1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Partilha de net estranha

Discussão em 'Dúvidas e Suporte—Internet, Redes, Segurança' iniciada por Ophelia, 14 de Dezembro de 2003. (Respostas: 15; Visualizações: 1052)

1. Ophelia

Ophelia Power Member

Oises :)

Tou com um pequeno problema aqui em casa que me está a fazer dar em maluca.

Tenho 3 SOs instalados no meu comp- win xp pro, 2k advanced server e redhat 9

Neste momento, a "pseudo" rede que tenho ca em casa (e que mal tenhamos tempo vai ser mudada), tem só 2 comps - o do Akira, onde está ligado o modem da netcabo e que tem 2 placas de rede - a segunda liga ao switch onde tb se liga o meu comp. O comp dele está a fazer a partilha da ligação.

Quando estou em xp, não tenho probs nenhuns com a ligação à net - quando estou em 2k, de x em x tempo a minha ligação vai abaixo e volta passado segundos.

A hipótese de ser hardware em princípio está posta de parte, quer pelo facto de funcionar bem num sistema e no outro não, quer por quando isto começou eu basicamente só usava o 2k e trocamos quer a minha placa de rede, quer a do comp dele e refizémos o cabo.

A partilha está feita a usar DHCP quer no xp, quer no 2k.

A minha pergunta é simples - o que é que pode estar a causar esta quebra de ligação de x em x tempo?

Obrigado

2. |Oc|CRASH_OVer

|Oc|CRASH_OVer Suspenso

Cada SO gere os recursos de hardware á sua maneira, estou a falar de IRQ's endereços de memoria etc... eu diria para mudares a ordem das placas PCI e testar os 3 SO's com essa modificação...

configura IP manual no win2000.... DHCP é muito bonito mas, por experiencia, qd ha problemas desse genero acaba sempre por ser o Dhcp... nao mencionaste a configuração do Servidor (Akira) mas qd falamos no IRc fiquei com a ideia que era Linux a fazer de Router...

uma opinião por alto: Desactiva a partilha da net e mete um Ip fixo diferente em cada SO da tua maquina, testa "ping xxx.xxx.xxx.xxx" em cada SO e no servidor antes de activar a partilha de net...

should do the trick ! isto se!!!... é que de redes por ser tudo e mais alguma coisa...

ja me estou alongar, mas, dizes que perdes a ligação de x em x, mas perdes net ou ligação fisica ?!
    senao sabes, na linha de comandos faz ping -t ao servidor, e quando a net for outra vez abaixo vai ver se o ping -t ainda esta a fazer reply... depois é só tirar conclusões...

cya

Última edição: 14 de Dezembro de 2003
  3. Ophelia

Ophelia Power Member

O que ele te disse no IRC é que quando tivermos tempo vai ser um PIII a 800 que vai servir de router e firewall - que vai ter uma instalacao de linux em cima - para já só temos mm os nossos comps "pessoais" sendo que o dele esta com XP pro e está a fazer a partilha da ligacao à net.

E acabei de testar aquilo que disseste - abri uma linha de comandos, pus-me a fazer ping a maquna do akira e qd a net falhou fui ver:

Sent 420
    Received 420

Pelos vistos é só mm a ligação à net que falha :(

4. kazuza

kazuza Power Member

Para fazer de router/firewall, até um 486 serve, Ophelia...

O que eu te aconselhava:
    Se no modem der para configurar IP fixo, atribui-lhe o IP 192.168.1.1 (ou 254 ) e liga-o directamente ao switch.
    Depois ligas lá os PCs e dás o endereço do modem como Gateway...

Parece-me que tens aí um prob de DNS, também...

Quando num dos comps, estiveres sem net, vai à linha de comandos e escreve:

nslookup

Vê os resultados que te dá, e a partir daí tiramos conclusões...

5. Toutatis

Toutatis [email protected] Member

Já agora, que distribuição aconcelham pra servir num pc com menos de 64MB de ram... as mais recentes exigem todas esse valor, e as mais antigas são uma dor pra instalar o modem USB.

