P5N32E-SLI vcore "trick"

VoRtAn_MaDgE

A.S.Team performed
Vcore mod

29p7qz7.jpg


Existe mt alarido em torno do vdroop desta board, a ver se consigo explicar.

A board tem uma maneira estranha de funcionar com o vcore.

Realmente a board tem uma diferença grande de voltagem no core do cpu entre o escolhido na bios e o lido no real mas não se trata de vdroop a meu ver...

Passo a explicar...
Essa diferença de voltagem entre o seleccionado na board e o real tem a ver com o fsb k estejamos a usar...por exemplo se escolherem 1,5v na bios com o fsb por defeito (1066) ela vai "fornecer" esses 1,5v realmente pois são reias (lidos com multimetro, 1,504 +/- no meu caso)...
...Mas se o fsb for por exemplo 1500 e escolhermos 1.5v na bios ela já não vai colocar esse valor como real e fica nos 1,4v por exemplo (já não me recordo de momento se é este o valor correcto)...
Agora se formos analisar a voltagem k a board está a dar realmente em determinada aplicação, a oscilação é bastante pouca comparativamente a outras boards da asus...

O que vos quero dizer é k para terem atenção ao efectuar oc nesta board devido ao vcore, pois ela pode não arrancar face ao fsb ser alto para o vcore k ela "aceita"

Solução? Selecionem mais vcore do que relamente precisariam...

No meu caso escolher 1,565 na bios dá-me +/- 1,515v se tiver o fsb a 2000 se não estou em erro ....

Dependendo do fsb aplicado na board, depende desta forma a voltagem que ela aplica...

Leiam com um multimetro para verem a partir de que valor é k ela deixa de dar realmente o k nós colocamos na bios...

Após "controlarem" este truke é muito mais fácil bootar com ela a fsb bem altos desde k tenham bom cooling na board... mesmo o noctua no nb em passivo akece msm a default.

Ponto de leitura do vcore
No meu caso uso um grabber pois encaixa perfeitamente ali na saliencia debaixo da bobine...
4730tjb.jpg
 
edit...


--------------------------------------------------------------------------------

Vcore mod done, usei pot de 50K regulado a 21K.

Before - 1.6v escolhidos na bios = +/- 1,55v reais
After - 1.6V escolhidos na bios = 1.6V reais

pic kd tiver bateria na digicam lol

abraço!
 
Back
Topo