valores?1:1?

como posso altera.los?

obrigado
cumps
 
isso a alteras com as frequencias se por exemplo tens uma memorias ddr2 800 se meteres 400 de fsb vai ficar 1:1 e tb podes ir ajustando com o multiplicador
 
Acho que ele usa a memória disponivel para torturar o CPU por isso é que no programa diz
para usar um SO de 64 bits para melhores resultados.

Isso é o que normalmente se chama 'misturar alhos com bugalhos'.

Ter um SO de 64-bit permite: um CPU x86-64 (instruções de 64-bit) executar instruções com essa largura, e permite endereçar mais de ~3.2GB de memória.

Com mais 512MB de RAM, tanto com um SO de 32 ou 64-bit conseguiria usar toda a memória no teste, apenas o CPU (que nem é 64-bit) não executaria instruções de 64-bit.

Com mais módulos de memória o que acontece é que o Northbridge da mboard é mais stressado. Mas o facto de ser instável com 4 módulos de RAM e estável com 2 não significa que o teste é menos eficaz (ver definição de eficácia).

isso a alteras com as frequencias se por exemplo tens uma memorias ddr2 800 se meteres 400 de fsb vai ficar 1:1 e tb podes ir ajustando com o multiplicador

:eek:

Isso não é necessariamente verdade. A mboard pode fazer automaticamente underclock às memórias para os 400MHz de FSB e portanto o divisor FSB:DRAM não será 1:1.

Tudo depende do divisor FSB:DRAM escolhido na BIOS.

Acho essa resposta um bocado confusa. Que multiplicador é esse?
 
Última edição:
Isso não é necessariamente verdade. A mboard pode fazer automaticamente underclock às memórias para os 400MHz de FSB e portanto o divisor FSB:DRAM não será 1:1.

Tudo depende do divisor FSB:DRAM escolhido na BIOS.

Acho essa resposta um bocado confusa. Que multiplicador é esse?

pois tambem nao percebi muito bem...

entao para mudar esses valores e' so mudar a frequencia do FSB?

cumps
 
a nivel de oc queres ter umas memorias as 1200 1:1 imaginado e tens de dar 600fsb baixas o multiplicador para ter uma velocidade de clock aceitavel eu tinha o meu E8400 com 580 fsb com multiplicador a 7
 
Eu hoje tentei fazer um oc manual no cpu e quase me deu um ataque xD
O pc deu bad bios checksum.. e eu, pronto ja foi com os pitos.
Mudei o fsb para 220 mhz (200 de origem) a DRAM Frequency meti a 400 mhz (estava a 320mhz)
o vcore meti a 1.6v, salvei e reniciei e tive de flashar a board (o que vale e que é uma asus e o crashfree safou me), alem de ter de fazer clear cmos e tirar a pilha, mas foi um susto.

Nao sei se me volto a aventurar tao cedo nisto outra vez :x2:
----
Btw o meu cpu em full com o prime95 da 40ºC estaveis sem oc a 2.8ghz 1.6v

Quanto ao topico, se estas a pensar fazer oc mete um cooler fresquinho ;) (o meu é um Zalman CNPS7000B-AlCu, ou pelo menos é igual. E muito silencioso e arrefece bem até)

Cumps
 
Back
Topo