1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Partições ntfs vs fat32

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por LeeMan, 10 de Fevereiro de 2004. (Respostas: 8; Visualizações: 1878)

  1. LeeMan

    LeeMan Power Member

    Esta afirmação é mesmo verdadeira?


    "o Sistema de ficheiros NTFS é recomendado para utilização com discos acima dos 40GB e não é nada recomendavél abaixo desse valor pois provoca uma lentidão exagerada no sistema ( atenção varia de sistema para sistema ) embora possamos tirar melhor proveito e mais segurança. "
     
  2. Chessmaster

    Chessmaster Power Member

    a afirmação parece-me correcta;

    o meu conselho é utilizar a FAT32 para o SO, partição SWAP e edição de video, por exemplo.

    NTFS para ficheiros de dados nomeadamente documentos e imagens ou outro tipo que possa benefeciar das capacidades de compressão e segurança do NTFS.
     
  3. Tafinho

    Tafinho Power Member


    O NTFS é SEMPRE mais lento que o FAT32,
    mas eu só uso NTFS.... Para qualquer tamanho da partição.
     
  4. Tyson

    Tyson Power Member

    posso ser só eu mas em nenhuma altura notei no uso corrente e normal qualquer diferença de velocidade. Tenho um disco de 20gb com o Os a FAt32 e um de 120gb pra dados e nao noto qualquer diferença.

    talvez se note com outro tipo de uso mas para isso terão de me dizer que tipo de uso é pq nao faço a minima ideia onde se possa notar a diferença de velocidade
     
  5. Tafinho

    Tafinho Power Member

    Qualquer uso...
    A diferença de performance não é muito grande... é só quase METADE... e é tanto maior quanto mais e menores forem os teus ficheiros.
     
  6. Tyson

    Tyson Power Member

    Talvez se note em benchmarks pq nao noto qualquer diferença.
     
  7. Tafinho

    Tafinho Power Member


    Pah, a transferires um ficheiro de um lado para o outro demoras quase o dobro do tempo... se não notas, melhor para ti.
     
  8. Ophelia

    Ophelia Power Member

    Bem, vamos lá a ver se ainda me lembro disto como deve ser...

    Todos os discos estão divididos em sectores.

    O que a FAT32 faz é pegar no tamanho do disco, dividi-lo num número máximo de clusters (que já não me lembro qual é, mas que não varia consoante o tamanho do disco), e depois por dentro de cada cluster x sectores.

    Quando usas o NTFS, cada sector do disco vai ser um cluster - vais ter um número variável de clusters - qt maior o disco mais clusters vais ter.

    Na prática, o que vai acontecer é que enquanto em NTFS vais ter um "índice" enorme e o sistema operativo vai demorar mais tempo a ler e a escrever no disco, em FAT32 vais ter um "índice" mais pequeno, logo o sistema operativo "encontra" e escreve mais rapidamente. O grande senão de usar FAT 32 está em que no grande desperdício de espaço:

    Quando escreves um ficheiro, ele começa a ser escrito sempre no início de um cluster, ou seja, se tiveres o teu disco em FAT32 em que cada cluster tenha, por exemplo, 10kb, se quiseres guardar 2 ficheiros distintos de 1 kb, na prática vais estar a ocupar 20kb.

    E quanto maior for o disco ou a partição, maior vai ser o tamanho de cada cluster.

    Espero não ter dito lá mts asneiras - e que tenha ajudado a compreender um bocadinho melhor as diferenças entre FAT e NTFS.

    Para saberes quais são exactamente os tamanhos de um sector e da quantidade máxima de clusters que a FAT32 pode ter, é melhor mesmo procurares no site da microsotf - e já agora só mais uma coisa - se não me engano, a formatação agora usada já não é a FAT32, mas sim a FAT32x.

    Mas mais uma vez peço para me corrigirem se tiver dito alguma asneira - é que já lá vão quase 2 anos desde a última vez que olhei sequer para isto.
     

Partilhar esta Página