Partilha de net

AssKicker4ever

Power Member
Boas,

É assim, eu tenho um pc com o windows xp e o me portatil com o linux mint (feito com base no ubunto) e gostava de partilhar a net do xp para o linux, ja tentei de quase tudo e não consegui. Uso o modem adsl da sapo (bela bosta) para me ligar a net. Alguém aqui me ajuda?

Grato.
 
Última edição:
Começa por ligar a partilha da ligação à internet no computador com o modem (windows xp, presumo). O computador vai-te dizer que assumiu o ip 192.168.0.1 e para agora serve bem. Depois, tens que ir à tua firewall (como não especificas qual é, tens que procurar tu a documentação) e dar a rede 192.168.0.x como 'segura'. Julgo que se permitires filesharing na firewall do windows xp ele permite isto por defeito. Depois tens que ir ao laptop e procurar as definições da placa de rede que estiveres a usar e usar como ip 192.168.0.2 e como netmask 255.255.255.0, e como gateway o 192.168.0.1 (o teu computador com o windows xp). Na parte dos dns, vai por tentativa e erro. Podes por o ip do computador com o windows xp (já resultou comigo em fedora e ubuntu) ou podes ir ao computador com o windows, abrir uma linha de comandos (start > run > escreve 'cmd' sem as aspas > enter e fazer 'ipconfig /all' (sem as aspas) e ver quais são os dns que ele devolve e introduzir os mesmos no portátil. Em princípio *cruza os dedos* deve funcionar. :)
 
Back
Topo