Problema PC morre após não mexer nele...?

Boas a todos.
Depois de andar a tentar de tudo e não conseguir resolver o stress, venho por aqui expor, como não sei se é problema de harware ou software coloco aqui, caso esteja no sitio errado peço que movam.

Comprei um pc às peças para um amigo e montei tudo devidamente, fiz os testes precisos para ver se tudo estava impec e foi entregue sem problemas.

Após alguns dias a jogar jogos que não devia devido a não ter RAM para tal, o pc deu alguns bluescreens como eu já previa e foi resolvido colocando mais 4 gb de ram.

Porém, o pc desde a sua compra tem um problema que não consegui decifrar.

Quando é utilizado em jogos, que puxem ou não pelo pc o mesmo funciona 100% perfeito. Não laga, não empena, não se queixa nem nada do que se pareça, mas... Quando não é utilizado com bastantes recursos ele chega a uma parte que simplesmente MORRE e deixa de funcionar, mais precisamente a imagem PÁRA e não se consegue fazer nada, simplesmente tem que se reiniciar pelo botão.

Conclusão: Caso não se mexa no PC por algum tempo ele bloqueia.

Já revi o windows e não tem modo de suspensão nem hibernar nem nada do género activo, apenas o ecrã desliga após 2 horas sem mexer no PC.
Já meti o PC em high perfomance revi as definições de energia e está tudo ok (que eu tenha reparado).

Fui até à BIOS e actualizei a mesma. Revi tarefa a tarefa e apenas encontrei algo que não conheço e passo a citar:

SUSPEND MODE: AUTO (está auto, tem como alternativa S1 e S3 only)
Tem +2 opcções de ACPI

Tentei mudar as mesmas e o PC alterando as mesmas dá bluescreen de erro de 0x000 qualquer coisa e não liga, fazendo reset na BIOS ele volta a ligar normalmente.

Será que o erro é daí, a board automaticamente dá freeze? Se sim, como resolver?

Quais as supostas alterações?

Material em questão:
Motherboard - Asus m5a78l-m lx3
CPU - AMD Fx6300 6core
GPU - Radeon Rx460 Strix 4GB
RAM 2x4gb kingston
Fonte: Aerocool 600w 80Plus

A BIOS está toda ela default.
Windows 10 64bits.

Cumps
 
Isso de correr software que come a ram toda não é suposto dar blue screens, é suposto só empancar-se (enquanto gere as trocas para a page file).

Logo aí dá para ver que a máquina tem problemas.

Vais ter que começar um troubleshooting...

Começa pelo mais fácil, um memtest86... arranja outra gráfica, testa com o mínimo de hardware (dimms, placas, discos)... eventualmente achas o problema ou a suspeita cai na board...
 
Isso de correr software que come a ram toda não é suposto dar blue screens, é suposto só empancar-se (enquanto gere as trocas para a page file).

Logo aí dá para ver que a máquina tem problemas.

Vais ter que começar um troubleshooting...

Começa pelo mais fácil, um memtest86... arranja outra gráfica, testa com o mínimo de hardware (dimms, placas, discos)... eventualmente achas o problema ou a suspeita cai na board...

Obrigado, eu era para fazer um memtest86 mas como tive que ir trabalhar voltei a entregar o pc ao rapaz, irei fazer o mesmo amanhã, com uma RAM de cada vez.

Vou deixar também em baixo alguns log eventos que aparecem no sistema, após o pc dar os pifos...






 
Última edição:
é provável que seja a memoria original, esse tipo de instabilidades é quase sempre causado por memorias com algum problema
faz os testes com a memoria que foi comprada mais tarde
 
Troca de slot nas memorias, estas boards ASUS são muito "ranhosas" no que toca memorias, especialmente Kingston.

Se não tiver nenhuma atualização feita pela BIOS podes também começar por ai, mas ao fazer upgrade talvez tenhas que usar apenas uma RAM para que na altura que fizeres upgrade não crashar ou ir a baixo
 
Back
Topo