Partilha de net estranha

Ophelia

Power Member
Oises :)

Tou com um pequeno problema aqui em casa que me está a fazer dar em maluca.

Tenho 3 SOs instalados no meu comp- win xp pro, 2k advanced server e redhat 9

Neste momento, a "pseudo" rede que tenho ca em casa (e que mal tenhamos tempo vai ser mudada), tem só 2 comps - o do Akira, onde está ligado o modem da netcabo e que tem 2 placas de rede - a segunda liga ao switch onde tb se liga o meu comp. O comp dele está a fazer a partilha da ligação.

Quando estou em xp, não tenho probs nenhuns com a ligação à net - quando estou em 2k, de x em x tempo a minha ligação vai abaixo e volta passado segundos.

A hipótese de ser hardware em princípio está posta de parte, quer pelo facto de funcionar bem num sistema e no outro não, quer por quando isto começou eu basicamente só usava o 2k e trocamos quer a minha placa de rede, quer a do comp dele e refizémos o cabo.

A partilha está feita a usar DHCP quer no xp, quer no 2k.

A minha pergunta é simples - o que é que pode estar a causar esta quebra de ligação de x em x tempo?

Obrigado
 
Cada SO gere os recursos de hardware á sua maneira, estou a falar de IRQ's endereços de memoria etc... eu diria para mudares a ordem das placas PCI e testar os 3 SO's com essa modificação...

configura IP manual no win2000.... DHCP é muito bonito mas, por experiencia, qd ha problemas desse genero acaba sempre por ser o Dhcp... nao mencionaste a configuração do Servidor (Akira) mas qd falamos no IRc fiquei com a ideia que era Linux a fazer de Router...

uma opinião por alto: Desactiva a partilha da net e mete um Ip fixo diferente em cada SO da tua maquina, testa "ping xxx.xxx.xxx.xxx" em cada SO e no servidor antes de activar a partilha de net...

should do the trick ! isto se!!!... é que de redes por ser tudo e mais alguma coisa...

ja me estou alongar, mas, dizes que perdes a ligação de x em x, mas perdes net ou ligação fisica ?!
senao sabes, na linha de comandos faz ping -t ao servidor, e quando a net for outra vez abaixo vai ver se o ping -t ainda esta a fazer reply... depois é só tirar conclusões...

cya
 
Última edição:
O que ele te disse no IRC é que quando tivermos tempo vai ser um PIII a 800 que vai servir de router e firewall - que vai ter uma instalacao de linux em cima - para já só temos mm os nossos comps "pessoais" sendo que o dele esta com XP pro e está a fazer a partilha da ligacao à net.

E acabei de testar aquilo que disseste - abri uma linha de comandos, pus-me a fazer ping a maquna do akira e qd a net falhou fui ver:


Sent 420
Received 420

Pelos vistos é só mm a ligação à net que falha :(
 
Para fazer de router/firewall, até um 486 serve, Ophelia...

O que eu te aconselhava:
Se no modem der para configurar IP fixo, atribui-lhe o IP 192.168.1.1 (ou 254 ) e liga-o directamente ao switch.
Depois ligas lá os PCs e dás o endereço do modem como Gateway...

Parece-me que tens aí um prob de DNS, também...

Quando num dos comps, estiveres sem net, vai à linha de comandos e escreve:

nslookup

Vê os resultados que te dá, e a partir daí tiramos conclusões...
 
Já agora, que distribuição aconcelham pra servir num pc com menos de 64MB de ram... as mais recentes exigem todas esse valor, e as mais antigas são uma dor pra instalar o modem USB.
 
Clarkconnect com 128Mb de RAM já te dá para teres TODOS os servidores on-line, Nemesis11 ...
´
apache
squid
postfix
spamkiller
snort
imap
proftpd
cups
webmin (yuhhch....)
sshd2.0
etc, etc...
 
Originally posted by kazuza
Clarkconnect com 128Mb de RAM já te dá para teres TODOS os servidores on-line, Nemesis11 ...
´
apache
squid
postfix
spamkiller
snort
imap
proftpd
cups
webmin (yuhhch....)
sshd2.0
etc, etc...

