Painéis Fotovoltaicos

A pergunta é, o que preciso instalar em casa para dar ao carro apenas o excedente?
Eu utilizo um Shelly EM para medir a potência que o inversor está a dar ao meu quadro elétrico e a potência que o meu quadro está a receber da (ou dar à) rede. Com esta informação sei também quanto estou a gastar em casa a cada momento. Quando estou a dar energia à rede, há excedente. Nesses momentos, o Tesla carrega com a potência adequada para aproveitar o excedente sem chegar a pedir energia à rede.

Tudo isto é configurado em Node-RED, utilizando entidades do Home Assistant e com a ajuda do Teslamate. O único hardware além do que qualquer pessoa tem (carro, carregador, computador, etc.) é o Shelly EM. Quem tenha um EVSE inteligente pode também controlar a velocidade de carregamento comunicando com o EVSE e não diretamente com o carro.
 
Última edição:
Eu utilizo um Shelly EM para medir a potência que o inversor está a dar ao meu quadro elétrico e a potência que o meu quadro está a receber da (ou dar à) rede. Com esta informação sei também quanto estou a gastar em casa a cada momento. Quando estou a dar energia à rede, há excedente. Nesses momentos, o Tesla carrega com a potência adequada para aproveitar o excedente sem chegar a pedir energia à rede.

Tudo isto é configurado em Node-RED, utilizando entidades do Home Assistant e com a ajuda do Teslamate. O único hardware além do que qualquer pessoa tem (carro, carregador, computador, etc.) é o Shelly EM. Quem tenha um EVSE inteligente pode também controlar a velocidade de carregamento comunicando com o EVSE e não diretamente com o carro.
Excelente. Podes partilhar onde encontraste informação de configuração ?
Tenho 2 Teslas e assim maximizava o excedente.
 
Excelente. Podes partilhar onde encontraste informação de configuração ?
Tenho 2 Teslas e assim maximizava o excedente.
Não tenho um guia nem nada do género. Descobri sozinho como fazer.

Por alto, é isto:
1 – Instala e configura Home Assistant.
2 – Instala Node-RED, Mosquitto Broker e Teslamate (independentes ou como add-ons no Home Assistant).
3 – Configura cada um deles.
4 – Ativa MQTT no Teslamate.
5 – Instala a integração Tesla Custom Integration no Home Assistant.
6 – Configura o Tesla Custom Integration para receber dados do Teslamate por MQTT.
7 – Configura os sensores do Shelly EM no Home Assistant.
8 – Cria fluxos no Node-RED para dar comandos aos Teslas com base na informação dos sensores do Shelly EM.

Cada um destes passos precisaria de um guia em si mesmo. Devem existir tutoriais para todos, exceto para o último.
 
Se for para utilizar os excedentes com carro eléctrico podes sempre fazer um carregador ou comprar o Openevese ( eu estou a considerar fazer um) que encaminha os excedentes para o carro.
Se for para usar os excedentes para um termoacumulador por exemplo usa um gestor de excedentes. Ve a pagina do Freeds.es.
 
É uma moradia com aqueles telhados rectos (não sei se é assim que se chama), por isso imagino que dê para orientar para qualquer lado (sul talvez?).

Neste momento já não vou a tempo de colocar piso radiante, para já tenho pre instalação de ar condicionado e estou a pedir orçamento para colocar AC. Mas ainda vou a tempo de mudar se não implicar grandes alterações na obra. A água é o tal termossifão, mas creio que daria para alterar.

Em relação a pré instalação eles referiram que fazem pre instalação de AC, algo de relevante que deva perguntar?
Isso com jeitinho, poderias colocar uma bomba de calor "mista", e que dá para aquecimento de águas sanitárias num cilindro e para os ACs tradicionais. Ficas só com uma máquina para tudo (com a desvantagem de que se avariar... pronto). Complementado com painéis fotovoltaicos, tens a solução "ideal" --> nos dias de calor, aproveitas a energia solar para ligar o AC e arrefecer a casa, e nos dias de inverno, mas com sol, sempre tens menos estrago se programares a casa para "aquecer um pouco mais" durante as horas de sol, por forma a minimizares o uso do AC durante a noite :-)
 
Olá a todos. Hoje reparei que o meu inversor huawei passou o dia a dar erros e a desligar: grid overvoltage. Umas 15 vezes ao longo do dia. Como posso evitar isto?
 
Excesso voltagem da rede. Contactar a e-redes (boa sorte) ou pedir ao instalador para subir o limite voltagem em que o inversor desliga.
 
Back
Topo