• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

PC Gaming

RickVTEC

Power Member
Boas malta, gostaria da vossa ajuda para comprar um computador dentro do valor estabelecido ;)

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
1000€, a comprar no inicio do próximo mês


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

PC completo


3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Full HD - rFactor2, iRacing, Assetto Corsa Competizione, Call of Duty, Battlefield, Euro Truck Simulator, GTA V, Forza Horizon 4, ...)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

Alguns anos (3/4)


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

É um portátil


6) Vais fazer Overclock?
Não


7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Uma indecisão total, quero uma caixa até 50/60€ ... vi a Nox Hummer TG e a Phanteks Eclipse P300.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Ryzen 5 3600

c. Motherboard (chipset, formato)
> MSI B450-A PRO ... valerá a pena esperar pelos modelos MAX da MSI?

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Não sei se consigo encaixar no orçamento mas estava inclinado para uma AMD RX5700 ... caso seja esta a gráfica ideal a colocar nesta configuração devo aguardar pelo lançamento das versões custom?

e. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Se o orçamento ficar limitado devido ao valor da gráfica neste momento quero apenas SSD (500GB)

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
> Seasonic Focus Plus Gold 650W Full Modular ... pergunto-vos se preciso mesmo destes 650W ou posso comprar algo mais em conta?

As memórias estava a pensar em 2x8gb 3200Mhz ... quais as melhores marcas para AMD?


Vai ser o meu primeiro PC Gaming, fico a aguardar o vosso feedback! ;)
 
b. Processador (Intel ou AMD)
> Ryzen 5 3600

c. Motherboard (chipset, formato)
> MSI B450-A PRO ... valerá a pena esperar pelos modelos MAX da MSI?

Depois de ler meia internet, se vais para um 3600 então diria que sim. Há mesmo muitos problemas com as boards B450 + os novos Ryzen nos principais fabricantes (MSI, Gigabyte, Asus). Eu também estou para comprar e toda esta situação está a deixar-me de pé atrás e com vontade de ir antes para um 2600 + B450M - mas assim comprometer upgrades futuros e ter menos performance... Ou é isso ou aguardar um mês até as novas boards chegarem e esperar por reviews/primeiros compradores para se ter a certeza que estas não têm mais/outros problemas.
 
Depois de ler meia internet, se vais para um 3600 então diria que sim. Há mesmo muitos problemas com as boards B450 + os novos Ryzen nos principais fabricantes (MSI, Gigabyte, Asus). Eu também estou para comprar e toda esta situação está a deixar-me de pé atrás e com vontade de ir antes para um 2600 + B450M - mas assim comprometer upgrades futuros e ter menos performance... Ou é isso ou aguardar um mês até as novas boards chegarem e esperar por reviews/primeiros compradores para se ter a certeza que estas não têm mais/outros problemas.

Pois também estou nesse dilema ... se compro um 5 2600 com board B450 e com isto apostar numa gráfica melhor ... ou se espero pelas board A450 MAX com 5 3600 ;)
 
Os problemas é só interface mais feia e deixarem de ter suporte para as APU sem serem arquitectura Ryzen de resto não há quaisquer problemas.
Eu pessoalmente testei o 3600 numa Tomahawk B450 e funcionava tudo sem problemas.
 
Os problemas é só interface mais feia e deixarem de ter suporte para as APU sem serem arquitectura Ryzen de resto não há quaisquer problemas.
Eu pessoalmente testei o 3600 numa Tomahawk B450 e funcionava tudo sem problemas.

Não devias induzir as pessoas em erro, não ter acontecido contigo não é sinal de que não existem problemas. E o que não falta por essa internet fora, por ex. Reddit, Overclockers UK, etc, são relatos de problemas que as pessoas têm tido com as boards B450 e os novos Ryzen: desde não passarem o post, boots muito lentos, crashes constantes, perda de funcionalidades, etc. Não acontece a todos, é verdade, mas os problemas existem e são graves.

Dá um salto ao /r/MSI_gaming e vê por ti.
 