6. kazuza

kazuza Power Member

Clarkconnect, IpCop, RedHat (minima sem ambiente gráfico), etc, etc...

www.linuxiso.org

7. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

http://www.distrowatch.com/dwres.php?resource=firewalls

Tens aí uma lista.

Talvez SmoothWall Express 2.0, ou clarckconnect com o minimo, ipcop, etc.....

8. kazuza

kazuza Power Member

Clarkconnect com 128Mb de RAM já te dá para teres TODOS os servidores on-line, Nemesis11 ...
    ´
    apache
    squid
    postfix
    spamkiller
    snort
    imap
    proftpd
    cups
    webmin (yuhhch....)
    sshd2.0
    etc, etc...

9. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Eu sei, mas ele vai-te comer swap se tiveres tudo ligado ( estou a incluir o Mysql e Webmin ). 256 MB here e não tenho tudo ligado.

este yuhhch.... é um comentario positivo ou negativo?

10. kazuza

kazuza Power Member

O yucchhh é negativo, porque o webmin é um buraco na segurança (eu falo, mas tenho-o activo LOL )

Quanto ao swap...

11. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Isso é com 128MB?
    Qual é a versão?

Andei muito tempo com a 1.X com 128MB, e há uns tempos mudei-me para a 2.1 e pareceu-me mais pesado e meti-lhe mais 128. Isto num PII 350.
    O uso de swap andava a rondar os 15%/30% com 128 no CC2.1.

Quanto ao Webmin. Pois, é um buraco de segurança, mas tb me dá muito jeito ( apesar do control center do Mysql ter tirado grande parte do meu uso do Webmin. Mas o Control center.......é beta ).
    Alias, o meu uso do CC começou a ser só para firewall e agora é um server......como as coisas mudam.

12. kazuza

kazuza Power Member

Esta é a versão Home 2.0 , que por acaso também está a controlar o meu domínio...

Não terás aí um bug qualquer?...
    Passaste para a 2.1 por upgrade, ou fresh install?

Dentro em pouco desactivo o webmin e passo a fazer tudo por SSH mesmo (é só ganhar mais um pouco de calo nas mãos... :D )

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Foi um fresh install.

Ou então é da versão ( ou de algum package dentro do 2.1 ). Estive a falar com outra pessoa que usa o CC2.1 e tb meteu 256.
    Mas ele ainda tem mais coisas a correr ( ele depois pode vir aqui confirmar.... ).

Ainda volto para a 1.3.

14. bcunha

bcunha Power Member

Essas partilhas da Microgaitas nunca foram grande espingarda, proxy server para cima, nunca te vais arrepender, e podes deixar o dhcp que o prob. não deverá ser esse.

Cmps.

15. Ophelia

Ophelia Power Member

Eu agora fiquei completamente parva com o que aconteceu - como nunca mais voltei a ter paciência para pegar neste problema, fui-me habituando às falhas de net de vez em qd...

O Akira trocou-me hj a fonte do comp (estava com a ventoinha estragada e a aquecer demais - e fazia com o que o comp crashasse).

O mais estúpido de tudo é que desde que tou com a fonte nova ligada (há já quase 12 horas seguidas), a ligação à net não falhou mais nenhuma vez :eek:

Ao que vem a próxima pergunta - como raio é que uma fonte pode fazer perder uma ligação à net (só à net, já que quando fiz o que o |Oc|CRASH_OVer sugeriu, verificou-se que não perdia a ligação à rede), e apenas em 1 dos 3 sistemas operativos?

...será que temos caso para os X-files... 8o

Alguma opinião?

16. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Fonte e percas de rede num só SO é um bocado estranho. Pelo menos não estou a ver relação. De certeza que nesse periodo de tempo só foi alterado isso? A nivel de do SO/software não houve nenhuma mudança?

Mas tb "não te preocupes". Eu tive duas placas de rede (3com e realtek) num slot PCI. Tinham rede, mas os "packets" eram todos "dropped". Mudei de pci e ficou a funcionar. Outros dispositivos funcionam bem naquela PCI.
    Tenho explicação para isso? Não........
    É rezar para não voltar a acontecer :D.

Partilhar esta Página