1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Partição NTFS

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por recherche, 30 de Agosto de 2004. (Respostas: 17; Visualizações: 1087)

1. recherche

recherche Power Member

Preciso da vossa Ajuda:
    comprei um Pc á uns meses e o mesmo vem com o disco em NTFS, só que eu não vou á pala com isto e queria antes FAT32 isto porque sempre dá para arrancar com disquete etc.
    Aconteçe que se eu meter uma disquete de arranque com ideia de formatar o disco rigido ele simplesmente não detecta disquete nenhuma. Por outro lado se fico á espera que o XP faça esta alteração (de NTFS para FAT32) aquando da instalação o mesmo dis-me não ser possivel.
    Será que a única solução é meter o disco noutro Pc como Slave e ai correr o Fdisk ?

2. Chessmaster

Chessmaster Power Member

Tendo uma disquete de arranque do Win98 com o Fdisk ou outro utilitário de particionamento incluido podes fazer isso.

acho que encontras a bootdisk do Win98 no site da Microsoft ou então gravas um BOOT CD, daqueles que se encontra por aí, recheados com utilitários de toda a espécie e feitio.

3. NarsEsp

NarsEsp Power Member

O ChessMaster tá certo.. só precisas mesmo de uma diskette de arranque do Win98 ou do WinMe... para isso vai aki http://www.bootdisk.com

4. kazuza

kazuza Power Member

Nope! Numa disquete de arranque do 98 ou do Me, o fdisk não detecta partições NTFS,,,

Para que precisas de arrancar com disquete?

5. NarsEsp

NarsEsp Power Member

Pois não... não reconhece partiçoes NTFS mas reconhece como sendo "partição não DOS" (creio k é assim k ele lhe chama) Com o Fdisk pode apagar essa partiçao e criar uma FAT32!! Ainda no outro dia fiz isso!

Deves é estar a fazer confusão com os sistemas operativos 9x/Me k não reconhecem NTFS!!

6. ruymoreira

ruymoreira Power Member

se tiveres um disco maior que 60GB, usa uma bootdisk de WME. a do W98 num disco de 80 faz-te 1 partição FAT32 de +/- 65GB.

mesmo no WME penso que não farás maior que 120GB.
    há suporte p/ NTFS no W98 e se tens discos grandes (40GB +) aconselho-te a pores NTFS. já tive n pbs c/ discos de 80 c/ FAT32 "irem ao ar"... a FAT "passou-se" a a info: pufff..........

7. kazuza

kazuza Power Member

Vocês fazem ideia do que estão a dizer? :eek: ... ?

8. AwakE

AwakE Banido

Que grande confusão que já vai para aqui...

Solução simples, arrancar com diskette de arranque seja ela qual for não interessa, correr fdisk e apagar a partição que lá está (seja qual for o nome que ela tenha, NTFS ou Non-DOS partition).
    Dizes que ele não arranca com diskette de arranque. Acredito que não arranque (se o dizes) mas nada tem a ver com a partição ser NTFS....não ficavas era com a partição disponivel após o arranque mas arrancar devia arrancar.

Depois de formatado, auto-boot com o XP e depois durante a instalação escolhes o formato que quiseres.

PS: Solução mais facil mas não freeware, Powerquest Partition Magic 8.0 converte partições NTFS para FAT32.

9. ruymoreira

ruymoreira Power Member

Awake: se o disco dele for maior que 32 GB na instalação do XP se só quiser uma partição só lá aparece a opção formatar c/ NTFS (normal ou rapida)

10. JCmendes

JCmendes Power Member

Epá o Particion Magic 8 faz isso tudo e passa FAT32, e tudo, depois já podes formatar em DOS.

Tenho quase a certeza e mais fácil não há!! ;)

11. kazuza

kazuza Power Member

A solução passa mesmo é pelo gdisk... :D

12. AwakE

AwakE Banido

Pois eu já disse isso, mas este forum é "politicamente" correcto e duvido que alguem "tenha" o Partition Magic 8.0. :D

13. kazuza

kazuza Power Member

E quem o tiver, bem que o pode atirar aos porcos... (mesmo eu sabendo que foi adquirido pela Symantec, há "relativamente" pouco tempo)

Isso só presta para arranjar probs de partições a discos após sua utilização...

14. JCmendes

JCmendes Power Member

Que tipo de problemas?

Sempre utilizei o PM 8 e nunca dei por nada, ainda há pouco tempo aumentei o tamanho de uma partição e correu tudo bem.

15. msramos

msramos Power Member

16. AwakE

AwakE Banido

E isso não é exactamente o problema dele? Tem uma partição NTFS e quer passar para FAT32?

17. kazuza

kazuza Power Member

Elimina a partição, e cria uma nova partição em FAT32...

Assim tem a certeza de que não dará problemas no futuro...

E sinceramente, não sei porque preferes FAT32...

18. ruymoreira

ruymoreira Power Member

kazuza: podes crer... aquilo nem pirata o queria.... é bom mesmo p/ um tipo perder dados e estourar o disco todo!!!

Partilhar esta Página