Pc desliga-se sozinho

d3m

Membro
Boas pessoal,
estou com um problema no meu pc ele +- ou menos em intervalos de 4, 6 horas desliga-se sozinho do nada(e n sei se coincidencia ou nao nunca apagou em full), nem me dá tempo de reacção é imediato, é como tivessem desligado o quadro da luz puffff.

Tenho uma fonte LC Green POWER 550 W com 5 meses, 3 discos, uma Asus A8n-e, uma X800 GT e 5 ventoinhas na caixa 3 de 120mm uma com leds e duas de 80mm uma delas tb com leds e uma controladora de fans kit thermaltake 80 120, um NEC 4550 e um modem alcatel speed touch via usb.

O Pc não tem pó no seu interior, o cpu tem um ninja em cima dos queixos com artic silver n5, foi formatado há uma semana o XP pro com o SP.

Reduzi o meu over agora para o Verão, as temperaturas que tenho monitorizado tem sido da ordem dos 38 a 43 graus com alguns picos até aos 47, não me parece nada de chocante.
Está tudo em stock voltage mems 2.75 e core 1.35.

Agora outro factor, existe pouca informação sobre isto e infelizmente aconteceu-me qd adquiri o meu ninja, pensava que ele era totalmente compativel com a Asus A8N-E, e é quase estou mto stisfeito com as temps que ele consegue comparativamente ao stock cooler, mas para o conseguir instalar tive de dar uns toques no condensador ele ficou praticamente encostado a um heat pipe do cooler, será este o motivo dos cortes, sobreaquecimento do condensador? já instalei o ninja em Maio mas só agora começaram estas ocorrencias.

imagem da board:
http://img525.imageshack.us/my.php?image=cimg1933ab8.jpg

Testei com o super PI 8 16 e 32 com as velocidades das ventoinhas no máximo e no médio para forçar temps mais altas, o sistema não foi abaixo, executando os calculos todos até ao final.

Começo a ficar mto confuso em relação ao motivo destes apaganços.

Um dado adicional adquri a fonte em Janeiro na altura tinha um 3500 a rodar a 2.7, depois adquiri um x2 3800, a rodar a 2.7, 2.8 em stock voltage, actualmente a 2.6, e aguentou-se, isto começou a acontecer depois de eu ter instalado dois hitachi 80gb em raid 0, n sei se será coincidencia ou nao.

Após ter instalado o RAID 0(stripe 128k), actualizei os drivers do meu chipset com a versão 6.86 da NVIDIA, uma vez que no site da Asus deixou de publicar as actualizções do driver para a Nforce4.

A BIOS da minha board é a 1008, uma vez que nunca identifiquei os problemas que fui tendo com os descritivos das actualizações.

Ontem a máquina esteve 6 horas ligada até se desligar, pelo meio carreguei o tipo com HD TACH em todos os discos long bench a correr em simultaneo, o antivirus mcafee a correr e SUPER PI 32M e o gajo n se apagou passados umas horas qd navegava traquilamente pela net puff, é isto que me deixa lixado com um F. De certeza que tenho instabilidade de tensão no sistema mas como verificar isto antes de gastar 100 euritos numa fonte + poderosa.

As temps no core temp que é dos poucos progs de temps para dual core que eu conheço ja que o asus probe apenas dá uma e pelo que já vi da a do core mais fresco, nunca ultrapassaram os 47 graus em full e 37 em idlle.

As linhas no asus probe aparecem assim: a linha de 3,3 surge normalmente com 3,31 a de 5 com 4,97 e a de 12 com 12,03 e 12,10.

Pessoal ajudem-me e obg desde já...
 
Tanto quanto sei o ninja é um dos melhores coolers do mundo, e as temps registadas n sao altas, penso que n seja por aí...

acho que nem leste o que foi escrito, e mandas-te logo o bitite tipicamente tuga...
 
Última edição:
Coitadinha da minha fonte a arcar com as culpas dos apaganços do meu sistema, descobri a fonte dos apaganços, e não é a LC Power que se porta mto dignadamente.

Coretemp é a razão dos apaganços este aplicativo que permite monitorizar as temps dos dois cores em simultaneo provoca apaganços inesperados aos sistemas, encontrei mas pessoas com este problema num forum 'amaricano'.

O mais estranho é que não deixa rasto no event viewer do windows.

'...Yeah try not using it. You don't need to remove it.
I quit using core temp about a week ago and havent had any shutdowns since then.
The computer would just shut off like it lost power. Didn't matter if it was under load or not.
Let us know your results...'

Já agora alguem conhece outro aplicativo que de as temps dos dois nucleos?
 
Última edição:
Back
Topo