Post mais lento acontece em qualquer bios mais recente nas B350/B450 e X370/x470, não é defeito é feitio de ter compatibilidade com todos os chips Ryzen. Conheço pelo menos 2 pessoas com board MSI B450 (B450 gaming com 3600, B450 Carbon Pro ac com 3700x) e nenhuma delas teve problemas tirando um caso que vi num grupo do facebook que simplesmente não estava a conseguir que nenhuma pen fizesse o update da bios que se resolveu a formatar a pen para FAT32 mas isso sim já vi algumas pessoas a ter problemas a usar o bios flash em que a única solução foi tentar com outra pen.
Perda de funcionalidades se dizes o RAID já foi corrigido nos updates mais recentes agora problemas de post até ter ido a esse reddit não tinha ouvido falar, actualmente ando a usar a Asus x370 CE6 da assinatura com a ultima bios beta e até agora sem problemas portanto tb não consigo falar de experiência a longo prazo com MSI.
 
Última edição:
Digamos que não é unânime ... existe quem tenha ryzen 5 3600 com board B450 sem problemas e existe quem tenha problema ...

A ideia seria avançar com a compra no inicio do próximo mês ... existe alguma previsão de chegada das novas boards B450 MAX?

Quanto ao resto da build o que acham?

Outra indecisão reside na placa gráfica ... a AMD RX5700 parece-me uma boa aposta mas já li que tem temperaturas mais elevadas e mais consumo de energia (o que penso que não seria problema com a fonte que "escolhi") ... mas têm outra sugestão? ;)
 
Agradeço a todos pela ajuda ... mas vamos lá ao que interessa :P

Com 1000€ acham a configuração que tenho em mente a ideal ou alteravam alguma coisa?
Qual das caixas que coloquei no questionário é melhor no que toca a temperaturas/airflow? Ou recomendam outra?
Aguardo pelas boards MSI MAX ou compro uma B450 "normal" e peço na loja onde for comprar para actualizar a bios?
A fonte preciso mesmo dos 650W ou posso comprar algo ligeiramente inferior e de igual qualidade?
A gráfica aguardo pelas RX5700 custom ou opto por uma VEGA 64 ou uma RTX2060 Super ...? Queria talvez algo a rondar os 400€ para conseguir manter a configuração nos 1000€ ...

Desculpem tanta pergunta e indecisão, não sou muito entendido em pc ... vou apenas lendo as coisas na internet.
 
Última edição:
Voltando aqui ao tópico e uma vez que a compra ficou em "stand-by" ... o orçamento são agora os 650/700€

Estava a pensar no seguinte, mas sinceramente preciso da vossa ajuda:

Caixa - NOX Hummer TGM - 49.90€
CPU - Ryzen 5 2600 (135€) ou Ryzen 7 2700X (159.90€) ou Ryzen 5 3600 (182.90€)
MB - MSI B450-A PRO MAX (90.90€) ou MSI B450 Gaming Plus Max (91.90€)
Gráfica - MSI RX580 Armor 8G (179.90€) ou Sapphire RX5500XT Pulse 8GB (233.90€)
Memória - Crucial Ballistix Sport AT 8GB (1x8GB) 3200MHz - 39.90€ (mais tarde colocava mais 8GB)
Disco - SSD 2.5" Western Digital Blue 500GB 3D NAND SATA - 54.90€
Fonte - Seasonic M12II Evo Edition 520W Full Modular - 59.90€

O que acham?
 
Voltando aqui ao tópico e uma vez que a compra ficou em "stand-by" ... o orçamento são agora os 650/700€

Estava a pensar no seguinte, mas sinceramente preciso da vossa ajuda:

Caixa - NOX Hummer TGM - 49.90€
CPU - Ryzen 5 2600 (135€) ou Ryzen 7 2700X (159.90€) ou Ryzen 5 3600 (182.90€)
MB - MSI B450-A PRO MAX (90.90€) ou MSI B450 Gaming Plus Max (91.90€)
Gráfica - MSI RX580 Armor 8G (179.90€) ou Sapphire RX5500XT Pulse 8GB (233.90€)
Memória - Crucial Ballistix Sport AT 8GB (1x8GB) 3200MHz - 39.90€ (mais tarde colocava mais 8GB)
Disco - SSD 2.5" Western Digital Blue 500GB 3D NAND SATA - 54.90€
Fonte - Seasonic M12II Evo Edition 520W Full Modular - 59.90€

O que acham?


Mudava aí a gráfica por uma 1660 ou 1660 super.
 
Back
Topo