Partições ntfs vs fat32

LeeMan

Power Member
Esta afirmação é mesmo verdadeira?


"o Sistema de ficheiros NTFS é recomendado para utilização com discos acima dos 40GB e não é nada recomendavél abaixo desse valor pois provoca uma lentidão exagerada no sistema ( atenção varia de sistema para sistema ) embora possamos tirar melhor proveito e mais segurança. "
 
a afirmação parece-me correcta;

o meu conselho é utilizar a FAT32 para o SO, partição SWAP e edição de video, por exemplo.

NTFS para ficheiros de dados nomeadamente documentos e imagens ou outro tipo que possa benefeciar das capacidades de compressão e segurança do NTFS.
 
Originally posted by LeeMan

"o Sistema de ficheiros NTFS é recomendado para utilização com discos acima dos 40GB e não é nada recomendavél abaixo desse valor pois provoca uma lentidão exagerada no sistema ( atenção varia de sistema para sistema ) embora possamos tirar melhor proveito e mais segurança. "


O NTFS é SEMPRE mais lento que o FAT32,
mas eu só uso NTFS.... Para qualquer tamanho da partição.
 
posso ser só eu mas em nenhuma altura notei no uso corrente e normal qualquer diferença de velocidade. Tenho um disco de 20gb com o Os a FAt32 e um de 120gb pra dados e nao noto qualquer diferença.

talvez se note com outro tipo de uso mas para isso terão de me dizer que tipo de uso é pq nao faço a minima ideia onde se possa notar a diferença de velocidade
 
Originally posted by Tyson

talvez se note com outro tipo de uso mas para isso terão de me dizer que tipo de uso é pq nao faço a minima ideia onde se possa notar a diferença de velocidade

Qualquer uso...
A diferença de performance não é muito grande... é só quase METADE... e é tanto maior quanto mais e menores forem os teus ficheiros.
 
Bem, vamos lá a ver se ainda me lembro disto como deve ser...

Todos os discos estão divididos em sectores.

O que a FAT32 faz é pegar no tamanho do disco, dividi-lo num número máximo de clusters (que já não me lembro qual é, mas que não varia consoante o tamanho do disco), e depois por dentro de cada cluster x sectores.

Quando usas o NTFS, cada sector do disco vai ser um cluster - vais ter um número variável de clusters - qt maior o disco mais clusters vais ter.

Na prática, o que vai acontecer é que enquanto em NTFS vais ter um "índice" enorme e o sistema operativo vai demorar mais tempo a ler e a escrever no disco, em FAT32 vais ter um "índice" mais pequeno, logo o sistema operativo "encontra" e escreve mais rapidamente. O grande senão de usar FAT 32 está em que no grande desperdício de espaço:

Quando escreves um ficheiro, ele começa a ser escrito sempre no início de um cluster, ou seja, se tiveres o teu disco em FAT32 em que cada cluster tenha, por exemplo, 10kb, se quiseres guardar 2 ficheiros distintos de 1 kb, na prática vais estar a ocupar 20kb.

E quanto maior for o disco ou a partição, maior vai ser o tamanho de cada cluster.

Espero não ter dito lá mts asneiras - e que tenha ajudado a compreender um bocadinho melhor as diferenças entre FAT e NTFS.

Para saberes quais são exactamente os tamanhos de um sector e da quantidade máxima de clusters que a FAT32 pode ter, é melhor mesmo procurares no site da microsotf - e já agora só mais uma coisa - se não me engano, a formatação agora usada já não é a FAT32, mas sim a FAT32x.

Mas mais uma vez peço para me corrigirem se tiver dito alguma asneira - é que já lá vão quase 2 anos desde a última vez que olhei sequer para isto.
 
Back
Topo