Partilhar particao de swap

odr4cir

Power Member
Tenho uma duvida, ao instalar duas distros de linux no mesmo disco podemos usar a mesma partiçao de swap nas duas? É que assim ainda se poupam uns megas, que em discos pequenos como os dos portateis ainda conta um bocadinho. Há algum problema, tipo se fizermos hibernar numa distro e depois bootar a outra?
 
Se usares a partição de swap para escrever a imagem aquando da hibernação se fizeres reboot para outra perdes obviamente a imagem e correspondente estado da anterior.
 
perder a hibernação e toda a informação que estava a correr, visto que isso = corte de luz no linux. se tiveres o reiserfs, tens menos probabilidades de perder dados, visto que esse filesystem é muito bom.
 
Aproveitando a conversa, eu qndo instalei o ubuntu nao meti uma partiçao swap. Agora as perguntas:
-É mesmo assim importante? ( tenho 700mb de ram)
- Posso ir pelo windows e criar com o partition magic uma swap partition, que o ubuntu reconhece automaticamente a partiçao?


:kfold:
 
é sempre um bocado importante já que o kernel ao mandar as trefas para a memória põe as ke menos precisam da ram (que é mt mais rapida) no swap, fazendo-te ficar com mais espaxo na ram, agr podes é sempre tentar monitorizar isso e ver como andam os niveis de utilizacao dela. para faxers uma partixao em swap pelo windows, axo ke o ubuntu nao o reconhexe, podes sempre editar o fixeiro /etc/fstab... abraxo
 
onaips disse:
é sempre um bocado importante já que o kernel ao mandar as trefas para a memória põe as ke menos precisam da ram (que é mt mais rapida) no swap, fazendo-te ficar com mais espaxo na ram, agr podes é sempre tentar monitorizar isso e ver como andam os niveis de utilizacao dela. para faxers uma partixao em swap pelo windows, axo ke o ubuntu nao o reconhexe, podes sempre editar o fixeiro /etc/fstab... abraxo
Tens algum feud contra o c ou é só a key do keyboard que está estragada...>(
 
ScOrpion-boy disse:
Aproveitando a conversa, eu qndo instalei o ubuntu nao meti uma partiçao swap. Agora as perguntas:
-É mesmo assim importante? ( tenho 700mb de ram)
- Posso ir pelo windows e criar com o partition magic uma swap partition, que o ubuntu reconhece automaticamente a partiçao?


:kfold:

Podes criar... mas não será reconhecida pelo ubuntu.
Terás de editar o /etc/fstab de forma a que a mesma seja reconhecida seguida por um swapon -a (como root)
 
Ghetto_smurf disse:
perder a hibernação e toda a informação que estava a correr, visto que isso = corte de luz no linux. se tiveres o reiserfs, tens menos probabilidades de perder dados, visto que esse filesystem é muito bom.

aproveitando a deixa...
nunca me ocorreu isso visto usar UPS... mas como é que posso "forçar" a escrita de dados no linux?? ou seja, evitar o "delayed write"?? :| Eh uma das cenas em linux que ainda me faz um bocado de confusão :| bah

abraço,
~EinZteiN
 
Back
Topo