• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC Gaming 1440p;

spy02

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
700€ - 800€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Tenho monitor (Xiaomi Mi Curved Gaming Monitor 34" WQHD 144Hz FreeSync Premium Curvo), caixa e periféricos.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
90% -> Maioritariamente WoW a 1440p, contudo não queria descartar a possibilidade poder jogar outros títulos (apesar de ter PS5, gostaria também de ter PC para jogar qualquer jogo)
d) Virtualização 10%
e) Outra? Qual?


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
O ultimo setup que fiz foi há cerca de 6 anos. Na verdade não tenho um limite de tempo para fazer uma actualização.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
CPU:
i7 4790
MB: AsRock H97
RAM: G-Skill DDR3 12800 2x8gb
SSD: Samsung SSD 850 EVO 250gb
Fonte: TS Gold Series 650W (não modular)
Caixa: Cooler Master CM690 III Green Edition Case



6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> não penso em comprar

b. Processador (Intel ou AMD)
> AMD (Processador AMD Ryzen 5 5600G 6-Core 3.9GHz c/ Turbo 4.4GHz 19MB SktAM4)

c. Motherboard (chipset, formato)
> Motherboard ATX MSI B550 Gaming Gen3

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> Memória RAM G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL16

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Placa Gráfica XFX Radeon RX 6600 Speedster SWFT 210 Core Gaming 8GB GDDR6

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> SSD M.2 2280 KIOXIA Exceria G2 1TB 3D TLC NVMe

f. Drives (Nenhuma, DVD, Blu-ray)
> Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Não sei se a minha será compativel (Fonte de Alimentação Seasonic Core GC-650 650W 80 PLUS Gold)

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.

Entre upgrade ou comprar novo, acredito que a melhor opção será a ultima, até porque o setup actual nem me permite instalar Windows 11 (TPM2.0), pelo que mesmo fazendo um upgrade poderia sempre ficar limitado ao W10.2
Como falado o meu tempo de jogo é praticamente WoW, e agora numa resolução de 1440p onde já comecei a sentir a necessidade de fazer o upgrade.
 
O 5600G não faz sentido nessa build porque tens gráfica.

5600 - 150€
Deepcool Cooler CPU AK400 Preto - 44€
Asus TUF Gaming B550-Plus - 160€ (PCIe 4.0, melhor audio que essa MSI, USB-C 3.1 externa)
G.SKILL Ripjaws V 16GB (2x8GB) DDR4-3600MHz CL16 Preta - 60€
Western Digital Blue SN570 1TB - 82€
RX 6600 ~300€

~800€


Mas para 1440p o ideal seria uma 6700. Pode-se cortar um pouco na MB e/ou cooler mas vai passar os 800€ na mesma.
Cooler Master Hyper 212 Evo V2 - 37€
GIGABYTE B550M DS3H - 100€
Sobram 370€ para uma possível RX 6700.
 
Última edição:
Eu adicionava o cooler.
O cooler de origem é mais ruidoso e um jogo MMORPG tipo WOW utiliza bastante o CPU em situações de grupo/raid.
 
Boas Tarde,
Não vi menção à fonte, significa que a actual será capaz de aguentar com esse CPU\Grafica? Se for ótimo, pois canalizo isso para a 6700 :).
 
bump!
Boa tarde,

Reabro este tópico, pois acabei por não fazer upgrade ao PC como planeava (repriorizei :S). Neste momento, passado quase ano e meio acho que é a altura de fazer o upgrade.

Assim, tive a fazer alguma pesquisa sobre que hardware anda a ser recomendado, para o mesmo tipo de orçamento que tenho cerca (700€/800€), e estou a pensar aquirir o seguinte material:

- CPU: AMD Ryzen 5 7600 3.8 GHz 6-Core Processor
- RAM: MSI B650 GAMING PLUS WIFI ATX AM5 Motherboard
- Corsair Vengeance 32 GB (2 x 16 GB) DDR5-5600 CL36 Memory
- PowerColor Fighter Radeon RX 7600 XT 16 GB Video Card

Dado que o estou a fazer agora se justifica o Ryzen 7600, pois pelo menos fico já em AM5, e não ficarei limitado para futuros upgrades. A minha duvida vai especialmente para a gráfica.

Como mencionei na altura que abri o topico, essencilmente será para jogar WoW, no entanto predentia que pudesse jogar qualquer jogo sem grandes problemas.


Obrigado ;)
 
Vou substituir por estas:

Corsair Vengeance RGB DDR5 6000MHz PC5-48000 32GB 2x16GB CL30 Memória Dual AMD EXPO e Intel XMP

Não tenho intenções do RGB mas parece-me as mais em conta da Corsair a 6000Mhz e cl30, na loja onde pretendo adquirir.

A nivel de grafica vai-se aguentar? a fonte acredito que chegue, não?
 
Bom dia,
Ia fazer a encomenda agora, e reparei que a loja onde vou comprar só tem stock da board para o final da semana, nisto pensei se seria possível outra board talvez mais barata e fazer o upgrade da gráfica (ainda que tenha que colocar mais 50€/70€ em cima). Vale apena ir para uma 7700? Qual a melhor gráfica acima desta 7600xt (mais ou menos dentro do budget)
 
tens a board em stock na amazon.es, eu não recomendo baixar muito na board porque uma board destas ainda vai suportar pelo menos mais duas gerações de cpus e se levas uma board rasca agora podes limitar as tuas possibilidades de upgrade futuro.
 
Boa tarde,
Tudo encomendado. Obrigado a todos pela ajuda e colaboração.
CPU: AMD Ryzen 5 7600 3.8 GHz 6-Core Processor
BOARD: MSI B650 GAMING PLUS WIFI ATX AM5 Motherboard
Ram: Corsair Vengeance RGB DDR5 6000MHz PC5-48000 32GB 2x16GB CL30 Memória Dual AMD EXPO e Intel XMP
GPU: PowerColor Fighter Radeon RX 7600 XT 16 GB Video Card
COOLER: Thermalright Assassin Spirit 120 V2 PLUS

Outras gráficas já saiam muito do budget. Logo faço o upgrade daqui por uns 2 anos.

Brevemente troco a fonte (olhei a factura e fonte comprei mais tarde em 2019).

Mais uma vez obrigado a todos
 
Back
Topo