Eu sei, mas ele vai-te comer swap se tiveres tudo ligado ( estou a incluir o Mysql e Webmin ). 256 MB here e não tenho tudo ligado.

webmin (yuhhch....)

este yuhhch.... é um comentario positivo ou negativo?
 
O yucchhh é negativo, porque o webmin é um buraco na segurança (eu falo, mas tenho-o activo LOL )

Quanto ao swap...

swap.jpg
 
Isso é com 128MB?
Qual é a versão?

Andei muito tempo com a 1.X com 128MB, e há uns tempos mudei-me para a 2.1 e pareceu-me mais pesado e meti-lhe mais 128. Isto num PII 350.
O uso de swap andava a rondar os 15%/30% com 128 no CC2.1.

Quanto ao Webmin. Pois, é um buraco de segurança, mas tb me dá muito jeito ( apesar do control center do Mysql ter tirado grande parte do meu uso do Webmin. Mas o Control center.......é beta ).
Alias, o meu uso do CC começou a ser só para firewall e agora é um server......como as coisas mudam.
 
Esta é a versão Home 2.0 , que por acaso também está a controlar o meu domínio...

Não terás aí um bug qualquer?...
Passaste para a 2.1 por upgrade, ou fresh install?

Dentro em pouco desactivo o webmin e passo a fazer tudo por SSH mesmo (é só ganhar mais um pouco de calo nas mãos... :D )
 
Foi um fresh install.

Ou então é da versão ( ou de algum package dentro do 2.1 ). Estive a falar com outra pessoa que usa o CC2.1 e tb meteu 256.
Mas ele ainda tem mais coisas a correr ( ele depois pode vir aqui confirmar.... ).

Ainda volto para a 1.3.
 
Essas partilhas da Microgaitas nunca foram grande espingarda, proxy server para cima, nunca te vais arrepender, e podes deixar o dhcp que o prob. não deverá ser esse.

Cmps.
 
Eu agora fiquei completamente parva com o que aconteceu - como nunca mais voltei a ter paciência para pegar neste problema, fui-me habituando às falhas de net de vez em qd...

O Akira trocou-me hj a fonte do comp (estava com a ventoinha estragada e a aquecer demais - e fazia com o que o comp crashasse).

O mais estúpido de tudo é que desde que tou com a fonte nova ligada (há já quase 12 horas seguidas), a ligação à net não falhou mais nenhuma vez :eek:

Ao que vem a próxima pergunta - como raio é que uma fonte pode fazer perder uma ligação à net (só à net, já que quando fiz o que o |Oc|CRASH_OVer sugeriu, verificou-se que não perdia a ligação à rede), e apenas em 1 dos 3 sistemas operativos?

...será que temos caso para os X-files... 8o

Alguma opinião?
 
Originally posted by Ophelia
Eu agora fiquei completamente parva com o que aconteceu - como nunca mais voltei a ter paciência para pegar neste problema, fui-me habituando às falhas de net de vez em qd...

O Akira trocou-me hj a fonte do comp (estava com a ventoinha estragada e a aquecer demais - e fazia com o que o comp crashasse).

O mais estúpido de tudo é que desde que tou com a fonte nova ligada (há já quase 12 horas seguidas), a ligação à net não falhou mais nenhuma vez :eek:

Ao que vem a próxima pergunta - como raio é que uma fonte pode fazer perder uma ligação à net (só à net, já que quando fiz o que o |Oc|CRASH_OVer sugeriu, verificou-se que não perdia a ligação à rede), e apenas em 1 dos 3 sistemas operativos?

...será que temos caso para os X-files... 8o

Alguma opinião?

Fonte e percas de rede num só SO é um bocado estranho. Pelo menos não estou a ver relação. De certeza que nesse periodo de tempo só foi alterado isso? A nivel de do SO/software não houve nenhuma mudança?

Mas tb "não te preocupes". Eu tive duas placas de rede (3com e realtek) num slot PCI. Tinham rede, mas os "packets" eram todos "dropped". Mudei de pci e ficou a funcionar. Outros dispositivos funcionam bem naquela PCI.
Tenho explicação para isso? Não........
É rezar para não voltar a acontecer :D.
 
Back
Topo